sexta-feira, 18 de março de 2016

Estado de exceção e o futuro do Brasil


O que está acontecendo hoje no Brasil é gravíssimo. E olha que eu temo que 'gravíssimo' soe até eufemístico. A Globo declarou guerra ao PT e vai tentar dar um golpe de Estado a qualquer custo. Pouco importa se quem fica no lugar do PT é Temer, Aécio, Cunha ou os militares. O que a Globo quer e vai fazer de qualquer jeito se não for freada é derrubar o governo da Dilma. Não tem mais conversa, o PIG agora foi para o tudo ou nada. As arbitrariedades e grampos divulgados ilegalmente pelo juiz Moro são a prova disso, porque ele está incitando a derrubada do governo através da grande mídia. Há indícios de que até os ministros do STF estão sendo grampeados para terem os áudios divulgados quando o Golpe estiver prestes a ser dado. Entramos num verdadeiro Estado de exceção mesmo estando com a população dividida quanto ao posicionamento político. E, nesses casos, o uso da força por parte dos golpistas será inevitável para atingir os seus interesses. Não me surpreenderia que uma nova ditadura viesse por aí.

Desrespeitar a normalidade democrática SEMPRE dá merda

Essa pressa da Globo em derrubar o governo vem, entre outras coisas, do fato que a concessão da emissora acaba em 2018. E agora que a Globo está sendo contestada na internet – especialmente com relação às denúncias de sonegação fiscal e irregularidades envolvendo o triplex de Paraty – é que ela vai partir para o tudo ou nada jogando sujo até o fim para se safar. Divulgar escutas ilegais envolvendo a presidente da república fora de contexto (e editadas) em pleno Jornal Nacional para que a população julgue por si o conteúdo é um verdadeiro crime, porque é a justiça que tem que julgar isso, e não o povo. Sim, a Globo quer colocar fogo no Brasil para justificar um Estado de exceção. É exatamente assim que começam as ditaduras. A Globo, como organização, está simplesmente cagando e mijando em cima da democracia, como, aliás, sempre gostou de fazer. E o MPF e o Sr. Moro, em parceria, estão rasgando a Constituição.

Eles apoiaram a ditadura uma vez. Por que não apoiariam novamente?

De qualquer jeito isso vai terminar muito mal. Se o governo for golpeado, o país vai ficar ingovernável, porque o lado golpeado (que é bastante numeroso) não vai aceitar um governo golpista como legítimo, o que vai dar pretexto para anarquia, caos e conflitos. E se o PT for tirado a força, poderemos ter uma guerra civil ou mesmo uma nova ditadura. Portanto, a menos que a Dilma renuncie ou crie-se pretexto legal para uma nova eleição em 2016, só há uma saída: respeitar a democracia.
As pessoas conscientes de seus direitos devem ir às ruas para defender a democracia enquanto há tempo, porque depois poderá ser tarde demais. Depois pode não haver mais liberdade para isso, pois tudo está caminhando para o caos e um Estado de exceção com a volta de atos autoritários como o AI-5 e coisas parecidas onde teremos repressão, perseguição, censura, torturas e até mortes. E olha que eu fui bastante cético para acreditar que isso seria possível em pleno século 21 e com a internet para democratizar o acesso livre à informação.
É preciso lembrar também que a grande mídia está usando a liberdade de imprensa como pretexto para atacar a democracia com distorções e mentiras, e isso é inaceitável. Eles só defendem um lado: o do ataque ao Lula e ao governo. É preciso lutar pela democracia, sim, mas também por uma imprensa responsável, imparcial, democrática e pluralista. Do contrário, a democracia sempre vai estar sob a ameaça de grupos inescrupulosos, larápios e antipatriotas que comandam e patrocinam a mídia.

Enfim, falta de aviso não está sendo.

A seguir, deixo dois vídeos para reflexão e um para tentar descontrair um pouco, mas que também serve para reflexão, de certa forma.






0 comentários:

Postar um comentário