quinta-feira, 26 de abril de 2018

Use apenas fontes de qualidade no seu PC


Na semana passada, o meu PC havia parado de funcionar de repente e, logo em seguida, subiu um cheiro de queimado tenebroso. Fui examinar e descobri que a fonte havia queimado. A fonte queimou de modo tal que até o cabo de força derreteu! Enfim, desmontei o PC e descobri que o filtro de ar da fonte que fica na parte inferior do gabinete estava entupido de poeira. Portanto, a fonte queimou devido ao sobreaquecimento, já que o ar que passava por dentro dela circulava com muita dificuldade. E para piorar, na hora que a fonte queimou eu estava jogando o game que mais dá trabalho para o PC rodar: o The Witcher 3. Eu fiquei obviamente aborrecido, mas ao mesmo tempo aliviado. Eu fiquei aliviado por não ter perdido o PC todo, coisa que já ocorreu comigo no passado, quando eu usava fontes genéricas ou de qualidade duvidosa. Com as fontes vagabundas, os cabos das fontes derreteram até chegarem na placa mãe e derreterem seus capacitores. Desta vez, apenas a fonte queimou sozinha. E sabe por quê?

Uma fonte de qualidade pode salvar o seu bolso e o seu PC

A fonte que eu estava usando era uma Corsair de 500W com selo 80 Plus Bronze. Uma fonte de entrada, mas de muita qualidade e eficiência. Essa fonte possuía mecanismos de proteção contra queimas e curtos-circuitos, evitando justamente que outros componentes do meu PC fossem afetados pelo que ocorreu. E aí que bastei comprar outra fonte nova (uma Corsair de 550W) e o meu PC estava funcionando novamente. Se a fonte fosse ruim, além de uma fonte nova, eu teria que ter comprado também uma nova placa-mãe, memórias, processador e talvez até outra placa de vídeo. E os gastos seriam pelo menos 8 vezes maiores.


Portanto, não compre qualquer fonte para seu PC, especialmente se ele possuir uma placa de vídeo de 6 ou 8 pinos. Lembre-se que o barato pode sair muito caro. Além da Corsair, existem outras marcas muito boas, como Thermaltake, CoolerMaster e EVGA. E prefira sempre fontes com o selo 80 Plus que garantem eficiência. A dica final que eu dou além de escolher uma boa fonte é a de não vacilar na manutenção e limpeza do seu PC, especialmente nas entradas de ar da fonte. Uma limpeza regular a cada dois ou três meses é suficiente.

PS: esclarecendo uma dúvida comum sobre fontes, não é necessário ligar fontes de qualidade em estabilizadores. Elas podem ser ligadas diretamente na tomada, em um filtro de linha ou em um no-break.

Um comentário:

  1. ola Whuelington,te acho muito inteligente e realista,me identifico muito com suas ideias, creio que voce seja como eu um tipo 5 do eneagrama.queria manter contato com voce como amigo,se quiser pode me chamar no zap 21997512296.ou me passe seu face ou zap que te procuro.

    ResponderExcluir