quinta-feira, 1 de março de 2018

A direita brasileira e o seu egocentrismo irresponsável


Tem um vídeo circulando no YouTube com o ex-líder da Legião Urbana, Renato Russo, onde ele diz ser capitalista por ter o dinheiro como principal motivação para seu trabalho. A direita, ou melhor, os pobres de direita (a classe média), se regozijaram com a fala do Renato que foi bastante inocente e rasa. E falando em inocente e superficial, ontem eu tive o desprazer de assistir um vídeo do vlogueiro Izzy Nobre falando com um monte de besteiras pueris sobre o comunismo (devidamente refutadas neste outro vídeo). E, vez por outra, o YouTube me indica vídeos de algumas figuras infames da direita que atacam o socialismo e defendem com unhas e dentes o capitalismo selvagem que eles chamam carinhosamente de "livre mercado" sem o devido conhecimento para tal. Pois bem, diante dessa overdose de desinformação trazida pelos nossos miguxos, concluí que preciso fazer algumas ponderações sobre o que tem sido dito pela neodireita brasileira e seus simpatizantes.

A direita pensando como direita

Pode notar que a direita usa sempre o "eu" em suas falas: "EU gosto do capitalismo", "EU gosto de ganhar dinheiro", "EU não quero pagar imposto", "EU trabalho duro para ganhar o meu dinheiro", "EU quero viajar para Disney", "EU não quero dar meu dinheiro aos pobres", EU isso, EU aquilo, EU, Eu, eu... É sempre assim. Já esquerda pensa de maneira mais ampla, mais abrangente, não se colocando como centro de tudo. A esquerda diz: "NÓS sofremos com a desigualdade", "NÓS precisamos de educação pública de qualidade", "NÓS precisamos taxar a renda ao invés do consumo", "NÓS precisamos de uma auditoria pública", "NÓS precisamos de uma sociedade mais justa"... É o NÓS que vem em primeiro lugar. A esquerda se foca em resolver os problemas que afligem a coletividade, enquanto que a direita foca nos próprios problemas individualmente. Os indivíduos da classe média que se declaram de direita ou conservadores raramente levam em consideração o próprio privilégio ou as condições subumanas as quais os mais pobres são submetidos dentro do capitalismo. É muito fácil defender o capitalismo quando você sempre teve casa própria, quando faz três refeições por dia e quando você teve ajuda dos pais para financiar seus estudos... Quero ver defender o capitalismo lá na periferia, onde o Estado burguês se omite em cuidar das pessoas e ainda manda a polícia (ou o exército) botar "ordem na casa" quando a situação sai do controle.



 
A neodireita brasileira – formada majoritariamente por neoliberais, ancaps e olavetes – pensa sempre daquela velha maneira: "Se está bom para mim, está bom para todo mundo". Já a esquerda, por ser mais voltada para o social, pensa de maneira oposta: "Se não está bom para todo mundo, então não está bom para ninguém". A falta de empatia da direita aliada a sua frequente ignorância é simplesmente aterradora. A direita tem naturalizado, mesmo que sem perceber, a desigualdade criminosa, a injustiça social e o comodismo diante de todo o cenário que beira o caos social no Brasil. Daí eu pergunto: quem fala pelos pobres? Já sabemos quem fala pelos ricos, mas quem fala pelos mais pobres? Será que a direita e seus 'filhinhos de papai' estão interessados em combater o sofrimento que só o proletariado da periferia sente na pele?

Personagens de um verdadeiro filme de terror

A direita, falsa moralista que é, idolatrou Aécio, Cunha, Japonês da Federal, Moro... Todos envolvidos em algum tipo de ilicitude. E depois vem jogar pedra no PT, no Lula (que, aliás, foi condenado sem provas) e no socialismo. Daí eu pergunto que moral a direita tem para pedir por um país melhor se ela mesma não contribui em nada para isso. Aliás, muito pelo contrário: a classe média brasileira tem fugido em massa para outros países, especialmente para Portugal (onde o Estado malvadão cuida das pessoas), depois de toda a merda que apoiou e que foi denunciada para o mundo inteiro no desfile da Paraíso do Tuiuti. E depois é somente o povo cubano que foge para outros países...

Nem pra fazer piada essa turma serve

Enfim, enquanto a direita brasileira vira piada no mundo inteiro, a direita Europeia sabe que o mercado é amoral, sabe que o Estado deve intervir na economia para proteger a propriedade privada e promover uma concorrência justa, sabe que o imposto precisa ser cobrado na renda ao invés do consumo, sabe que permitir maior circulação de dinheiro na sociedade (menos concentração de renda) fortalece o mercado e sabe que dar golpes de Estado não melhora em nada a situação econômica de um país.
Enquanto isso, temos que aturar 'jênios' iluminados como Kim Kataguiri, Olavo de Carvalho, Leandro Narloch e Nando Moura trabalhando como alienadores em massa e fazendo a direita brasileira passar vergonha no mundo inteiro. Se quer ser de direita, seja. Mas por favor, não seja mais um idiota.

2 comentários: