quarta-feira, 7 de março de 2018

O desafio de escrever em um blog num país de analfabetos


Desde de julho de 2011 que eu escrevo neste blog. E desde janeiro de 2016 que eu escrevo diariamente, publicando um post por dia. Confesso que isso tem sido uma experiência muito gratificante, porque o aprendizado envolvido neste processo todo de escrever, pesquisar, desabafar, ler comentários, interagir com os leitores e de ter voz ativa na internet sem censuras é algo que eu não teria como obter de outra maneira. Porém, atualmente tem se tornado complicado para mim manter o ritmo de um post por dia, porque estou com o tempo bastante reduzido de uns dias para cá. Ultimamente, tenho gasto mais tempo com leituras, voltei a praticar atividade física regular, voltei a estudar e tenho um monte de jogos na Steam que comprei e ainda nem joguei. Portanto, é possível que ocorra de eu não conseguir publicar postagens com a mesma frequência pela falta de tempo. Vou me esforçar para manter o ritmo de um post por dia, mas devido a essa minha escassez de tempo, não garanto mais que vou ter condições de comparecer aqui sete dias por semana.


O desafio de escrever em um blog
Sei muito bem que os blogs hoje possuem pouca relevância se comparados há uma década atrás. Na década passada era quase uma moda ter um blog. Mas com o crescimento da internet de banda larga, os blogs estão perdendo cada vez mais espaço para os vídeoblogs, ou simplesmente vlogs. Os vídeos do YouTube, por exemplo, dão muito mais visibilidade por serem mais dinâmicos e por terem a possibilidade de serem escutados como num podcast (mídia de áudio). Além disso, ninguém precisa saber ler e escrever para entender o conteúdo de um vídeo. E falando em ler e escrever, como a maioria da população brasileira não tem o hábito de leitura e ainda por cima sofre de algum grau de analfabetismo funcional, ter um blog não traz nenhuma audiência significativa. É por isso que escrever em um blog é um desafio, ainda mais quando não se recebe nenhum centavo para mantê-lo. Quando se escreve num blog, ou é por paixão, ou por uma causa maior.


Enfim, se você pretende ter um blog, vá em frente, pois será uma experiência muito bacana para a sua vida. Mas não ache que com ele você terá muitas visualizações (especialmente no início) ou que ganhará muito dinheiro com adsense (publicidade). Blogs hoje em dia se transformaram numa coisa quase retrô: numa coisa de hipster pós-moderno. Isso tanto é verdade que os aplicativos para blogs em smartphones e tablets são bem horríveis de se usar, forçando o escritor a publicar suas postagens quase sempre a partir de PCs ou notebooks. Fora que a maioria das pessoas hoje em dia prefere escrever nas redes sociais por questões de praticidade e facilidade de compartilhamento. Mas enfim, se você ama escrever e gostaria de ter um cantinho na web só seu, blogs ainda são a melhor opção.

Sobre criar um canal no YouTube, isso seria totalmente inviável para mim. Se eu não tenho tempo para escrever, imagine para gravar, editar e subir vídeos... Além disso, eu me comunico muito melhor escrevendo do que falando. E falando em falar, eu sou um PÉSSIMO orador, diga-se de passagem. Fora toda a exposição pública que os vídeos trazem. Num blog é possível manter a própria identidade em sigilo, evitando uma exposição excessiva que pode até ser perigosa levando em consideração os haters e até uma possível futura ditadura no país. Se eu me arrepender da experiência no futuro, os meu vídeos ficarão para sempre aí na plataforma. Então por questões de praticidade, privacidade e segurança, eu prefiro os blogs.

Enfim, grande abraço a todos.

Namastê!

4 comentários: