domingo, 21 de janeiro de 2018

Há alternativa ao neoliberalismo


Existe um conjunto de práticas dentro do sistema capitalista impostas pelo sistema financeiro internacional e por seus rentistas bilionários que visam o avanço predatório do mercado e a super concentração de riqueza nas mãos dos mais ricos. A este conjunto de práticas que inclui a austeridade, as privatizações e o aumento da desigualdade chamamos de neoliberalismo.

O neoliberalismo – que é defendido pela imprensa burguesa como a única salvação possível para a atual crise do sistema capitalista – se nega a combater de forma justa problemas graves que afligem toda a população, tais como as irregularidades do sistema previdenciário, o impasse das questões agrárias, o subfinanciamento da saúde pública, o sucateamento do ensino público, as injustiças cometidas contra os trabalhadores e até o sistema tributário que taxa o consumo ao invés da renda. E, para piorar, o neoliberalismo ainda piora todas essas questões, iludindo o povo de que mais "liberdade econômica" (um eufemismo para "Estado mínimo") é algo bom para o proletariado e para os mais pobres. O neoliberalismo é uma doutrina política e econômica cruel que funciona como uma espécie de cavalo de Troia contra toda uma população. O que o atual governo Temer tem feito – sob os aplausos da burguesia – foi aplicar um neoliberalismo extremamente agressivo contra a vontade da população que rejeitou essa forma de governo defendida pelo tucanato derrotado nas eleições de 2014.


Não precisamos de um sistema que condena os idosos a um futuro pobre e doente. Não precisamos de reformas educacionais que favoreçam aos interesses da alta burguesia. Não precisamos de menos gastos públicos ou de menos investimentos em saúde e educação. Não precisamos entregar as nossas estatais e riquezas naturais a preço de banana. Não precisamos de políticas que relegam os mais pobres a guetos urbanos às margens das cidades, sujeitos a todas as pragas. Não precisamos de um governo que transforme a saúde em mercadoria. E também não precisamos de entregar mais de 40% de todos os nossos impostos para pagar juros para bancos. Precisamos de outra saída. Precisamos de respeitar o que o povo pede nas urnas.
Existem outras saídas ao neoliberalismo, tais como a social democracia, o bem-estar social, o socialismo, o cooperativismo, o comunismo ou até mesmo o anarquismo. O que precisamos são de sistemas inclusivos, cooperativos, igualitários e que tragam justiça e bem-estar social para todos. São sistemas assim que fazem com que tenhamos sociedades menos violentas, menos hierarquizadas, menos instáveis e menos desiguais. Neoliberalismo não é solução nenhuma para nós que precisamos trabalhar para pagar as nossas contas. Não caia no conto neoliberal e abra a sua mente.

É num lugar assim que os neoliberais querem viver.

11 comentários:

  1. Quero corrigir vc em um ponto: só SOMOS obrigados a entregar a petrobras a preço de banana por culpa de gente como vc, que votou no pt que foi o partido que nada mais nada menos orquestrou o maior esquema de corrupção da história da humanidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigados a entregar a Petrobras.... UMA PETROLEIRA

      Excluir
    2. Obrigados a entregar? Quem obrigou? A Sete Irmãs?

      Ninguém é obrigado entregar a nada, meu caro. E a corrupção na Petrobrás existe desde a fundação da empresa lá nos anos 50.
      Maior esquema de corrupção? Só o Banestado e a privataria tucana foram muito piores que a Petrobras.
      Você devia se atualizar para não passar vergonha como passou o filho do Roberto Marinho diante dos jornalistas do The Guardian ao defender essa mesma hipótese esdrúxula que você está defendendo.

      Excluir
  2. sabe qual e a maior prova de vida alienígena pobres neoliberais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade. Basta olhar o primeiro comentário do anônimo lá em cima. É um Extraterrestre, só pode ser.

      Excluir
    2. Inteligentes mesmo são os socialistas ou os comunas que insistem em uma ideologia genocida que nunca deu certo.

      Excluir
    3. Anti Comuna, veja o que o acadêmico Vladimir Safatle tem a dizer sobre o seu pensamento neste vídeo.

      Excluir
  3. Wellington, você recomenda algum livro sobre anarquismo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não me recordo de nenhum de cabeça, a não ser os do Bakunin. Mas este vídeo traz uma luz muito boa sobre o assunto.

      Excluir
    2. Obrigado, vou assistir mais tarde.

      Excluir
  4. Política do bem-estar social e uma ótima opção,os países nórdicos adotaram ele e são considerados hoje os melhores do mundo.

    ResponderExcluir