quarta-feira, 13 de julho de 2016

A inocência do pobre de direita


Já critiquei pesadamente e por diversas vezes a banda da classe média que se apegou a valores fascistas, neoliberais e individualistas. Eu pego pesado com ela porque a classe média merece uma crítica mais ácida por ser teoricamente mais bem informada que as classes mais baixas. Já com os pobres de direita, a crítica precisa ser outra. Não podemos cometer a injustiça de culpar alguns pobres por eles serem de direita ou por apoiarem este governo salafrário, golpista e elitista de Michel Temer. O pobre de direita é o subproduto, é uma vítima, de uma mídia mal caráter e oligopolista que se utiliza de artifícios desonestos para manipular a opinião pública. O pobre que passa o dia inteiro trabalhando, preso no trânsito e sem alternativa de entretenimento a não ser a televisão não tem como saber das maracutaias políticas do país a não ser através da própria televisão. Ele então liga a tevê para assistir um telejornal achando que está se informando, mas está, na verdade, se tornando massa de manobra. O pobre de direita acredita, em sua santa inocência, que a grande mídia corporativa é séria e imparcial – fato que o coloca como alvo central da lavagem cerebral. Este pobre ingênuo não é mal, é apenas manipulado. Mesmo com o governo do PT tendo sido possivelmente o melhor da história para os pobres, as pessoas mais humildes são bombardeadas apenas pelas informações tendenciosas que afirmam que só o PT é corrupto. E daí que vemos argumentos absurdos como os representados nos memes abaixo:



Pobres de direita são a maior prova de que algo está errado na sociedade. Não é possível que alguém apoie aquilo que é ruim para si mesmo de forma consciente, a não ser em casos patológicos de masoquismo. É o fim da picada achar um trabalhador que apoie o neoliberalismo ou qualquer outra política de arrocho ao proletariado. Os pobres precisam apoiar aqueles que estão dispostos a melhorar sua qualidade de vida, sua renda, sua educação, sua saúde, seu emprego e que os dê a chance de colocar em prática os seus sonhos. Pobres precisam pagar menos impostos, ter um salário melhor, ter a carga horária de trabalho reduzida (veja o exemplo da Suécia), ter mais segurança no trabalho, ter mais prazer no trabalho, ter mais tempo com a família, ter um lazer decente, ter assistência médica de qualidade e saber que vale a pena seguir pelo caminho do bem. Muitos escolhem o caminho do tráfico ou da violência porque só neste caminho do mal eles encontram o que deveriam estar encontrando no caminho do bem. E não é o caminho da direita predatória que levará os pobres a terem uma vida decente e o país a se tornar um lugar melhor, mais justo e mais produtivo.
A grande imprensa – que é a arma de lavagem cerebral mais eficiente da nossa elite econômica predatória – é a principal responsável por tornar o nosso país cada vez pior. Pois como já dizia Pulitzer:


É preciso politizar mais as pessoas, é preciso democratizar a mídia e construir uma educação realmente libertadora. É preciso resistência e luta sem descanso. Quando se enfrenta um sistema, não se pode dar trégua e nem ceder a chantagens. Somente com atitude e perseverança se pode combater um sistema desigual e opressor.

43 comentários:

  1. O povo está preso em um genjutso criado pela direita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O BRASIL ESTÁ NA ESQUERDA DESDE GETÚLIO VARGAS.
      SE VC QUER SER REVOLUCIONÁRIO, SEJA DE DIREITA!

      Excluir
    2. Marcio Cunha disse:

      "O BRASIL ESTÁ NA ESQUERDA DESDE GETÚLIO VARGAS"

      Preciso explicar porque a direita brasileira é analfabeta funcional e iletrada em história? A menos claro, que você seja um stalinista anarcocapitalista. Aí tá perdoado por ser um discípulo fiel do Ednaldo Pereira.

      Excluir
    3. blábláblá a única coisa q sei é que a esqueda (pt) roubou milhões e defende ditaduras, não votar na direita 1 turno blz,mas votar em alguém que comprovadamente estava na cara dura roubando,apoiava ditaduras,iria ter mais um apoio na venezuela,iria soltar bandidos q rouba celular (pequenas causas)iria soltar bandidos em 2 instância no Natal, o maior bandido do mundo,não iria acrescentar em nada no pais além de controle de midia pública(fim da democracia) e bolsa pra quem é gay ou lésbica(desigualdade social,até eu diria ser gay pra ganhar bolsa de graça) Alguém votar no PT 2 turno é só apoiar um criminoso no poder, "Ah mais bolsonaro é ladrãozinho também" só que entre alguém com provas e outro por achismo, quem escolhe alguém com provas só tá sendo tão bandido quanto.

      Excluir
    4. Caraca, vc perdeu a oportunidade de ficar calado! Só falou asneiras! Acho q vc tá mesmo é de brincadeira! O PIOR Q VC FALOU É DIZER Q A ESQUERDA KKKKKKK DEFENDE A DITADURA! VC SURTOU? NAO,VC NAO ENTENDE ABSOLUTAMENTE NADA SOBRE POLÍTICA, SOBRE QUEM LUTOU CONTRA A DIRAD! EU DEUS! TO RINDO MUITO DA IMBECIALIDADE DESSE CARA!

      Excluir
  2. Você deu sua opinião,eu só perdi tempo lendo essa besteira.Eu achei que você iria se basear em fatos.Como você deduziu que todo pobre de direita fica preso no trânsito e vê TV aberta?Pobre não tem livro ou internet?O pobre de hoje em dia não cai nessa ideologia fajuda de Comunismo, que é nivelar o povo por baixo ou seja a nação toda ser pobre,e o ditador ser rico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quer fato melhor que sair nas comunidades carentes e ver a realidade desses locais? Internet para a grande massa é limitada a um 3G porco que mal dá para ver alguma coisa no Face e já acaba a franquia. Sobre ficar preso no trânsito, dê uma olhada nos engarrafamentos das grandes cidades e veja a precariedade dos coletivos onde gasta-se horas para ir e voltar para o trabalho. A maioria dos pobres também não lê, seja por falta de tempo ou de dinheiro. E, sim, pobre cai em qualquer conto criado pela mídia corporativa, que é de direita e defende os interesses das castas oligárquicas deste país.
      E quem aqui está defendendo o comunismo? Endoidou? Reduzir desigualdades e injustiças sociais é comunismo onde? Pelo visto, quem precisa ler aqui é o senhor.

      Francamente, é cada um que me aparece...

      Excluir
    2. ^ Pobre de direita detectado e que se doeu!

      Excluir
    3. Sai daí sem noção ! Vc além de pobre de direita é ignorante.

      Excluir
    4. Onde tu viu isso, criaturaaaaaa?
      Jesus!!!
      VOu ler de novo pra me certificar de não ter lido algo estranho.

      Excluir
  3. Meu Deus, quanta besteira, em primeiro lugar, quem da atenção, a Direita ou Esquerda? Só as estatísticas mostram que a Direita enriquece o país enquanto a Esquerda leva á miséria... Por exemplo na Ucrânia Comunista, em que o povo passou fome, tiveram que comer cachorros, grama e praticar canibalismo comendo seus filhos, vocês estão na Internet é só abrir uma nova guia e pesquisar ue, em vez de ficar publicando besteiras...
    Em segundo lugar, olha as estatisticas de desemprego, olhe quem ganha mais, em países Comunistas é um paraíso, meu Deus, lá as pessoas ganham muito dinheiro e nunca se ouviu falar de países Comunistas em crise... '-' E só pra complementar, é melhor alguem sem emprego ou ganhando pouco salario? Pelo amor de Deus parem de falar besteiras... Tomara que você seja a primeira pessoa a perder o emprego (se tiver...) e a morrer assaltado se esse país virar Comunista, tomara que você passe fome, e depois o cachaceiro do Lula rir da sua cara e defender o assaltante por não ter oportunidades seu filho da puta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "as estatísticas mostram que a Direita enriquece o país enquanto a Esquerda leva á miséria" - Estatísticas de onde? Do mundo do pirulito? E o que aconteceu na Ucrânia teve outras razões, entre elas, a retaliação de Stalin.

      Digita aí no Google "desemprego em Cuba" e compara com os números dos EUA e do Brasil. Não vou colocar os dados aqui para que vocês da direita deixem de ser preguiçosos e aprendam a pesquisar.

      E ainda termina a diarreia mental torcendo para eu ficar desempregado, morrer assaltado e passar fome. Vai ver se essas coisas acontecem em Cuba, alienado. E o que raios Lula tem a ver com esse seu delírio biruta de comunismo?

      Volta pra tua Pepsi, olavete doente mental.

      Excluir
    2. Welington Fernando veja o PIB dos EUA e depois veja o de Cuba
      E depois veja o PIB dos países que abandonaram o socialismo e adotaram o capitalismo.
      Comunista burro!

      Excluir
    3. E que tal comparar a renda per capita? E os indicadores sociais de saúde, moradia e educação? Que tal comparar Cuba com os EUA aí, hein, meu caro capitalista 'onisciente'?

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo texto. O pobre de direita é um fenômeno assustador. A influência da mídia neste comportamento é evidente. O trabalhador é explorado no Brasil,desde sempre e o sonho de muitos é, infelizmente, virar um explorador. A tv mostra como é fácil trabalhar e enriquecer. Afinal não importa a tua origem, a tua raça ou onde vive, todos têm as mesmas oportunidades e quem não garantiu seu lugar ao sol, é um vagabundo
    É muito complicado romper este pensamento meritocratico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O grande trabalho das pessoas politicamente conscientes é de fazer uma deslavagem cerebral nas classes dominadas. Sem isso, não é possível quebrar esse ciclo imposto pela mídia e pela cultura.
      Obrigado pela visita e abraço.

      Excluir
    2. O problema: a esquerda não quer ir pras periferias politizar os pobres. Só querem ficar na Internet. Esse é o ponto!

      Excluir
  6. Da mesma forma que os "pastores" iludem o povo que os enriquece, a TV, principalmente, por não ter que pagar para que ela adentre a casa, ilude os pobres, mostrando-lhes o lado bom, excelente (e logicamente inexistente) do governo. escondendo as corrupções, os superfaturamentos, as concessões e depois mostra as palhaçadas das novelas, onde as intrigas, cenas de sexo, crimes e roubos fazem o papel de
    "enchimento" na cabeça dos pobres, fazendo-os defender o governo, por mais corrupto que seja. e por pior que esteja sua própria situação. Estes são os pobres de direita. E existem muitos que, levados pelas filosofias religiosas ainda se julgam ricos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, Sebastião. Infelizmente, o pobre não tem como se livrar desse círculo vicioso. Só é possível mudar isso através da educação e de diversas reformas de base, incluindo a da mídia. E reformas de base só são possíveis no Brasil através de revoluções, infelizmente.

      Excluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. QUANDO VOCÊ É POBRE, VOCÊ NÃO TEM TEMPO DE ACREDITAR EM PROMESSA DE POLÍTICOS.
    VOCÊ PRECISA TRABALHAR PRA COMER !!!

    ResponderExcluir
  9. Texto muito tendencioso e ridiculo, fiquei lendo e ficando besta com tamanha ignorância. As iniciátiva privada enriquece o país com empregos, produtos e serviços para a sociedade, o Brasil não é um país de direita, se fosse aqui teria o livre mercado, com produtos e serviços de baixo preço para acesso de todos, o salário seria livre e muito maior, não teria tantos impostos sobre produto, não teria tanta corrupcao pois o governo não seria tão grande e rico, sendo alvo de bandidos e mals carater como o Lula. A direita quer enriquecer o pobres com empregos, e não tornar-los dependentes de um governo corrupto. Veja como vivem o pobres americanos, antes de escrever este texto ridiculo com pensamentos primitivos. O Brasil precisa de união e não divisão de classes, etnias e ideologia. Digam não ao socialismo e divisão de classes, precisamos nos unir. Sou pobre e de direita com muito orgulho, pena que nasci em um país tão fraco de ideologia. TEXTO RIDICULO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rarará! Olha a compilação de besteiras que você escreveu:

      1-"o Brasil não é um país de direita"
      Então o Brasil é primeiro país controlado por bancos privados que não é de direita, né? Você acha que o corporativismo é o quê, santa? Extrema-exquerda?

      2-"o salário seria livre e muito maior"
      Claro, você tira a lei que garante o salário mínimo e eles automaticamente sobrem! Uau! Você é um jênio!

      3-"não teria tanta corrupção pois o governo não seria tão grande e rico"
      Corrupção não tem nada a ver com tamanho de Estado ou com sua riqueza.

      4-"A direita quer enriquecer o pobres com empregos"
      A direita quer "enriquecer" os pobres com subempregos e pagar salários de fome sem leis trabalhistas.

      5-"Veja como vivem o pobres americanos"
      Já vi e não gostei. Até os pobres de Cuba estão melhores que eles.

      6-"Digam não ao socialismo e divisão de classes"
      O socialismo não quer dividir classes, quer justamente unificar as classes e valorizar o trabalho.

      6-"Sou pobre e de direita com muito orgulho"
      Deu para perceber. Não é pobre apenas de dinheiro, mas de intelecto também.

      Por favor, procure se informar melhor para não passar vergonha na internet, amigo.

      Excluir
    2. Cara, não seja fanático, pare para pensar!
      O BRASIL não é de direita e sim de centro esquerda. Aqui funciona o capitalismo de cumpadres e não de mercado, o governo regula as empresas e dificulta a livre iniciativa. Pagamos a maior carga tributária do mundo, para termos um governo corrupto e canalha. Deve-Se ter o estado mínimo para que empresas não escravizem pessoas e não interfiram na economià. E sim o governo inflado e sem patrão se torna alvo de bandidos como o Lula. O que ajuda o pobres de verdade não são os empregos?. Como haveria méritocracia em um socialismo, como as pessoas ficariam incentivadas a trabalhar?. Os pobres americanos conseguem comprar casas e comprar carros como Civic, camaro e mustang, a pobreza americana está muito a frente da brasileira, milhões de cubanos tentam entrar em Miami, quantos americanos tentam entrar em Cuba?
      VOCE QUER DITADORES IMPONDO REGRAS IGUAL NA CORÉIA DO NORTE? PORQUE DE FATO QUANTO MAIOR O ESTADO, MENOR SERÁ O POVO.
      SOCIALISMO E UM RETROCESSO.

      PENSE CARA!

      Excluir
    3. Eu entendo bem esse pensamento liberal e sei aonde você quer chegar. Mas eu garanto a você que reduzir o "tamanho" do Estado não é a solução. Menos Estado gera maior predatismo empresarial e mais oligopólios justamente porque a função do Estado é evitar a formação de oligopólios e práticas como cartéis e dumpings que destroem a concorrência. Se o Estado falha nessa função, não é eliminando o Estado que as coisas resolver-se-ão magicamente.
      O socialismo não destroi meritocracia alguma. De onde você tirou isso? O socialismo valoriza o trabalho e o trabalhador, permitindo um salário justo sem a mais-valia.
      Cara, pelamordedeus! Pobres americanos NÃO compram casas. Pobres americanos moram na rua e passam necessidade! Acorda rapaz! Você ao menos visitou os bairros pobres nos EUA para dizer uma coisa dessas?
      Sobre Cuba, isso daria um post inteiro, primeiro que cubanos podem sair de Cuba legalmente já há algum tempo. Segundo que, sim, muitos americanos negros e pobres foram para Cuba, mas a imprensa americana não divulgou isso por razões óbvias. E os cubanos fugiam para os EUA porque ganhavam visto instantâneo caso entrassem ilegalmente no país. Inclusive essa é parte da política anti-Cuba dos EUA que inclui o embargo econômico contra a ilha caribenha.
      E eu não quero ditadores, eu quero justiça social.

      Saia desse mundo neoliberal que estão tentando te convencer que dá certo. Se quiser ser de direita, o problema é seu. Mas seja de direita sabendo do que você está falando.

      Excluir
  10. E porque os ricos podem ser de esquerda? Chico Buarque foi pobre quando? Zé de Abreu? Wagner Moura? Gregório Duvivier, e até o Guilherme Boulos,me mostre onde esses caras são pobres por favor?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todo mundo que precisa trabalhar para pagar suas contas é pobre. Ou você acha que banqueiro, rentista, playboy, plutocrata ou donos de conglomerados de mídia precisa trabalhar?

      Excluir
  11. adorei o texto, sei altas risadas com tanta besteira.

    ResponderExcluir
  12. O "pobre de esquerda" e o coxinha socialista burguês o judeu Kissel Mordekay, dito de Karl Marx", o capitalista alemão Friedrich Engels, o judeu burguês Vladimir Blank, dito de "Lênin", o latifundiário judeu Leon Bronstein dito de "Trotski", o filhote de latifundiário Fidel Castro, o filhote de burgueses e aristocratas militares argentinos Che Guevara, a burgusa filha de Mãe latifundiária Dilma, o ridículo capitalista Eduardo Suplicy, o filhote de capitalistas Boulos e aí vai afora todos comunistas caviar, metidos a "trabalhadores pobres"!!! Ah, esqueci que o maior latifundiário capitalista do Rio Grande do Sul e do Brasil João Goulart era metido também a "pobre comunista"!! É de lascar pra enganar os trouxas!

    ResponderExcluir
  13. A esquerda na prática, é só mais uma direita disfarçada...ou seja , o operário esquerdista ,quando chega no poder , a única coisa que busca é se manter no poder e enriquecer-se mais e mais, não dando a mínima para os que lhes apoiaram .Portanto... socialista não gosta de pobre ,gosta mesmo é de pobreza .(discursar contra a desigualdade social ,apenas para se manter no poder )

    ResponderExcluir
  14. Nunca li tanta besteira na vida kkk,

    ResponderExcluir
  15. Que monte de merda.... no final nada dá certo porque o povão quer grana, status, churrasco, real madrid, carro com som alto... ele está cagando e andando pra essa merda que só quer poder e ocupar cargo público, de resto nada vai mudar porque quem manda no mundo mesmo é o mercado financeiro, o fmi, e quer sua casa? estude, trabalhe 20 anos e pague ela... e parem de rotular as pessoas pela sua condição sócio econõmica e pensem mais em valores morais básicos, que é o que esse povo entende, alías a maioria nunca questionou do porque se usa roupas, é algo naturalmente aceito desde muito tempo, mas o homem tende a teorizar e rotular tudo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, a classe média é um monte de merda mesmo...
      Defender a meritocracia e a exploração do trabalhador é atitude de gente que vive fora da realidade.

      Excluir
  16. WELLINGTON FERNANDO

    VC JA REFEZ A SUA CIRURGIA, DE COLOSTOMIA POIS OS MEDICOS ERRARAM, E COLOCARAM PRA SAIR POR CIMA, TEM Q SAIR PELO RETO E NAO PELA BOCA....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rapaz, tu é tão tosco que além de falar um monte de besteiras em caixa alta, ainda esqueceu que eu não falei, e sim escrevi. Falando nisso, vai limpar os teus dedos que eles estão sujos de cocô de tanto você digitar merd@.

      Até nunca mais.

      Excluir
  17. Não adianta explicar nada pra pobre de direita. É melhor explicar pra uma porta. Ô povozinho alienado. Para dizer a verdade eles só conseguem ler um parágrafo e não têm senso crítico. Já vão destilando ódio pra todos os lados, que aliás é só os que eles sabem fazer.

    ResponderExcluir