segunda-feira, 3 de abril de 2017

Quem são os homens que mandam no país?


Um leitor me questionou no post Intimidade com Moro é para poucos sobre quem são essas tais elites que controlam o país e que estão por trás de toda essa turbulência política que estamos vivendo. Eu pensei inicialmente em responder lá nos comentários mesmo, mas para deixar um link fixo e também para elucidar melhor o questionamento a outras pessoas que possam ter essa mesma dúvida, preferi escrever a resposta numa postagem.

A nossa sociedade está organizada mais ou menos assim.

Hierarquia social
Em toda sociedade há uma hierarquia social que normalmente é representada por uma pirâmide onde os mais pobres ficam em sua base e os mais ricos, no topo. No Brasil do século XXI não é diferente. Temos a base mais numerosa formada por pessoas com baixo poder aquisitivo e menor nível de escolaridade. No meio dessa pirâmide, temos um degradê composto pela classe média baixa indo até a alta. Chegando ao topo, temos a elite econômica subdividida entre ricos comuns e ricos politicamente influentes. Os ricos politicamente influentes são aqueles que pertencem a uma classe conhecida por oligarquia. Essa oligarquia é formada por pouquíssimas pessoas (menos de 0,05% da população) que controlam a política através do seu poder financeiro: fato este que torna o nosso país uma plutocracia (governo dos ricos). São esses oligarcas – também chamados de plutocratas – que financiam as campanhas eleitorais dos políticos, que fazem lobby, que influenciam a imprensa, que controlam o banco central e que corrompem através do poder do dinheiro.


Quem faz parte dessa oligarquia?
Os plutocratas são homens discretos: eles raramente se expõem publicamente. É extremamente difícil que uma população conheça quem são esses homens, porque eles aparecem, no máximo, nas colunas sociais dos jornais. Eles normalmente são donos de bancos, donos de grandes corporações, donos de multinacionais, donos de petrolíferas, donos de conglomerados de mídia, mega empresários, rentistas e especuladores, enfim todo aquele grupo que representa o grande capital. Eles formam uma espécie de casta bilionária que exerce um enorme poder devido à posição de chantagem que ocupam em relação ao Estado. Não vou dar nome aos bois aqui, mas é fácil encontrar os nomes deles entre os homens mais ricos do país, apesar de que nem todo rico é plutocrata. E ao contrário do que muitos pensam, não é o Estado que controla os ricos: é exatamente o oposto. Se o Estado contraria a elite burguesa, ele torna-se alvo fácil de golpes. É fácil cassar o mandato de um senador ou impichar uma presidente da república: difícil mesmo é "impichar" um membro da alta burguesia. Políticos se queimam sozinhos e costumam levar toda a culpa pela corrupção, porém, quase ninguém tem coragem de falar sobre sonegação fiscal, auditoria da dívida pública, reforma tributária que inclua juros e dividendos, democratização da mídia e restrição aos valores usados para financiar campanha eleitoral. Isso porque são exatamente esses pontos que mais incomodam as elites e que colocam a corrupção delas à mostra.

Você acha que eles estão a serviço de quem? Do povo? Da justiça?

Recentemente, publiquei um post onde um plutocrata norte-americano resolveu se expor pessoalmente alertando sobre o risco de uma revolução. E só assim os plutocratas aparecem: em situações de risco ao seu próprio lucro. Plutocratas não agem pensando no povo, mas sim em suas próprias ambições pessoais. Mesmo em países de social democracia avançada, há plutocratas influenciando o poder. A diferença da nossa plutocracia para a plutocracia de países como a Suécia ou a Dinamarca é que a plutocracia brasileira é extremamente imediatista, gananciosa e autoritária. Além disso, os nossos oligarcas são praticamente paus-mandados das oligarquias-mães das super potências estrangeiras.

Enfim, gostando ou não, o Brasil é uma verdadeira colônia de exploração de suas elites oligárquicas.

É por isso que as coisas são assim.

Para terminar, vou deixar um vídeo muito bom do Leandro Zayd que trata em maiores detalhes sobre esse assunto:

2 comentários:

  1. "Não vou dar nome aos bois aqui"

    Pq? joga os nomes na roda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tô a fim. Tô com preguiça de postar tantos nomes.

      Mas já que faz tanta questão de saber, neste link há o nome de vários deles. Só lembrando que nem todos nesta lista são plutocratas e ainda há outros que ficaram de fora. E ainda há as oligarquias mães formadas por homens como George Soros, os Rockefellers, os irmãos Koch e os oligarcas russos - além de toda a elite financeira global que participa do Fórum de Davos e também os sócios das Sete Irmãs do Petróleo.

      Excluir