sexta-feira, 4 de março de 2016

O quarto poder vai transformar Lula em mártir


Se a imprensa não tivesse dado tanta atenção à Operação Lava Jato, o PT hoje seria um partido zumbi. Desmoralizado, cheio de corruptos, com má administração e trapalhadas históricas no poder, o Partido dos Trabalhadores vinha cavando a própria sepultura. E para piorar, o crescimento da direita liberal, do macarthismo e do fascismo travestido de ideias republicanas estava ganhando cada vez mais força. Aí veio a grande mídia e começou a tratar a Operação Lava Jato como se ela fosse um grande espetáculo. Um folhetim diário passou nos telejornais e revistas mostrando todos os passos na busca dos envolvidos no Petrolão. Mas a pessoa que a mídia mais queria capturar junto com o MPF e a PF não era nenhum empreiteiro, banqueiro, empresário, lobista ou ministro. A cereja do bolo da Lava Jato era o chefe do "único partido corrupto do país": Luís Inácio Lula da Silva. Tudo bem, mas como prender alguém sem que tenha provas dos seus crimes? Simples: caluniando, difamando e perseguindo. E essa perseguição culminou, na manhã do dia 4 de março de 2016, com uma "condução coercitiva" do ex-presidente pela Polícia Federal. Apesar dos gritos histéricos de felicidade dos reacionários brasileiros, Lula não foi preso dessa vez. Na verdade, ao invés disso, esse clima golpista da grande imprensa começou a gerar um efeito contrário. Quanto mais tentam incriminar o Lula, mais força ele ganha, porque fica cada vez mais estranha essa brincadeira de pega-ladrão onde nunca se pega o suposto ladrão que está debaixo do próprio nariz o tempo inteiro. O que me parece é que a mídia está causando, na verdade, uma reação inversa do que ela esperava: está instigando o povão contra ela mesma. Bater no ídolo das massas, do proletariado e dos movimentos sociais sem mostrar a razão política disso pode ter um efeito mola devastador.


Enquanto os antiesquerdistas estão eufóricos comemorando a "prisão do Lula", as pessoas que prestaram mais um pouco de atenção perceberam que não se tratou de uma prisão, mas de uma tentativa frustrada de desmoralização do ex-presidente. A articulação do Golpe midiático-judiciário chegou ao seu apogeu, mas não pegou o Lula. O fato é que se não pegar, Lula vai ganhar cada vez mais moral e mais apoio, correndo o risco até de vencer a próxima eleição, seja ela em 2018 ou em 2016. Pois enquanto a direita está dividida entre neoliberais fanboys do livre mercado e reacionários fãs do "Bolsomito", a esquerda, os mais humildes, os movimentos sociais e aqueles que melhoraram de vida graças ao PT hão de se unir em torno de uma única frente.
Essa perseguição implacável da imprensa ao PT é um tiro no pé, porque começou a dar força a uma onda adormecida que estava muito desanimada e esmaecida. A culpa dessa onda vermelha militante que vai vir por aí é da própria mídia, que subestimou a inteligência e a força do povo. Então a coisa está feia para a mídia, porque se prenderem o Lula, ele vira um mártir. Se não prenderem o Lula, ele ganha força para voltar à presidência. Ou como diz o ditado popular: se correr, o bicho pega; se ficar, o bicho come.


5 comentários: