terça-feira, 23 de janeiro de 2018

Ser criança em 1998


A gente percebe que está ficando velho quando olha para fatos que ocorreram há vinte anos atrás e eles ainda parecem bem vivos na memória, como se tivessem acontecido ontem. E assim está sendo para mim com relação ao inesquecível ano de 1998. Apesar de já ser um adolescente naquela época, eu me divertia como uma criança com os games, músicas, programas de tevê, internet e filmes que marcaram aquele ano. Tanto os adolescentes quanto as crianças daquela época lembram de maneira bastante nostálgica dos fatos marcantes que ocorreram no penúltimo ano da década de 90.
Enfim, independentemente se você já era nascido ou não naquela época, ou se você foi criança ou não em 98, eu te convido a embarcar neste post que será uma verdadeira viagem do tempo rumo à infância de quem foi piá em 1998.

Quem foi criança em 98 certamente vai se lembrar dos Mini Craques

Um ano cheio de histórias para contar
1998 foi o ano do Tigre. Segundo o horóscopo chinês, um ano inusitado, intenso e marcante. E não foi para menos, tivemos as eleições presidenciais onde Fernando Henrique Cardoso se reelegeu ainda no primeiro turno; tivemos a fatídica Copa da França, onde o Brasil perdeu a final por 3 a 0 para a França de Zidane; tivemos o lançamento do glorioso Windows 98 e do iMac; tivemos a fundação da empresa Google e o Viagra foi aprovado para comercialização nos Estados Unidos, causando um rebuliço danado na mídia, rendendo muitas piadas nos programas de humor.
Este ano foi especialmente marcante para mim porque foi o ano em que acessei a internet pela primeira vez lá no meu colégio. Foi na internet daquela época onde eu descobri os maravilhosos emuladores de videogames e também a possibilidade de baixar arquivos como músicas e fotos. Lembro que eu fiquei muito surpreso e impressionado com a possibilidade de jogar Super Nintendo ou Mega Drive no PC doméstico graças aos emuladores. Lembro-me também que eu usava o Windows 95, o Netscape como navegador e o Cadê como site de busca. Os arquivos baixados eu salvava naqueles disquetes horrorosos de 1.44 Mb que mal cabiam uma música compactada, mas que quebravam um galho danado.

O Google estreou neste ano

A Copa do Mundo da França, diferentemente das edições mais recentes, foi transmitida por quase todas as emissoras de tevê: Globo, SBT, Rede Record, Rede Bandeirantes, Rede Manchete, SporTV e ESPN Brasil. A Copa foi um evento à parte. Assisti a jogos inesquecíveis como Argentina e Inglaterra, Brasil e Holanda, Alemanha e Croácia, França e Itália e, claro, a final lamentável onde Zidane castigou a nossa seleção. Aquela história mal contada sobre a convulsão do Ronaldo Fenômeno no dia do jogo da final nunca me convenceu. Mas enfim, águas passadas não movem moinhos.

Pois é, não deu pro Brasil naquela Copa

Televisão
Como era tradicional nos anos 90, a programação da tevê aberta era totalmente voltada para as crianças durante a manhã. Na Rede Globo, a partir das 8h tínhamos de segunda à sexta o programa da Angélica que ficou no lugar da TV Colosso e trouxe junto com ela o Angel Mix, o Caça Talentos e um montão de desenhos animados. Já ao meio-dia tínhamos Os Trapalhões para completar o combo infância feliz da Globo. Já o Planeta Xuxa passou a ir ao ar aos domingos juntamente com a Turma do Didi.
O SBT, por sua vez, não ficava nem um pouco para trás em matéria de fazer a criançada feliz, porque das 7h até às 14h tínhamos a Sessão Desenho seguida por Eliana e Cia e mais uma maratona de desenhos como O Fantástico Mundo de Bob; Rugrats; Bonkers; Punky, a Levada da Breca; Chaves e Chapolin. Jackeline Petkovic passou a apresentar o Bom Dia & Companhia no lugar de Eliana que foi para a Record em outubro deste mesmo ano apresentar o Eliana & Alegria.
A única coisa triste para as crianças na televisão foi o fim do Clube da Criança (apresentado por Debby Lagranha) na Rede Manchete no mês de agosto. Mas em compensação, a Manchete trouxe Dragon Flyz, Vila do Tiririca, Samurai Warriors, Super Campeões e estava no auge do sucesso do anime épico Yu Yu Hakusho.

Yu Yu Hakusho: sucesso total na Manchete

Em 1998, a partir de setembro, tivemos a disputa acirradíssima pela audiência entre o Programa do Ratinho no SBT e as novelas da Globo em pleno horário nobre. Era um deleite impagável ver a festa que tinha no Programa do Ratinho quando o SBT superava a audiência da Globo. No mesmo estilo do Ratinho tivemos também o Augusto Canário que herdou sua cadeira na CNT, apresentando o 190 Urgente e o Cadeia com muito bom humor.
No Teleton, do SBT, teve um participante que ganhou 1 milhão de reais colocando a bola no ângulo no do programa Gol Show. Foi a primeira vez que alguém ganhou R$ 1 milhão na televisão brasileira. Algo memorável na tevê neste ano foi o famoso "Ligue Djá" do Walter Mercado que viralizou na época devido às suas propagandas que passavam a cada vinte minutos oferecendo previsões astrológicas.

Ratinho versus Globo: a grande disputa pela audiência em 1998

Filmes
Os filmes que foram lançados em 98 e que foram marcantes tanto para adultos quanto para crianças foram: Armagedom, O Resgate do Soldado Ryan, O Show de Truman, Impacto Profundo, Esfera, Além da Linha Vermelha, Dr. Dolittle, Vida de Inseto, FormiguinhaZ, Mulan, Blade - O Caçador de Vampiros, Ronin e Central do Brasil. Desses citados, Armagedom e O Resgate do Soldado Ryan foram os que mais me marcaram e que eu faço questão de ter até hoje na minha coleção.

Bruce Willis e sua turma prontos para salvar a Terra em Armagedom

Músicas
O ano de 1998 continuou emplacando as canções pops que pipocaram nos anos anteriores, especialmente de boybands como Backstreet Boys, N Sync, Five, Hansons e afins. Tirando essas bandinhas pops, as canções internacionais que me recordo de terem sido lançadas naquele ano foram: Do The Evolution, do Pearl Jam (com aquele clipe épico); Ojos Asi, da Shakira; Immortality, do Bee Gees (posteriormente regravado em português por Sandy e Júnior); I Don't Wanna Miss a Thing, do Aerosmith (tema do filme Armagedon) e o hit meloso Say You Love Me do Simply Red. Tivemos também o lançamento do primeiro álbum da banda System of a Down e o magnífico You've Come a Long Way, Baby, do Fatboy Slim, que contava com canções que fazem sucesso até hoje, como The Rockafeller Skank (tema do FIFA '99), Gangster Trippin e Right Here, Right Now (esta última tendo o videoclipe parodiado pelos Simpsons).

Álbum do Fatboy Slim que tocou direto nas rádios

A nível nacional, o que mais teve destaque além das infindáveis bandas de axé music e pagode foram os seguintes álbuns:
- Sandy & Junior - Era uma Vez (ao vivo)
- Jota Quest - De Volta ao Planeta (destaque para a música Fácil)
- Skank - Siderado (destaque para Resposta e Saideira)
- Barão Vermelho - Puro Êxtase
- É o Tchan no Hawaí
- Leandro e Leonardo - Um Sonhador
- Padre Marcelo Rossi - Músicas para louvar o Senhor
- Vinny - Na Gandaia (destaque para Mexe a Cadeira e Shake Boom)
- Titãs - Volume Dois
- Fat Family (primeiro álbum)

A criançada adorava esse disco

Games
1998 foi o ano de lançamento de dois grandes videogames: o primeiro Gameboy Color e o último console da Sega: o Dreamcast. Já entre os jogos de maior sucesso lançados neste ano, podemos destacar The Legend of Zelda Ocarina of Time, Half-Life, Banjo Kazooie, Metal Gear Solid, Resident Evil 2, Sonic Adventure, Turok 2, Unreal, Parasite Eve, Starcraft, Marvel Versus Capcom, The King of Fihters '98, The Last Blade 2 e Metal Slug 2. O título que mais joguei nesta época, sem dúvida, foi o glorioso Goldeneye 007 do Nintendo 64, que teve o auge do seu sucesso neste ano. O meu vício neste game do 007 foi tanto, que eu fui a única pessoa que conheci a habilitar todas as trapaças e passar de todas as fases em todos os níveis.

Título de maior peso lançado para o Nintendo 64

Lutos
Apesar das coisas bacanas que nos causam nostalgia, o ano de 98 também nos deixou de luto algumas vezes, eternizando o nome de alguns grandes artistas nos nossos corações, tais como:

15 de março - Tim Maia
14 de maio - Frank Sinatra
18 de abril - Nelson Gonçalves
23 de junho - Leandro cantor da dupla sertaneja Leandro & Leonardo
1 de julho - Édson Cabariti , o Bolinha


Para quem quiser relembrar da infância de outras épocas, aí vão alguns links:
Ser criança em 1986
Ser criança em 1990
Ser criança em 1994
Ser criança em 1996
Ser criança em 1997

2 comentários:

  1. não sou dessa época mais apreciei muito disso

    ResponderExcluir
  2. Wellington vc acha possível Lula conseguir se livrar desses juízes hoje (24/01) e eventualmente ser candidato a presidente. E se ele for preso quem vc acha ele apoiará para ser candidato à presidência?

    ResponderExcluir