domingo, 1 de abril de 2018

O que os terraplanistas ensinam para nós?


Tenho visto de uns meses para cá muitas discussões acaloradas entre globalistas e terraplanistas tanto no YouTube quanto no Facebook. E prestando atenção à maioria dos globalistas, muitos deles usam argumentos dogmáticos (baseados em convicções pessoais) para defender que a Terra é esférica. Sim, a Terra é, de fato, esférica, mas ela não tem a forma de um globo porque acreditamos que ela tenha essa forma. A Terra é esférica porque há evidências científicas irrefutáveis de que a Terra tem esse formato. Porém, nos debates pela web, as pessoas não costumam usar argumentos baseados nas evidências científicas contra os terraplanistas. E isso é um problema porque as pessoas sabem que a Terra é esférica, mas não sabem explicar o porquê e nem tem como provar esse fato. É aí que os terraplanistas se aproveitam e usam pseudociência e distorções da realidade para defender o ponto de vista deles. E muitas vezes o debate fica nisso: os globalistas dizendo que acreditam que a Terra é esférica e os terraplanistas mostrando as "evidências" de que a Terra é plana. Isso devia ser justamente o contrário, porque a Terra plana é que é um pensamento dogmático, já que não possui evidências baseadas na realidade.


A lição que fica nisso é que é preciso difundir o método científico no nosso sistema de ensino. Não basta que o aluno saiba que a Terra é redonda. O aluno precisa saber como descobrir o formato da Terra na prática através das ferramentas da ciência. A Terra plana é uma ideia que tem seduzido muita gente porque ela se apropria de alguns elementos distorcidos do método científico para difundir pseudociência. Os terraplanistas, por exemplo, pedem para que as pessoas não acreditem neles por acreditar, mas que tirem as próprias conclusões baseadas na lógica, na observação e nos experimentos práticos que eles criaram para "provar" que a Terra tem a forma que eles acreditam. É óbvio que os experimentos que deduzem que a Terra é chata estão errados, mas eles trabalham em cima da ideia do "desafio ao senso comum", do "pensar fora da caixa" e do "contestar sempre as nossas crenças". E é justamente isso que tem seduzido tantas pessoas a acreditarem que a Terra é plana. Os terraplanistas têm se apropriado dos conceitos certos para defender as ideias erradas.

6 comentários:

  1. Por algum motivo é mais fácil argumentar em favor de coisas absurdas. As pessoas me dizem que a ditadura impediu que o comunismo reinasse no Brasil e eu fico sem resposta... ou reação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como se o comunismo fosse algo ruim e a ditadura uma coisa boa. Com esses, eu nem discuto.

      Excluir
    2. Quanto aos terraplanistas, considero um caso perdido. É que sempre haverá grupos que, por ignorância ou sedução por pseudociência, assumem posições contrárias. Mas em que essas pessoas afetam o mundo? Nada, apenas são ignorantes, mas jamais chegarão a trabalhar na Nasa ou no ajuste de satelites de telecomunicações. Tem gente na minha família que até hoje não vacinou os filhos por acharem que vacina faz mal. Dá pra começar algum debate com gente assim?

      Excluir
  2. Um dos motivos para não ter fé na ciencia é que ela se baseia em fatos e testes. So a fé quando a pessoa nao tem provas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
  3. o que seu texto deixou de observar, é justamente sua falta de observação, pois em toda discussão entre terraplanistas e globalistas existe sim, muita comprovação científica, eu sou testemunha disso.

    ResponderExcluir