terça-feira, 26 de julho de 2016

A hipocrisia acerca da nudez feminina


Nesta terça-feira, 26, li no blog da Lola um post sobre a nudez pública feminina (ou quase isso) escrito por uma comentarista qualquer de outro post anterior. O post é um desabafo sobre a hipocrisia pseudo moralista, sexista e conservadora que há com relação à nudez feminina (ou a pouca roupa). O texto mostra como é incrivelmente hipócrita a nossa sociedade que por um lado trata com naturalidade a nudez feminina em campanhas publicitárias, em outdoors, bancas de revistas e até em alguns produtos – mas execra e combate nudez feminina nas ruas. Uma mulher pode aparecer nua numa propaganda de cerveja, mas não pode sequer tirar a blusa na rua. Sim, isso é uma hipocrisia, uma contradição lógica que, a meu ver, precisa ser extinta. Mas há outro problema sendo criado com relação a isso que é vendido como solução, que é justamente a proposta inversa. Essa solução inversa é, basicamente, inverter as coisas como aí estão: permitir a nudez feminina nas ruas e proibir a sua representação na publicidade. Ser a favor da nudez da mulher como "sujeito" e ser contra a nudez da mulher como "objeto" é exatamente o oposto do que os conservadores defendem, que é ser a favor da nudez "objetificada" e ao mesmo tempo ser contra a nudez da mulher como "sujeito". Desculpem-me a sinceridade, mas, para mim, essas duas opções são uma bosta.

Alguém pode me dizer o que tem de errado nisso?

Os únicos grupos realmente coerentes, quem diria, são os fundamentalistas religiosos e os progressistas libertários. Eles são os únicos que não possuem moral seletiva. O primeiro grupo é contra qualquer forma de nudez, seja objetificada ou do sujeito. Já o segundo grupo é a favor de todas as formas de nudez, seja também a objetificada ou a do sujeito. Os religiosos fundamentalistas, como já conhecemos das teocracias islâmicas, chegam ao ponto de obrigar as mulheres a usarem burca. E mulher pelada em outdoor nesses países é capaz até de dar em pena de morte. Já os progressistas libertários, que são a favor de todas as formas de nudez, objetificada ou não, são os únicos que realmente respeitam a liberdade das pessoas. E não por acaso, eu me encaixo justamente neste último grupo. Eu não vivo nessa paranoia de querer controlar o que os outros vestem e como eles aparecerão em peças publicitárias. O corpo é seu e você faz com ele o que quiser. O que eu não gosto é desse moralismo seletivo que acha que mulher de minissaia na rua tem que ser escorraçada e mulher de minissaia na propaganda da cerveja tem que ser incentivada. E o contrário também vale, porque esse negócio de combater a "objetificação feminina" virou uma piada moralista que os progressistas mais radicais pegaram emprestado com as beatas do século 12. Não é porque uma mulher sensual ou seminua te "ofende" por estar "indecente" que você tem o direito de censurá-la de se vestir, posar ou usar a sua imagem como ela bem quiser. Se não gosta, seja você conservador ou progressista radical, então vai morar lá na Arábia Saudita, porque lá não tem mulher pelada para ofender os seus olhos e a sua moral imoral.

O corpo é delas, a regra é delas.

Então se você quer ser visto(a) como uma pessoa com um mínimo de coerência e lucidez, ou seja a favor de todas as formas de nudez, ou vá se celibatar lá no Afeganistão.

Não gostou?

Um comentário:

  1. na minha opinião eu prefiro os ensinamentos
    judaico-islamico que proibem que o ser humano
    ande vestido de forma obscena ou pelado no meio
    da rua
    aonde já se viu em pleno século 21 ter pessoas
    principalmente mulher andando de forma obscena ou até sem roupa?
    e o pior é que tem gente que diz que as muheres sofrem mais por sair mostrando o corpo de qualquer forma por ai
    mas a verdade é que a sociedade ocidental (brasileira) prefere ver uma mulher pelada do que
    ver um homen sem camisa que já começão
    o mimimi dizendo que as mulheres são oprimidas
    quando não podem mostrar os peitos mas
    eu infelizmente vejo mulher usando biquini
    que é pior e mesmo assim tem gente que acha errado
    ver os homens andando sem camisa mas o que esses
    malditos esquerdistas não falão é que nos paises arabes
    o homen que anda pelado sofre uma morte tão horrivel
    que é o mesmo que querer estuprar alguem
    e o estupro nesses paises são sim punidos com extrema
    brutalidade por isso o castigo é mais severo pro homen que anda de forma obscena ou até pelado já que
    isso da a impressão que é um estuprador
    diferente das mulheres que sempre tiverão o direito
    de andar mostrando a bunda,
    posar nua,etc
    e só por que não podem mostrar os peitos fazem esses escandalos?

    ResponderExcluir