sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

As 14 melhores trilhas sonoras dos games


Para um jogo de videogame fazer sucesso, não basta ter gráficos de última geração, excelente jogabilidade e um enredo envolvente. Existe um item que é capaz de imortalizar um jogo de videogame e torná-lo ainda melhor do que ele é. Esse ítem se chama música.
Pode parecer uma bobagem, mas as músicas têm uma contribuição decisiva na construção de um game, tanto é que não raramente são contratados músicos profissionais para compor as canções dos jogos. Aqui no Brasil, por exemplo, já existe um subsegmento no game design voltado especificamente para a criação de músicas nos videogames.
As músicas dos videogames ganharam uma relevância tal, que existe um site conhecido como OC Remix que distribui gratuitamente diversas versões de músicas de videogames remixadas pelos fãs. Portanto, em matéria de música para videogames, a coisa é mais séria do que parece.
Baseado nisso, eu decidi apontar os 14 jogos de videogame com as melhores trilhas sonoras, ou seja: aqueles games que tinham as melhores músicas (pelo menos as dos jogos que eu conheci). Minha análise não é individual para essa ou aquela canção, mas para as músicas dos games como um todo.

Se você curte música de boa qualidade e games, aumente o volume, porque aí vem som na caixa!

14º - Streets of Rage (Mega Drive)

Apesar da limitação que os consoles de 16 bits tinham com relação à reprodução de áudio, alguns games conseguiram a façanha de superar todas as barreiras e manter uma excelente qualidade musical. Um exemplo clássico disso foi o primeiro game da série Streets of Rage. O game arrasa nos efeitos, no remix e na batida dance/tecno, criando uma simbiose natural com a temática do jogo.


13º - Rock 'N' Roll Racing (SNES)

Se você curte rock n roll dos anos 70, jogos de corrida e videogames de 16 bits, esse título aqui foi feito para você. Apesar do jogo em si não ser lá a oitava maravilha dos games, poder detonar veículos inimigos escutando clássicos remixados de bandas como Steppenwolf, Black Sabbath e Deep Purple é de um prazer que não tem como descrever.
 


12º - The King of Fighters '96 (Neo Geo)

Tive o prazer de jogar todos os games da série KoF desde o '94 até o 2003 - e de todos os títulos, o que mais me impressionou em matéria de qualidade sonora foi a versão '96. Para se ter uma ideia do quão fantástica foi a trilha sonora deste game, vários dos Kof que vieram depois, como o '98 e o 2002, usaram temáticas musicais do Kof '96 como herança. As canções desse game já chamam atenção logo na abertura, com a batida forte da percussão anunciando o início dos torneio. Sem falar que o rock corre solto durante as batalhas, transmitindo aquela adrenalina que não pode faltar em lutas de vida ou morte entre os melhores trios de lutadores do mundo.



11º - Banjo-Kazooie (Nintendo 64)

Além da diversão e da ótima jogabilidade do Banjo-Kazooie, a Rare resolveu caprichar também na trilha sonora. As canções deste game são uma verdadeira obra de arte, com uma temática perfeita para cada fase, tornando a imersão no game ainda mais completa. Mas o que impressiona em Banjo-Kazooie é a meticulosidade de cada canção, que foram remixadas com uma variedade enorme de instrumentos e sons ambientes que se encaixavam com perfeição na métrica das melodias. Não foi à toa que o site OC Remix recebeu infindáveis composições de fãs criando remakes soberbos das músicas do jogo.



10º - Sonic the Hedgehog 3 (Mega Drive)

Poucos jogos de videogame causaram tanto estardalhaço por causa de sua trilha sonora quanto o Sonic 3. Claro que vimos jogos com músicas excelentes para os 16 bits da Sega, como Streets of Rage, Shinobi 3 e Golden Axe 2, mas no caso do Sonic 3 havia um quê a mais. Desde a canção do primeiro estágio que o game arrasa na qualidade do som, coisa que fica ainda melhor nas fases seguintes. Mas o que ninguém imaginava é que havia um astro por trás da criação das músicas deste game: ninguém menos que Michael Jackson. Segundo a revista Rolling Stone, ex-funcionários da Sega revelaram a participação do popstar na criação das canções deste game. Uma prova disso foi a semelhança da música dos créditos do jogo com a canção Strange in Moscow. Para quem duvida, as evidências e as fontes da informação seguem abaixo:
Michael Jackson escreveu a trilha sonora de Sonic 3
Sobre o game Sonic 3 e a paticipação de Michael
Sobre o game na Wikipedia



9º - Cruis'n USA (Nintendo 64)

Talvez alguém esteja se perguntando o que este game está fazendo nesta lista e nessa colocação. A resposta é simples: o game possui uma trilha sonora espetacular produzida especialmente para o game. E melhor do que isso: você podia trocar as músicas a qualquer momento, escolhendo aquela que tocaria durante a corrida. Além da canção da abertura, também confesso que me arrepio até hoje com a animada canção Redline Shuffle.



8º - Diddy Kong Racing (Nintendo 64)

Eis aqui mais um fabuloso game da Rare, game esse que competia diretamente com o clássico Mario Kart. Embora Diddy Kong Racing prime pela diversão e pela jogabilidade, o que mais me chamou atenção neste jogo foram as suas canções. As músicas deste jogo são divertidas e estimulantes, o que deixa a experiência de correr a bordo de um kart maluco ainda mais instigante. Mas o que realmente me impressiona aqui e que nenhum dos games anteriores tem é que todas as músicas do jogo são boas. Não há espaço para músicas enjoativas ou chatas. Diddy Kong Racing é diversão do começo ao fim.



7º - Need for Speed Underground (PS2/Xbox/PC)

Poucos jogos de videogame reuniram tantas músicas bacanas produzidas por diversas bandas especialmente para um game. Em Need for Speed Underground temos muito rock de boa qualidade tocando do começo ao fim das corridas. E nada melhor que músicas agressivas e enérgicas para instigar o jogador a pisar fundo no acelerador. Eu poderia dizer que o espírito deste game está na suas músicas.



6º - Dance Dance Revolution SuperNOVA (PS2)

Confesso que detesto jogos de dança, mas o DDR foi um jogo que fez história por dois motivos: primeiro por inovar ao criar uma nova forma de se jogar videogame e segundo porque o game é recheado de músicas - e boas músicas para quem curte requebrar o esqueleto. Apesar de nenhuma canção ter sido criada especialmente para o game (até onde eu saiba), a trilha sonora acabou se tornando o seu principal destaque.



5º - Final Fantasy IX (PSX)

Apesar do meu desdém com relação aos jogos de RPG, tenho que admitir que a trilha sonora do Final Fantasy IX é simplesmente maravilhosa. A interação entre música e ambiente é espetacular, além das canções serem muito bem enquadradas no estilo nostálgico do game.




4º - The Legend of Zelda: Ocarina of Time (Nintendo 64)

Um dos games mais espetaculares de todos os tempos não poderia ficar para trás no quesito música. Como se não bastasse as músicas do game serem bastante imersivas, combinando a canção com o ambiente, ainda temos a famigerada Ocarina, onde podemos tocar à vontade diversas melodias. E em algumas situações é necessário usar a magia das canções da Ocarina para resolver os desafios que vão surgindo no game. Mas a questão principal é que o Ocarina of Time vai muito além da simples ambientação musical, pois a hamonia das canções beira a perfeição - o que ajuda a envolver emocionalmente o jogador na história do jogo. É simplesmente sublime.



3º - God of War (PS2)

O que dizer de um game cujas canções foram orquestradas e cantadas por um coral? Além de serem um verdadeiro show, as músicas de GoW combinam tanto com o tema do game, que nos dá sensação de que estamos controlando o protagonista Kratos dentro de um filme épico. É absolutamente indescritível dizer qual é a sensação de se jogar GoW com uma boa amplificação de áudio. É coisa de cinema.



2º - Shadow of the Colossus (PS2)

Conheço muita gente que considera este game chato, entediante e enjoativo. Porém, quando estamos nos confrontando com um Colosso é que percebemos porque a trilha sonora deste game é a melhor de todos os tempos. Semelhante ao GoW, as canções deste game também foram orquestradas, a questão é que as músicas do Shadow of the Colossus soam melhores nos meus ouvidos que as do GoW. A coisa é tão séria neste game, que a sensação de imersão do jogo parece ser amplificada ao extremo graças à retumbância épica das canções. Só ouvindo para crer.



1º - Guitar Hero/Rock Band (várias plataformas)

Para fechar essa lista com chave de ouro, eu não poderia deixar de dar o merecidíssimo primeiro lugar a dois games que tornaram a arte de tocar músicas um gênero de jogo inédito: o music game. Poucas coisas são tão divertidas num videogame quanto você poder tocar a música do seu artista predileto numa guitarra virtual. E, como os títulos sugerem, as canções desses games dão prioridade a um dos gêneros musicais que mais fez sucesso na história dos videogames, o Rock 'n' Roll. Para evitar confusão, resolvi não apontar um jogo especificamente, já que toda a série de ambos os games são excelentes.

Não concordou com lista? Então desce a letra nos comentários!

Ligações externas:
Música de jogos eletrônicos
OC Remix

2 comentários:

  1. web radio com soundtracks de games 24h por dia que disponibiliza suas musicas para download: http://www.gamesoundfm.com

    ResponderExcluir
  2. Tenho o CD de kof96 e digo que nunca mais escutei músicas tão boas de novo em jogos de luta(os jogos da serie ex e versus da cap com chegaram perto).nota 10 pra lista

    ResponderExcluir