quarta-feira, 16 de março de 2016

Lula ministro da Casa Civil


Há tempos que eu tenho dito que a Operação Lava Jato havia se tornado uma operação política. O objetivo da Lava Jato sempre foi um só: o de prender o Lula, fim. Basta ver que outros políticos envolvidos em crimes mais graves estão tendo seus processos de investigação engavetados. Essa história de prender corruptos foi somente uma desculpa, uma justificativa para dar um ar de legitimidade à perseguição ao ex-presidente. A gravação suspeita (para não dizer criminosa) entre a presidenta e o Lula foi outra prova disso.
A oposição e os seus representantes na internet estão eufóricos dizendo que "quem não deve, não teme", logo, o Lula estaria apenas buscando foro privilegiado para escapar da "justiça". Pois bem, eu vejo um lado bom e um lado ruim em Lula ser ministro. O lado bom é que ele pode tentar uma reaproximação do governo com a base aliada e o congresso, evitando um impeachment e tentando amenizar a crise política. Além também de uma maior aproximação dos movimentos sociais e sindicatos. O lado ruim é que isso dá para todos os antipetistas munição pesada para atacar ainda mais o governo, já que o Lula e a Dilma estão no mesmo barco, o que facilita por centrar fogo numa única frente: o governo. Agora não é mais o Lula e o governo: tudo que vai ser atacado é o governo. E a mídia, como não poderia deixar de ser, vai reforçar à exaustão que o Lula fez isso para não ser preso pelo "herói" Sérgio Moro. O presidente da Fiesp, Paulo Skaf, por exemplo, já disse que Lula ministro é um "golpe contra a nação". Pois é: seria um golpe para se defender de outro? Ou não?

Enfim, já disse em outras oportunidades que o PT, apesar das coisas boas que fez, não é o melhor para o Brasil. A política de conciliação de classes do PT funcionou enquanto durou, mas como ela não rompeu com os vícios e a estrutura oligárquica do sistema, o grande capital se achou no direito de dar um belo pé na bunda do PT quando ele não lhe serviu mais. O que eu acho que vai acontecer daqui para frente é um acirramento ainda maior da bipolarização política no país. Se o Lula fracassar, o PT cai em breve. Do contrário, vamos ter que esperar mais um pouco vendo o PT ceder cada vez mais à direita para aumentar a sua sobrevida o máximo de tempo que der – ou pelo menos até o grande capital colocar à força um neoliberal qualquer no poder que esteja em sintonia com os seus interesses. O mais provável é que Lula caia logo, porque PIG já está soltando suas cartas mais apelativas para tentar convencer o povo que Lula é um bandido covarde que merece ser preso a todo custo. O mais improvável de tudo é que o PT sobreviva ao bombardeio da mídia e de sua massa de manobra e dê uma guinada à esquerda, isso porque o clima está muito pesado e muito desfavorável. E mesmo que as coisas aconteçam assim, duvido que vá muito longe. Mas uma coisa é certa: o reinado do PT está com os dias contados. Porque se o PT não cair, será a primeira vez na história que um golpe de Estado vindo das oligarquias econômicas fracassaria. E isso seria algo absurdamente revolucionário.

2 comentários:

  1. Só que tem outro ponto negativo nisso tudo que qualquer pessoa minimamente sensata(exceto os reaças que não são nem um pouco sensatos) percebe: Lula aceitou ser ministro para ter foro privilegiado e escapar do Moro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato. O problema do PT é fingir que não foi por isso. Moro não é um juiz, é um inquisidor, se fosse nos EUA ele já teria sido exonerado e preso por uma série de ilegalidades ao conduzir a Operação. Mas isso não justifica essa enrolação do PT. O povo também não é tão burro de achar que o Lula foi apenas para agir como articulador político.

      Excluir