terça-feira, 8 de março de 2016

Dia internacional da mulher branca?


Existe uma desumanização perigosa com relação às mulheres, especialmente com relação às mulheres negras. Isso vai das coisas mais sutis, como a eleição majoritária de mulheres brancas na política, até coisas graves como a violência física e até obstétrica contra mulheres afrodescendentes.

Se as mulheres recebem em média 30% menos que os homens, as mulheres negras recebem quase 50% menos que os homens brancos. A mulher branca, por questões históricas e sociais, recebe, por tabela, também mais que a mulher negra. Além disso, a mulher negra tradicionalmente costuma trabalhar em empregos cuja remuneração é menor devido ao grau de instrução menor e a diferenças raciais e sociais. A taxa de desemprego e os índices de violência contra a mulher negra também são maiores que o que ocorre com as mulheres brancas. Já a taxa de assassinatos de mulheres negras, segundo a Faculdade Latino-Americana de Estudos Sociais, cresceu em 54% enquanto que essa mesma taxa caiu em 10% com relação às mulheres brancas.

Comercial da Riachuelo que causou polêmica em 2014

A grande dúvida que fica é: mulheres negras por acaso também não são mulheres? Se até mesmo em espaços feministas há discriminação contra mulheres negras, o que dizer então de toda uma sociedade racista desde tempos coloniais?

Temos, sim, uma dívida histórica

O que precisamos é combater tanto o machismo quanto o racismo, porque ambos machucam e matam mulheres. Precisamos dar mais respeito e oportunidades para as mulheres negras. E precisamos também parar de achar que 8 de março é o dia internacional da mulher branca, já que a mulher branca é sempre o centro das atenções. As mulheres precisam aprender a se unir na luta pelos seus direitos.

A seguir, o belo discurso da atriz Viola Davis, a primeira mulher negra a vencer o Emmy (se a legenda não se ativar, clique no ícone do Youtube para assistir no próprio Youtube):


4 comentários:

  1. eu sou negro e não perco o meu tempo combatendo o tal racismo se é que os negros desse pais anda sendo exterminados todos os dias,
    se criarem o dia da mulher branca então crie o dia da mulher negra ora bolas e deixe de ser esquerdo-pata
    e pra finalizar os que são brancos não devem perder tempo achando que tem uma divida para com os negros afinal de contas os negros forão vendidos por outros negros de tribos rivais lá dá africa ai os idiotas como voçẽ que perde o seu tempo achando que os brancos é que são os culpados se é que os brancos tem culpa disso ter acontecido e outra sempre ouve escravos brancos mas isso ninguem fala né?.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações, amigo! Fico feliz em fazer contato com um ser extraterrestre. Bem vindo ao nosso planeta Terra. Agradeço pelo seu comentário, caro alienígena. Pena que você não tem a mínima noção de como funciona o nosso sistema racista e a nossa história cheia de preconceitos contra pessoas negras. Estude mais sobre a nossa espécie e depois volte a comentar.

      Adeus.

      Excluir
    2. os escravos brancos não foram prejudicados após a abolição
      e quanto os negros chefes eles foram obrigados a isso graças a condição econômica os brancos se aproveitaram disso

      Excluir
  2. Eu não devo nada pra ninguém além do meu cartão, tão pouco historicamente...

    ResponderExcluir