sábado, 5 de março de 2016

A Globo e as múltiplas faces do Golpe


Tenho sido questionado por algumas pessoas do meu círculo se eu não estou indignado com a corrupção do PT. Essa pergunta é de resposta óbvia, porém, ela é bem capciosa. Naturalmente que sou contra a corrupção em qualquer nível e em qualquer partido político – e o PT não é exceção. Mas quando perguntam se eu sou contra a corrupção do PT, fica parecendo tendencioso de minha parte dizer que sim. A pergunta deveria ser se eu sou contra a corrupção, e não contra a corrupção do PT. E por ser contra a corrupção do PT, alguns já vem me xingando de coxinha, reaça e outros rótulos idiotas. Às vezes ocorre o mesmo com relação aos meios de comunicação, pois ao dar evidência à corrupção do atual governo não quer dizer que você esteja defendendo o outro lado. Isso é perfeitamente compreensível. O grande problema é quando você distorce informações, mostra matérias tendenciosas, meias verdades, dados manipulados, ignora cordialmente a corrupção de outros partidos e tenta reescrever a história do seu modo através de insinuações forçadas e cínicas. Esse é que é o problema. E a Globo tem feito justamente isso, impondo uma moral seletiva que contaminou as pessoas que abraçaram o senso comum.

No Jornal Nacional deste dia 4 de março, a Globo, possivelmente em resposta às provocações de Lula, fez um programa inteiro reforçando cinicamente a suposta legalidade da "condução coercitiva" e de que o ex-presidente está envolvido de alguma forma com a corrupção. Na verdade, o que a Globo fez foi dar um ar de autenticidade artificial a uma investigação tendenciosa feita pelo MPF em conjunto com a PF. Enfim, trocando em miúdos, a Globo simplesmente declarou guerra ao PT e apoiou indiretamente o PSDB (versão atual da UDN), repetindo algo muito parecido ao que ocorreu com a imprensa em 1964 para dar autenticidade à Marcha da Família com Deus pela Liberdade e ao posterior Golpe de Estado. A história está se repetindo, como a calmaria que antecede a tempestade. E a maior prova de que esse jogo sujo da Globo é meramente político é que o PSDB é tratado de maneira muito mais branda que o PT, mesmo tendo ficado no poder por oito anos e roubado tanto quanto o atual governo. Fora que Aécio, Serra e FHC possuem acusações gravíssimas de crimes de corrupção e ninguém, absolutamente NINGUÉM investiga. A impressão que fica é que a Globo está agindo como um partido político, como uma ditadura midiática onde quem manda é a plutocracia. Da mesma forma que a Globo atacou Eurico Miranda (por ele fazer o Vasco usar o símbolo do SBT no uniforme durante uma transmissão da partida do time na Globo), ela está fazendo parecido com o Lula. A Globo nunca deixa barato.


O que vem depois
O fato é que, inocente ou culpado, Lula será desmoralizado pela mídia reacionária e a Dilma será cassada junto com seu vice. O Golpe midiático-judiciário deu seu pontapé inicial oficial. O PT vai cair de um jeito ou de outro. E a briga pela próxima eleição será entre a aberração política chamada Jair Bolsonaro e o playboy chato Aécio Neves. De qualquer jeito, o Brasil estará ferrado. Quando um dos dois assumir, a corrupção vai deixar milagrosamente de existir e tudo de errado que ocorrer no governo da direita será culpa do PT. E a repetição do que vemos com FHC vai estar aí de volta: engavetamento generalizado de processos; dívida com o FMI; dívida pública nas alturas; país quebrado; banqueiros, acionistas e rentistas tendo lucros históricos; crise energética; privatizações; congelamento de salários e muita roubalheira com a cumplicidade da grande mídia. Fora que boa parte dos (senão todos) programas sociais serão reduzidos ou extintos. A Globo terá sua dívida perdoada e os trouxas coxinhas vão convencer a Deus e o mundo como o Brasil está maravilhoso sem o PT, com o dólar a menos de dois reais e com as ações das bolsas de valores nas alturas – enquanto o povo pobre leva fumo.
As pessoas da classe média precisam deixar de ser ingênuas e ignorantes e entender que o que é bom para a plutocracia nunca é bom para elas. Mas quem quer saber disso? Quem quer saber de respeitar a democracia? O engraçado é que o PSDB está há mais de 20 anos no governo de São Paulo deitando e rolando e até hoje não há nenhuma revolta da classe média contra isso.


Ditadura Branca
O que estamos vendo se parece com uma ditadura militar, só que sem os militares. No lugar dos militares agem MP, PF e alguns juristas. Os tanques e as fardas verde-oliva foram dispensados, pois eles perderam a legitimidade devido aos crimes políticos, mas o terror continua. Como Renato Russo bem disse em sua canção La Maison Dieu: "O terror continua, só mudou de cheiro e de uniforme". O Golpe de 2016 é essencialmente midiático, civil e rentista que tenta criminalizar um único partido através de um falso moralismo patético. Se há alguma dúvida sobre o que estamos vivenciando, basta conferir a "Lei Antiterrorismo" aprovada pela Câmara dos Deputados no dia 24/02. Esta lei veio para nada mais que criminalizar movimentos sociais ou de esquerda que possam parecer hostis ao sistema, os enquadrando como "terroristas" exatamente como os militares enquadravam essa mesma gente durante a ditadura. É simplesmente ridículo em pleno século 21 e com internet acessível até de celulares presenciarmos uma coisa tão macabra dessa em pleno exercício da democracia. Isso sem falar, claro, da censura da Globo contra a mídia alternativa. Mas enfim, para quem foi "filha" da ditadura, não poderia se esperar muita generosidade.

Para quem acha que a Globo é "boazinha e honesta", a seguir deixo um vídeo histórico onde Cid Moreira narra o texto do direito de resposta dado pela justiça ao falecido Leonel Brizola:



O problema da geração Z
A geração Z, para quem não sabe, é formada pelas pessoas nascidas a partir de meados dos anos 90 em diante. Hoje essa geração tem até 20 ou 21 anos de idade. Apesar dessa geração não consumir regularmente o material desinformativo da grande mídia, ela é bastante numerosa na internet. O problema dessa geração é que ela, praticamente, só viu o governo do PT. Uma criança que tem 12 anos hoje nasceu no governo do PT e não viu nada do que veio antes. Um jovem entre seus 15 e 20 anos de idade tinha de 2 a 7 anos quando o PT chegou ao poder e mal lembram, se é que lembram do governo FHC. Essa geração é a que acompanha majoritariamente os grandes canais de direita no Youtube, como Nando Moura, Contente TV, Ideias Radicais, Canal do Otário, etc que puxam o saco do PSDB ou do fascismo o tempo inteiro. E é aí onde mora o problema. A direita que vive reclamando de "doutrinação marxista" nas escolas é que mais faz lavagem cerebral nos jovens na internet com todo tipo de distorção, mentiras e teorias conspiratórias. E me preocupa muito ver jovens conservadores com a cabeça tão fechada apoiando golpismos e coisas antidemocráticas como a "intervenção militar" (eufemismo fofinho para ditadura militar). Além da grande mídia, a internet também tem servido de espaço para se achar o intolerável algo tolerável. Mas o grande problema de existirem jovens conservadores hoje é que no futuro eles podem ser tão reacionários quanto nossos tataravós.
Enquanto os canais e páginas de direita se multiplicam aos montes na web, os canais de esquerda ou que defendem a democracia parecem tímidos e em menor número. No Youtube, por exemplo, há bons canais de esquerda, mas eles costumam ter pouca visibilidade, tais como Prof. André Azevedo, Saia da Matrix, Conversa Afiada e Merlin das Trevas.
Não estou com isso propondo uma queda de braço entre esquerda e direita. O que estou mostrando é que há um desequilíbrio proposital entre essas duas forças tanto na internet quanto fora dela. E se não houver novamente um equilíbrio, pode ter certeza que caminharemos para um estado de barbárie.



Para terminar este post, vou deixar um documentário emblemático da BBC de Londres chamado Além do Cidadão Kane, produzido em 1993, sobre a Globo, que foi censurado aqui no Brasil adivinhe por quem...

0 comentários:

Postar um comentário