sábado, 8 de abril de 2017

Conheça os esquerdopatas Neil deGrasse Tyson e Carl Sagan


Neil deGrasse Tyson (Bronx, EUA, 1958) é um dos divulgadores científicos mais reconhecidos do mundo. Este astrofísico assumiu o lugar de Carl Sagan à frente da nova versão da série Cosmos, programa de sucesso que despertou vocações científicas no mundo inteiro.
Já o seu antecessor, Carl Sagan (morto em 1996), foi um cientista, astrônomo, astrofísico, cosmólogo, escritor e pioneiro na divulgação científica.

Em uma entrevista ao EL PAIS, Tyson revelou um posicionamento interessante diante das desigualdades sociais entre as pessoas:

"A educação é chave: ter líderes bem formados, ilustrados, não corruptíveis. Em muitas nações em desenvolvimento, é a própria corrupção que impede que o país todo cresça como deveria. A gente poderia ver isso a partir de uma postura muito egoísta e dizer que o próximo Einstein talvez esteja morrendo de fome na Etiópia, e a gente nunca saberá, porque é uma criança sem comida. Como cientista, quero que seja dada uma oportunidade a todo aquele que tiver a chance de pensar em como melhora nossa civilização. Se Isaac Newton tivesse nascido na África, acho que nunca teria conseguido chegar aonde chegou. Iria só se preocupar em não morrer. É verdade que ele se mudou para o campo a fim de evitar a peste em Londres, então sabia, sim, o que fazer para sobreviver nesse contexto. Mas, se perdermos gente assim na infância, estaremos reprimindo o avanço da nossa própria civilização. Uma das grandes tragédias da atualidade é que nem todo mundo tem a a oportunidade de ser tudo o que pode."


Em uma outra entrevista, ao ser perguntado se era socialista, o astrônomo Carl Sagan deu a seguinte resposta:

"Eu não tenho certeza o que é um socialista, mas eu... eu acredito que o governo tem a responsabilidade de cuidar das pessoas. Eu não estou falando de esmola, eu estou falando de fazer as pessoas auto-suficientes, pessoas capazes de cuidar de si mesmas. Há países que são perfeitamente capazes de fazer isso. Os Estados Unidos é um país extremamente rico, por isso, perfeitamente capaz de fazer isso, e escolhe não fazê-lo. Ele opta por ter moradores de rua, ele escolhe. Somos o décimo nono do mundo em mortalidade infantil, dezoito outros países salvam as vidas de seus bebês melhor do que nós. Por quê? Eles simplesmente gastam mais dinheiro com isso. Eles se preocupam com suas crianças mais do que nós nos preocupamos com as nossas. Eu acho uma vergonha, e este país tem ampla riqueza. Apenas olhe para algo como Star Wars, o dinheiro gasto em Star Wars, eles já gastaram 20 bilhões de dólares nele (se referindo ao programa Strategic Defense Initiative conhecido como Star Wars). Se esses caras forem autorizados a ir em frente eles vão gastar um trilhão de dólares com o Star Wars. Pense no que esse dinheiro poderia ser usado. Para educar, para ajudar, para trazer as pessoas para uma sensação de auto-confiança, para não melhorar apenas a felicidade de pessoas nos Estados Unidos, mas a sua capacidade econômica, para melhorar a competitividade nos Estados Unidos em comparação com outros países. Estamos usando o dinheiro para as coisas erradas."

Esses astrônomos são mesmo todos uns esquerdopatas, não acha?

2 comentários:

  1. vc já parou pra pensar q talvez eles não queiram q nenhum "novo einsten" venha da etiópia ou de qualquer outro país subdesenvolvido?

    já notou q a máquina científico-tecnológica gosta de manter o monopólio das mentes brilhantes em países de primeiro mundo, pra q eles continuem subjugando os de segundo e terceiro?

    vc acha q o nobel só premia gente da linha do equador pra cima por que?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pela cosmovisão que eu sei que Sagan e Tyson tinham, a preocupação deles era com o progresso da civilização humana como um todo, e não com questões ufanistas. Mas, enfim, isso nem é o cerne da questão.

      O problema aqui é a sobre a forma como os países cuidam de seus cidadãos. Governos irresponsáveis e que adotam políticas focadas no mercado e na guerra ao invés das pessoas está matando potenciais brilhantes cientistas, seja de que nação eles sejam. Na verdade, a colocação de Sagan é uma das críticas mais ferozes ao neoliberalismo praticado pelos políticos da época, como o ex-presidente Ronald Reagan.

      As soluções propostas por esses dois cosmólogos é uma solução social-democrata.

      Sobre o Nobel, apesar da prevalência ser de países ricos, ele já premiou muita gente do hemisfério sul. África do Sul, Timor Leste, Irã, Gana, Quênia, Libéria, Índia e Paquistão são exemplos de países do hemisfério sul que ganharam esse prêmio. Já a predominância dos países mais ricos nas premiações científicas mostra que os países do terceiro mundo precisam começar a investir seriamente em educação e em tecnologia.

      Excluir