quinta-feira, 19 de abril de 2018

A Globo é um panfleto direitista da pior espécie


Apesar de hoje eu ter me programado para publicar um post sobre algo que não envolvesse política, não teve jeito. Quando passei em frente a uma televisão que estava transmitindo o jornal da tarde da Globo, me deparei justo com uma reportagem que falava sobre o novo presidente cubano Miguel Díaz-Canel. Não resisti e resolvi ouvir que tipo de barbaridade a Globo podia estar falando desta vez sobre a sucessão presidencial cubana. E a reportagem da Globo, como já era de se esperar, foi uma patifaria partidária completamente reacionária do começo ao fim. Ficou claro mais uma vez que a Globo, como a maior parte da grande mídia corporativa, é totalmente submissa aos interesses do capital estrangeiro. A Globo é o canal de comunicação oficial do imperialismo aqui no Brasil. Para começo de conversa, a Globo chamou Raul Castro de "ditador" e já tratou de ir dando o mesmo rótulo para o futuro presidente do país. Na mesma onda, aproveitou e chamou também o presidente da Venezuela de "ditador", assim como também costuma chamar o presidente Bashar al-Assad da mesma coisa, já que ele é inimigo dos interesses capitalistas do ocidente. Aliás, qualquer chefe de Estado que não faça vassalagem aos EUA é tratado como "ditador". Engraçado que a Globo nunca trata a Arábia Saudita, aliada dos ianques, como sendo uma ditadura. Mas enfim, esperar imparcialidade da Globo é uma total estupidez.


No fim da reportagem sobre o novo "ditador" cubano, a Globo disse que Cuba continuará sendo uma ditadura porque não há espaço para o empreendedorismo, o livre-mercado e o pluripartidarismo. É bom que se diga que a democracia que os EUA querem para Cuba é a mesma que quiseram para o Iraque, o Afeganistão, a Líbia e a Síria. O que as oligarquias estadunidenses querem é saquear Cuba e transformar o país no mesmo puteiro que era nos tempos de Fulgencio Batista. Sobre o pluripartidarismo, vou deixar um vídeo no final do post sobre Cuba que mostra entre outras coisas porque é melhor ter um único partido que defenda os interesses do povo ao invés de ter 30 partidos cada um defendendo os seus próprios interesses. Os partidos políticos no Brasil, salvando-se raras exceções, defendem os interesses dos latifúndios, do agronegócio, dos bancos privados, das grandes corporações, dos grandes empresários, dos rentistas, dos especuladores e da imprensa oligárquica. O que chamamos de "democracia" no Brasil é, na realidade, uma plutocracia mal disfarçada. Já o livre-mercado, nem preciso dizer que ele se trata de uma desculpa fofinha para implantar o neoliberalismo. Se Cuba tivesse a "democracia" que temos no Brasil, estaria tomada por fascistas, golpistas e manifestoches apoiadores do lawfare e de políticas predatórias contra os trabalhadores e os mais pobres.
A Globo, como pude constatar mais uma vez, continua sendo o velho lixo direitista de sempre que não tem o menor pudor em mentir para fazer a população de idiota e escrava do neocolonialismo.

Abaixo, deixo o vídeo que citei sobre Cuba que mostra que estamos muito mais longe de um país ideal que a ilha caribenha.

3 comentários: