sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

O universo em escala


Quando você lê por aí que o Sol fica a aproximadamente 150 milhões de quilômetros do nosso planeta, será que você consegue imaginar na prática essa distância? Ou então quando você ouve que a estrela mais próxima do Sol fica a 4,2 anos-luz de distância, será que você tem ideia do quão longe isso significa? A menos que você seja um astrônomo ou um matemático, acho pouco provável que a sua mente consiga lidar com números tão gigantes quanto os que são usados na astronomia. Isso ocorre por uma razão muito simples: porque não estamos acostumados a lidar com ordens de grandeza tão espetacularmente grandes no nosso dia-a-dia. Pensando nisso, decidi simplificar essas medidas, fazendo comparações com objetos que estamos acostumados a ver no nosso planeta e utilizando medidas que estamos acostumados a usar no cotidiano.

Distância entre a Terra e a Lua
Vamos começar com um exemplo mais modesto. A distância entre a Terra e a Lua é de mais ou menos 400.000 km. Para se ter uma ideia da distância entre esses dois astros na prática, se a Terra tivesse o tamanho de uma laranja, a Lua (que nessa escala seria do tamanho de uma uva) estaria a aproximadamente 1,88 m de distância dela. Veja as figuras abaixo:

Distância entre a Terra (laranja) e a Lua (uva) mantendo as devidas proporções

Distância real entre a Terra e a Lua

Imagine que distância espetacular a Apollo 11 precisou percorrer até pousar na Lua! Pode parecer engano, mas a distância entre a Terra e a Lua é de quase 32 vezes o diâmetro da Terra!

Distância entre a Terra e o Sol
São 150 milhões de quilômetros que separam a Terra do Sol (estou considerando uma distância média). Se o Sol fosse do tamanho de uma bola de basquete, a Terra seria, em comparação, do tamanho de uma pulga que estaria a orbitando a cerca de 24,8 m de distância nessa escala. Ou seja: primeiro imagine uma quadra de vôlei (que possui 24 m de comprimento). Agora imagine que em uma extremidade desta quadra está uma bola de basquete (o Sol) e na extremidade oposta está uma pulga (a Terra). Agora aumente esse escala em 6 bilhões de vezes e você terá as dimensões reais (sim, eu sei que a Terra não tem a forma de uma pulga ¬¬).
O Sol (bola) ficaria a uma quadra de distância da Terra (pulga)

Escala real mostrando a diferença de tamanho entre a Terra e o Sol

Distância entre o Sol e a estrela mais próxima
A distância entre o Sol e a estrela mais próxima, a Próxima Centauri, é de cerca de 4,2 anos-luz, ou seja: quase 40 trilhões de quilômetros de distância. Para se ter uma ideia do que representa esta distância espetacular, imagine que o Sol tivesse o mesmo tamanho da bola de basquete citada acima. Nessa escala, a Próxima Centauri seria um pouco menor que uma bola de ping pong e estaria a nada menos que 6 600 quilômetros de distância da bola de basquete! Isso é o equivalente a distância da cidade de Natal, no Rio Grande do Norte, até Lisboa, em Portugal.
Se o Sol fosse do tamanho de uma bola de basquete, veja a distância que ele estaria da estrela mais próxima



O Sol (G) é quase dez vezes maior que a Próxima Centauri (M)

A Próxima Centauri está tão longe de nós, que uma viagem até lá a bordo do objeto mais rápido construído pelo homem (a sonda Voyager 1) levaria mais de 73 mil anos para alcançá-la!

Tamanho da galáxia
A nossa galáxia, a Via Láctea, tem cerca de 100.000 anos-luz de diâmetro. Para você ver o quanto somos pequenos, se o nosso Sol fosse do tamanho de um grão de areia, a Via Láctea inteira teria, nessa escala, cerca de 9 521 942 km - mais de 23 vezes a distância real entre a Terra e a Lua!
Pior que achar uma agulha num palheiro é achar uma estrela numa galáxia!

15 comentários:

  1. Mas as estrelas no centro da Via Láctea, no bojo central, estão muito mais próximas que as estrelas no entorno do sol, a 0,02 anos luz de distância em média uma das outras. Isso equivale a aproximadamente 7 dias e meio luz, distancia bem menor que a estrela mais próxima do sol que está a 4,2 anos luz. Seria interessante saber nessa escala acima a distância entre essas estrelas do centro da Via Láctea.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Regra de 3, 4,2----------6600km 0,02---------- x = 31,4 km Nessa escala as estrelas do centro da Via Láctea, representadas por bolas de basquete, estariam a pouco mais de 31 km umas da outras. Mesmo no centro galáctico as estrelas estão muito distantes na concepção humana.

      Excluir
  2. Há um erro nos cálculos das distâncias relativas entre o sol e a terra. O Sol tem um diâmetro "apenas" 100 vezes maior que o da terra, logo a comparação com a bola de basquete e a pulga não é precisa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diâmetro cara ! Mas caberiam um milhão de terras no sol nesse diâmetro solar 100 vezes maior que a o da terra, assim como cabem um milhão de pulgas dentro da bola de basquete. kkkkk. Geometria espacial !

      Excluir
  3. Agora imagine como Deus e grandioso !!!;-)

    ResponderExcluir
  4. Como eu faço o cálculo da distância da terra para lua reduzida para metros?obrigado a quem poder me ajuadr

    ResponderExcluir
  5. Como eu faço o cálculo da distância da terra para lua reduzida para metros?obrigado a quem poder me ajuadr

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Independente do que tu usar como tamanho da Terra e Lua, são 30 Terras, 30 diâmetros da Terra para uma distância média.

      Excluir
  6. Amigo nessa escala qual seria o tamanho do universo observavio ??

    ResponderExcluir
  7. muito bom e explicativo o blog, parabens acho que esse tipo de comparaçao e muito melhor para compreençao pelo menos para leigos como eu,porem acho q ha um equivoco na comparacao das distancias terra lua terra sol no primeiro exemplo
    pois se a distancia entre a terra e a lua na comparaçao seria de 1,88 metros para 400mil km entao a distancia terra sol nao seria apenas de 24,8 metros
    ja que 150 milhões de quilômetros seriam mais de 350 vzs a distancia portanto o sol estaria a mais d 500 metros de distancia correto

    ResponderExcluir
  8. Está errado, Alpha Centauri estaria a cerca de 20 mil KMs. Basicamente um Rio-Tóquio.

    ResponderExcluir