quarta-feira, 17 de maio de 2017

A queda do império está próxima


Já faz algum tempo que tem ficado cada vez mais claro que as Organizações Globo estão em evidente decadência. Um conglomerado de mídia que foi fortemente apoiado pela ditadura militar e que praticamente monopolizou a imprensa nacional não poderia achar que sobreviveria durante muito tempo dentro de uma democracia. E diante da dura concorrência com a internet – especialmente graças à Netflix, ao YouTube e à mídia "suja" – a Globo se vê numa situação bastante difícil. As novelas e o futebol, que ainda são os dois maiores geradores de audiência para a Globo, estão em uma situação particularmente difícil. As novelas têm um custo de produção bastante elevado e têm tido audiências cada vez menos satisfatórias. Já o futebol, mesmo com todo o monopólio de transmissão, não segura mais a audiência da Globo. O jornalismo então... Tem se tornado cada vez mais detestado por uma parcela da população. Isso sem falar dos próprios problemas internos da emissora após a morte de Roberto Marinho. Os tempos de ouro da Globo se foram. Agora resta só esperar o seu desmoronamento.

O Golpe de 2016 e a ascensão de um governo fortemente neoliberal representado por Michel Temer foram a salvação da Globo por algum tempo. A Globo ganhou uma sobrevida com verbas publicitárias mais generosas, renovação da concessão e juros mais gordos para alimentar o seu rentismo. Mas nem isso salvará a emissora da família Marinho. Isso porque tudo que tem um começo, terá um fim. Todos os grandes impérios ao longo da história caíram. E não será diferente com a Globo.

Em breve isso será coisa do passado

A queda da Globo será ótima para o país, porque teremos a grande oportunidade de regular a mídia e de democratizá-la de uma vez. E uma mídia democratizada e diversificada é o primeiro passo rumo a uma democracia. Enfim, espero viver o suficiente para assistir a queda do império de camarote.

Rumo ao precipício

A seguir, dois vídeos do PHA que explicam mais detalhadamente porque a Globo cairá, ou de um jeito, ou de outro.




7 comentários:

  1. sempre leio o seu blog! apesar de discordar de algumas opniões suas mas me identifico muito com suas idéias! diante do momento político que estamos podemos dizer que cabe muito a esquerda fazer uma autocrítica pesada! primeiro os mais radicais que querem acabar com o capitalismo e a propiedade privada! e depois se unir e deixar as diferenças e parar de brigar por pêlo em ovo! segundo é parar com o discurso que fica só na academia e atingir os mais pobres, afinal não foi a periferia que virou as costas para a Dilma e sim eles que se venderam para a elite e o trabalhador em si só não tem consciência de classe! como eu por exemplo, que sou mulher branca de classe média vou explicar sobre feminismo para uma mulher negra da periferia? não foram as elites que elegeram Dória né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Ana Cristina, Renato Russo já criticava essa esquerda intelectual dizendo que "alimento pra cabeça nunca vai matar a fome de ninguém". É preciso tomar atitudes práticas com relação às periferias para que se possa obter uma participação mais efetiva das camadas mais populares. Claro que o caminho a longo prazo é a educação. Mas se não ocorrer um trabalho participativo nas comunidades que tragam esperança e melhorias práticas para a população mais pobre, a esquerda continuará vivendo de utopias.

      Excluir
  2. Meu Deus do céu,
    O Wellington f pra sua informação
    A globo sempre foi esquerdista
    Assim como você,
    Ou seja apoiando e incentivando
    Muita coisa que os conservadores são contra tipo o femilixoismo,
    Movimento negro, etc,
    Então como a globo
    Pode ser algo Ruin pra vc
    Se ela incentiva a sociedade ser
    louca da cabeça, femilixoista, hipócrita,esquerdolixo,satanista,etc
    Igual VC?.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando você pensa que já leu de tudo na internet, vem um cara e escreve isso:

      "A globo sempre foi esquerdista"

      Ok, santa, tô esperando até agora essa Globo "esquerdista" promover a coletivização dos meios de produção, a estatização da propriedade privada e a reforma agrária.

      Você ao menos sabe o que significa "direita" e "esquerda" na política? Você conhece a história da Globo e do seu surgimento durante o regime militar?

      Incrível como as pessoas não se tocam das merdas que postam aqui.

      Excluir
    2. Pra sua informação,
      A grande maioria dos globistas
      São contra o regime militar.

      Excluir
    3. E daí? Os AnCaps também são. Vai me dizer que AnCap é de esquerda também?

      Excluir