domingo, 22 de abril de 2018

O pobre de direita é o escravo ideal


Pior que um escravo acovardado é uma escravo que aceita e defende a sua própria escravidão, pois como já dizia Simone de Beauvoir: os opressores não seriam tão fortes se não tivessem cúmplices entre os próprios oprimidos. Assim é o pobre de direita: um sujeito que se acha capitalista por ter acesso aos bens de consumo. Os ricos no capitalismo financeiro são aqueles que vivem de renda, de exploração e de juros. Todo mundo que trabalha para sobreviver é pobre. Rico não sobrevive: rico controla o sistema com seu poder econômico.


Uma coisa que eu sempre me questiono é como diabos alguém que ganha dois ou três salários mínimos pode querer que tudo seja privado. Ao invés de defender saúde e educação pública de qualidade e de acesso universal, muita gente prefere gastar uma fortuna com esses serviços privados. É muita falta de coerência lógica achar que vai sobrar mais dinheiro no fim do mês deixando de pagar impostos. O que "economizamos" com impostos vai ser cobrado em dobro da mensalidade do plano de saúde e no boleto da faculdade privada. Isso sem mencionar as pessoas desempregadas e sem dinheiro que não terão qualquer acesso à saúde e à educação. Já pensou a loucura que seria morar num país onde tudo seja privado? Para cada rua que você trafegar, terá que pagar pedágio. Para cada vez que for aferir a pressão num posto de saúde, terá que pagar. Para cada vez que for pescar num rio, terá que pagar. Para cada vez que for usar um banheiro público, terá que pagar. E de onde vai sair tanto dinheiro para cada um pagar isso?
Outra tolice é achar que tudo privado será melhor, porque assim haverá mais concorrência e os preços ficariam mais baixos. O problema disso é que esse tipo de coisa só funciona bem na teoria, porque o capitalismo sempre tende a formar monopólios, oligopólios e cartéis. E o preço nos monopólios é sempre o mais alto possível dentro da margem de lucro.


Por essas e outras que eu digo que o pobre de direita é o escravo perfeito, porque ele é escravizado não apenas por vender quase de graça a sua força de trabalho, mas principalmente porque ele é um escravo em sua própria mente. Ele pensa como um escravo e acha isso maravilhoso. Um sujeito que acha que o mercado é ético e incorruptível é um perfeito alienado. A lógica do mercado é unicamente a do lucro.

4 comentários: