sábado, 21 de janeiro de 2017

Stalin seria melhor do que Trump


É fato: as redes sociais estão repletas de alienados esquizofrênicos que não entendem bulhufas de política e ficam querendo dar uma de especialistas. A última pérola foi a acusação de que o presidente Donald Trump seria um agente de Moscou disfarçado para ajudar a Rússia a reerguer a União Soviética. E aí listaram várias supostas semelhanças entre Trump e Stalin, como se um tivesse alguma coisa a ver com o outro. Eu teria desconsiderado se essa palhaçada fosse colocada em tom de humor, mas quando você vê gente falando sério que Trump é "socialista de direita", aí a coisa começa a preocupar. Parece que não bastou dizer que o nazismo é de esquerda e que a Terra é plana: agora Trump tem que ser stalinista também.


Sim, isso é só mais uma teoria conspiratória sem fundamento lógico. Essas afirmações tresloucadas que jogam Stalin e Trump no mesmo balaio provavelmente vêm de neoliberais, ancaps e "libertários". Essa gentinha que defende o Estado mínimo e que é contra políticas nacionalistas sente a necessidade mórbida de equiparar o que eles não gostam com todos os "tiranos" que eles conhecem. Eu concordo que Trump e Stalin não são lá grandes exemplos a serem seguidos, mas igualar os dois só porque a sua ideologia os reprova é uma atitude completamente imbecil. Onde é, pelamordedeus, que Trump é socialista? Um bilionário que sempre fez parte da plutocracia norte-americana ser chamado de "stalinista" é uma contradição tão atroz que chega a ser risível.
Como alguém ousa comparar um sujeito xenófobo, racista, machista e macarthista com Stalin? Stalin – apesar de ter sido um tirano – nesse aspecto, era muito mais civilizado que Trump. Aliás, sobre isso, um jovem americano declarou a uma rede de tevê que Stalin seria melhor que Trump. E ele tem toda razão. Para se ter uma ideia, só o imperialismo americano matou 20 vezes mais que Stalin.
E aí vem aquele papo biruta de que "os hackers russos e a KGB ajudaram na eleição de Trump para fortalecer a reconstrução da URSS" numa tentativa rocambolesca de justificar essa teoria trump-stalinista. Como disse num post anterior, realmente a maioria do povo russo sente saudades da União Soviética. Só que isso não significa que os comunistas tomarão o poder novamente. A realidade da Rússia hoje é bem diferente daquela que causou a Revolução Bolchevique. Fora que os oligarcas russos não parecem ter o menor interesse em voltar aos tempos da Guerra Fria.
Enfim, só resta concordar com a frase do dramaturgo Nelson Rodrigues que dizia que os idiotas irão dominar o mundo não pela inteligência, mas pela quantidade, porque eles são muitos.

É muita palha assada

A seguir, dois videozinhos mostrando que Stalin tinha muito mais classe que esse porco capitalista desse Trump.

2 comentários: