segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Brinquedos antigos


Como toda boa criança que viveu nos anos 80 e 90, eu era apaixonado por brinquedos. Brinquedos de todos os tipos: desde os mais simples, como os bonecos de pano; até os mais complexos, como os videogames. E o que potencializou esse meu fascínio por brinquedos foi o fato da minha família pertencer à classe média alta naquela época. E ser criança de classe média alta nos anos 80 significava uma coisa muito bacana: ter muitos brinquedos legais!
Acredito que o primeiro brinquedo que eu ganhei tenha sido um calhambeque Bate-Bumbo, quando eu devia ter uns 2 anos de vida. Já o último brinquedo que ganhei de presente, acredito que tenha sido algum cartucho de videogame lá por volta dos meus 12 anos. E nesses dez anos em que ganhei brinquedos, lembro que era uma alegria imensa para mim rasgar aqueles pacotes de presente para ver qual era o novo brinquedo que seria guardado com carinho na minha estante. Chato foi quando a minha família começou a empobrecer, aí os presentes foram ficando mais escassos. Foi então que eu descobri o quanto é desesperador você querer muito um brinquedo e não poder tê-lo. Foi por causa dessa crise financeira que, mais ou menos a partir dos meus 9 anos, eu comecei a criar os meus próprios brinquedos. Foi aí que criei os bonecos feitos de papel, o futebol de hendgeorge (feito com bonecos de papel ou de massa de modelar) e diversos jogos de sorteio baseados nos caça-níqueis dos games do Sonic. Talvez, em outro post, eu fale mais a respeito desses brinquedos que eu mesmo inventei e que me trouxeram muitas horas de diversão.
O bacana da minha infância não foram apenas os brinquedos, mas todo o ambiente e o contexto em que eles estavam inseridos. Era absurdamente divertido juntar os amigos, primos e sobrinhos para brincar de pega-peixe, papa-papão, banco imobiliário, entre outros. E melhor ainda era quando a gente parava de brincar para ir tomar sorvete ou comer algodão doce e depois ir tomar banho de piscina!

Para não deixar esse post chato e prolixo, vou encerrar a conversa por aqui e listar abaixo os meus brinquedos prediletos em imagens que encontrei na internet. Aposto um sorvete de chocolate como vou mexer com a infância de muita gente!

Pega-Peixe
Castelo do He-man
Bola de gude
Futebol de botão
Pequeno arquiteto
Turbo video driver
Tazo
Salão super massa
Revólver de espoleta
Pinos mágicos
Papa-papão
Macaco Murphy
Ioio
Comandos em Ação
Dancing Flor
Lango Lango
Playmobil
Lego
Forte Apache
Carrinhos de fricção




Mais brinquedos antigos em:

9 comentários:

  1. O revolver de espoleta eu lembro era igualzinho ao 38 de verdade até o efeito do tiro.

    Robertto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi exatamente por essa semelhança toda com um revólver real que a venda dele foi proibida. Eu tenho até hoje o meu revólver de espoleta que ganhei quando era criança, pena que nem a espoleta vendem mais. Agora esse brinquedo virou uma espécie de "artigo de luxo de colecionador" aqui no Brasil.
      Grato pela visita, Robertto.

      Excluir
    2. é, mais creio que esta semelhança não poderia ser alvo para proibição, poderiam fabricar ele transparente ou sei lá, tenho do rambo aqui na minha coleção, e a molecada ama dar uns tiro nele, antigamente sim havia brinquedo que as crianças brincavam com eles, hoje as crianças ficam assistindo o brinquedo a brincar sozinho.

      Excluir
    3. Pena que até as réplicas transparentes e coloridas estão sendo proibidas. Nem as famosas 'bazucas d'água' estão escapando...

      Excluir
  2. Bom dia A Todos!
    Quem Tiver Interesse Em Comprar Revolver de Espoleta e Revolver de Cowboy Entre Em Contato No Email:roberto.santos007@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gostaria de saber como fazer aquelas fitas de espoleta... vc sabe?

      Excluir
  3. Hoje as Crianças por culpa destes canalhas Politicamente Corretos estes Pedagogos Demagogos que com seus Argumentos imbecis e visões Feministas julgam uma menina porque ela brinca com Bonecas e Dizem que Meninos se tornaram maus só porque brincam com revolveres de espoleta Eu Brinquei a vida toda com armas Brinco ainda pratico Tiro e não me tornei nem um celerado. a Doença esta na mente suja destes intelectuais e pedagogos sujos que tudo que é tradição para eles atrapalha a "Brincadeira" Porem hoje crianças se erotizam meninas de 10 anos vestem roupas justas se pintam meninos de 10 11 anos ja se comportam como predadores Sexuais e não vejo nenhum pedagogo FDP dizer que isso atrapalha a Brincadeira que isso é praticamente uma Pedofilia uma inversão de valores Inaceitavel.hoje a maquina de destruição e degradação familiar da pior especie que existe a TV só expõe e incita maus costumes e ninguem diz nada . a TV é verdadeira culpada pela nossa desgraça . e quando tinhamos um pouco de chance não reagimos como deviamos contra ela Agora é tarde com um Governo e uma midia Podre viramos escravos bem que aquele Ditado de um certo Politico estava certo "O Futuro sera Implacavel com aqueles que quando podiam não tomaram as decisões certas" Saudades dos tempos em que crianças eram crianças e não tinha tanta perversão o Brasil virou um Prostibulo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Rodolpho. Esta ditadura do politicamente correto está tirando das crianças o direito de serem crianças. Num dia desses publiquei uma postagem onde questiono por que os desenhos animados foram tirados da tv aberta. Na minha casa não tem essa frescura, meus filhos terão o direito de assistirem desenhos e de brincarem de revolver ou de boneca se quiserem.
      Obrigado pela sua participação.

      Excluir