quinta-feira, 5 de abril de 2018

O recado por trás da prisão de Lula


Após a decisão sob pressão do STF de liberar a prisão injusta, ilegal e absurda de Lula, na tarde de hoje, 5 de abril de 2018, o juiz Moro decretou a prisão do ex-presidente. Eu não vou aqui nem discorrer sobre os vícios do processo, sobre a presunção de inocência, o in dubio pro reo, cerceamento do direito de defesa, a ausência de provas cabais e outros erros graves apontados por diversos juristas nessa caçada judicial sem precedentes contra o ex-presidente. A prisão de Lula, como bem disse Luis Felipe Miguel (e Darcy Ribeiro há décadas atrás), é um recado curto e grosso das classes dominantes: "Nenhum país menos desigual será tolerado. Todas as hierarquias sociais são intocáveis". Há um simbolismo muito forte por trás do impeachment sem crimes da primeira mulher presidente e da prisão do primeiro operário a se tornar presidente.

E tem idiota que pensa exatamente assim

É importante observar também que as oligarquias nacionais estão mancomunadas com as oligarquias internacionais neste processo. Não querem que o país cresça: querem nos manter subdesenvolvidos e longe da concorrência com os gigantes. O Brasil, para as elites econômica e política, deve ser reduzido a sua insignificância de mero paraíso rentista e exportador de matéria-prima barata. Essa prisão de Lula não tem nada a ver com o combate à corrupção: tem a ver com o combate a políticas igualitárias e nacionalistas. E mais uma vez Globo, Fiesp, Forças Armadas e o departamento de Estado norte-americano agem juntos como em 1964. É um filme com um roteiro diferente, mas com a mesma mensagem: o Brasil não pertence ao seu povo. Qualquer um que tente mudar a ordem burguesa de mentalidade colonial será aniquilado no processo.
Enfim, parafraseando o ex-deputado Eduardo Cunha: que deus tenha misericórdia desta nação.


2 comentários:

  1. você acha possível se realizar uma revolução através da União de movimentos como MTST, MST e CUT, membros de partidos políticos mais a esquerda como PSOL, PCdoB, PCO, PSTU e de partes das forças armadas menos reacionárias e mais rebaixadas como os subalternos???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não acredito na possibilidade de qualquer revolução neste momento. Para haver uma revolução, será necessário antes fazer um trabalho de base muito abrangente nas periferias. Nenhuma revolução pode ocorrer sem o apoio massivo das classes populares. Enquanto o país estiver tomado por pobres de direita, será muito difícil ocorrer qualquer mudança profunda no sistema.

      Excluir