sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

O mundo encantado do anarcocapitalismo


Ancap, para quem não sabe, é a abreviação de anarcocapitalismo (ou de anarcocapitalistas). E anarcocapitalismo, para quem nunca ouviu falar, seria uma sociedade capitalista sem Estado. O problema é que é impossível existir propriedade privada sem o Estado para reconhecê-la e protegê-la. Quem defende o anarcocapitalismo ignora o fato que se o Estado fosse realmente extinto, o que teríamos seriam vários mini-Estados privados controlados pelos grandes proprietários. Ou seja, seria uma espécie de volta ao tempo dos senhores feudais.
Para quem achava que os olavetes eram os seres mais birutas do universo, na verdade, os grandes birutas do momento mesmo são esses ancaps que vivem no mundo do pirulito. Não é possível existir anarquismo com propriedade privada dos meios de produção. O anarcocapitalismo não passa de um conto de fadas ultra liberal que só funcionaria mesmo no mundo fantástico dos Teletubbies.
Enfim, não vou gastar mais nenhuma linha escrevendo sobre essa tolice. Afinal, como disse um velho amigo meu: dar corda para maluco é financiar a sua loucura.


Fica aí um videozinho com os ancaps mais famosos do YouTube para descontrair:


11 comentários:

  1. a incoerência do discurso liberal/neoliberal/ancap cansa demais

    Por exemplo, se a gente aponta o estado de bem estar social dos países nórdicos, a primeira coisa q eles fazem é chamar a noruega de "condomínio de luxo", num tom pejorativo

    ORA BOLAS, se a islândia se trata de um grande condomínio de luxo, eles deveriam é se contentarem em muito, afinal, não são eles q defendem o fim absoluto do estado e privatização de tudo, imagina a suécia inteira sendo do jeito q eles gostam, um condomínio privado de luxo, isso se ao menos eles tivesse um pingo de coerência, q não é o caso desses boçais

    E se a dinamarca é não passa de condomínio de luxo, ótimo, nenhum ancap tem direito de reclamar lá, até pq, não são impostos q se cobram na finlândia e sim alguel

    esses ancapetas são mestres na arte de sofismar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os caras são uma piada ambulante, porque caem em contradição constantemente. Engraçado que imposto pra eles é roubo, mas pagar pedágio em estrada privada não é. Aí vêm com aquela frase tosca: "sonegar é legítima defesa". Sonegar, na verdade, é CORRUPÇÃO.

      O que o Brasil precisa é de uma reforma tributária.

      Excluir
  2. "em postu é rôbu"

    Tá, e na Walt Disney World? o imposto q eles cobram lá (ingresso, card, etc), não é roubo tb?

    Q eu saiba, o complexo de parques da disney é maior q San marino, mônaco e outras nações

    Pq só é "roubo" quando a cidade do vaticano (do tamanho de um bairro) cobra imposto, mas na disneylândia q é pelo menos 10 vezes maior, não?

    ancapetas acham q dá pra resumir cada lugar no mundo ao rancho neverland do michael jackson, deus q me perdoe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que o anarcocapitalismo funciona tão bem quanto o comunismo, mas esse exemplo da Disney me faz desconfiar que você tem merda no lugar do cérebro. Imposto você é forçado a pagar, já na Disney você tem a opção de simplesmente não comprar seu produto.

      Excluir
  3. procurem saber oque anarco capitalistas realmente defendem pois vcs estão se envergonhando e falando muita merda que não chega nem perto de ser uma critica ao anarco-capitalismo.Esse exemplo da Disney foi o cúmulo.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que os ancapetas defendem é o neofeudalismo e nada mais. São um bando de alienados que vivem no mundo do pirulito. Mas isso é mal da idade. Depois que virarem adultos eles largam essa ideologia pueril.

      Excluir
    2. Mano, você é contra violência?
      Você é a favor das pessoas podem fazer trocas livres e adiquirir bens própios?
      Se você respondeu sim duas vezes, vc é ancap. Não tem segredo, o anarco capitalismo é concluido apartir de bases lógicas, éticas e racionais. Quer criticar? Leia as obras!! Mises, rothbard etc. Veja videos.... Dúvido tu não virar um.

      Excluir
  4. procurem saber oque anarco capitalistas realmente defendem pois vcs estão se envergonhando e falando muita merda que não chega nem perto de ser uma critica ao anarco-capitalismo.Esse exemplo da Disney foi o cúmulo.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já li sobre anarcocapitalismo de Murray Rothbard e ele cometeu erros de premissas filosóficas extremamente graves, uma sociedade desorganizada é fadada a destruição. Você acha que todos terão o dinheiro para pagar por um sistema de saúde, segurança e educação privados ? Não, pois no capitalismo é natural que haja ricos e pobres. Já parou para pensar como por exemplo o Bill Gates seria punido por um crime, pois o mesmo poderia contratar exércitos particulares para protegê-lo e seria extremamente difícil para não dizer impossível de puni-lo. Outra observação no caso do Bill Gates, se ele suborna o tribunal e o mesmo aceita? Corrupção existe em todo o lugar, seja em empresas públicas ou privadas, pois isso é inerente a sociedade humana. O anarco-capitalismo só daria certo caso o ser humano fosse incorruptível, não sendo esse o caso.
      Gostaria que não houvesse imposto ou até mesmo um estado, mas os mesmos são necessários para a existência da sociedade. Caso algum dia surja um ancapistão, seus habitantes perceberão a necessidade de um estado, retornando a estaca ZERO.
      PS: Islândia e a Itália medievais nunca foram anarco-capitalistas, pois não existia livre mercado na época. Observação para o Rafael Lima do Ideias Radicais.

      Excluir
    2. atualmente existem vários projetos de ancapistão, como liberland; recentemente em Honduras, país pobre, (se não me engane) eles criaram um sistema onde você pode criar uma zona com suas próprias leis, desde que você siga algumas leis da constituição, e não paga imposto; e temos a estônia que mesmo tendo um estado pequeno eles que saíram do socialismo já tem media salarial de 3400 reais. e é um erro achar que os países nórdicos são ricos só por que tem um estado grande, mais sim por que eles tem um alto grau de liberdade econômica praticamente todos os países nórdicos estão entre os 20 países mais livres do mundo, enquanto o Brasil está na posição 153, acima do Afeganistão e abaixo de países como Etiópia, jamais que esse país vai crescer com o estado no meio criminalizando a produção e o empreendedorismo.

      Excluir