quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

Pinochet versus Fidel

Fidel e Pinochet no Chile, em 1971, antes do golpe militar

Muita gente por aí gosta de igualar Fidel Castro a Augusto Pinochet pelo fato de ambos terem sido chefes de Estado linha-dura. Porém, na verdade, a única coisa em comum entre Fidel e Pinochet foi que ambos foram fruto da Guerra Fria. Enquanto Fidel chegou ao poder para proteger seu povo do imperialismo, Pinochet chegou ao poder para proteger o seu povo do comunismo. Mas a própria ascensão ao poder de ambos percorreu caminhos radicalmente diferentes. Fidel liderou uma revolução contra uma ditadura a favor do povo. Já Pinochet chegou ao poder através de um golpe de Estado que destituiu uma democracia a favor dos interesses da elite. Cuba virou um socialismo de Estado e o Chile virou um laboratório neoliberal. Aos olhos desatentos dos incautos, isso pode ter sido igualmente ruim por ambos limitarem a liberdade de expressão. Mas o regime castrista focou na criação de uma sociedade mais igualitária, enquanto que o neoliberalismo de Pinochet agravou as desigualdades. Isso se refletiu na reação do povo depois da morte dos dois. Enquanto Fidel foi reverenciado e respeitado pela imensa maioria do povo cubano em seu funeral, Pinochet foi vaiado e execrado pela maioria da população, tal como ocorreu com a Margaret Thatcher. Enquanto Fidel foi tratado como um mito pela história, Pinochet, coitado, morreu como mais um ditador deplorável. Como já dizia um velho sábio: o que fazemos em vida, ecoa na eternidade.

6 comentários:

  1. Fidel foi um bosta, os cubanos festejaram a morte dele.
    O Chile hoje é o país mais desenvolvido da América Latina graças ao Pinochet.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cuma??? Tá passando bem, amigo? Deixe eu te contar uma coisa:

      Para você ter uma ideia, durante o velório de Fidel, o livro de condolências foi assinado por mais de 3,5 milhões de cubanos, mas o número deve ser muito maior.

      Já Pinochet foi vaiado no seu funeral e as famílias de suas vítimas não aceitaram que ele fosse enterrado no mesmo cemitério.

      E o Chile não é o país mais desenvolvido da América Latina, pois em IDH, PIB e renda per capita fica atrás de países como Uruguai, Brasil, México, Argentina e até Barbados.
      Não viaja não, cara.

      Excluir
  2. Agora compara o resultado, o Chile com a cuba ;)

    ResponderExcluir