sábado, 10 de junho de 2017

A evolução é um evento contínuo


Algumas pessoas acham que a evolução das espécies é uma espécie de criacionismo mágico onde um animal se transforma em outro, mais ou menos como ocorre no game Pokémon. Nada poderia estar mais errado. Primeiro que no caso dos Pokémons não se trata de evolução, mas sim de uma metamorfose bizarra. Evolução mesmo abrange um fenômeno que ocorre gradualmente com todos os seres vivos. A evolução​ nada mais é que a constante modificação pelas quais os seres vivos atravessam no decorrer do tempo. As variedades de espécies que existem nada mais são que adaptações​ progressivas dos seres vivos ao meio graças à seleção natural.
As modificações aleatórias pelas quais os seres vivos passam que não são vantajosas são descartadas pela seleção natural por dificultarem ou inviabilizarem a sobrevivência da espécie. Já se um animal nasce com uma modificação genética vantajosa, ocorre justamente o contrário. Um exemplo clássico e fácil de se observar isso são as adaptações nas cores e nas aparências de alguns insetos. Quanto mais um inseto consegue se camuflar e parecer com uma folha, por exemplo, mais difícil fica para os predadores o reconhecerem. Por isso, os insetos mais bem camuflados deixam mais descendentes – o que a longo prazo faz quase toda a sua espécie ter essas características.

A ancestralidade em comum é um fato científico.

Enfim, se vivêssemos o suficiente – alguns milhões de anos – veríamos claramente as espécies "se transformando" gradualmente em outras após várias gerações, de modo que seria difícil determinar o ponto exato em que uma espécie surgiu e a outra anterior deixou de existir. Isso porque as mudanças evolutivas são lentas e progressivas, além de gerarem várias ramificações. Da mesma forma que não podemos ver os continentes se movendo por não vivermos tempo suficiente para perceber essa movimentação, também não podemos ver a evolução atuando em larga escala pela mesma razão.

A cada nova geração de uma mesma espécie, pequenas mudanças genéticas quase imperceptíveis são passadas adiante aos descendentes. E numa escala maior de tempo, o que vemos são tantas mudanças acumuladas num único ser vivo que praticamente reconhecemos aquela espécie como sendo uma nova espécie em relação às várias gerações anteriores. É por isso que não há um ponto de mudança imediata entre os seres humanos e os nossos primatas ancestrais, porque as mudanças entre as espécies são lentas e graduais.

Enfim, a evolução é um processo infinito. E é este mesmo processo que levará a nossa espécie homo sapiens a ser uma nova espécie num futuro distante. Estamos no meio de um processo evolutivo contínuo que só terminará quando a vida do planeta for totalmente extinta.

E viva a evolução!


8 comentários:

  1. os mamilos masculinos não oferecem nenhuma vantagem e são completamente inúteis, mesmo assim não foi eliminado pela seleção natural

    o sexo masculino foi desenvolvido com um defeito de fábrica, rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Inúteis? Já vi que você é fraco nas preliminares, rarará!

      Brincadeiras à parte, sabia que os homens também podem amamentar? Mó doidera, né?

      Excluir
    2. Há tempos q eu já li a respeito, mas mesmo assim é inútil, pq os homens só são capazes disso em situações extremamente específicas, geralmente envolvendo situações no mínimo críticas e irregulares

      e ainda sim numa quantidade e qualidade de leite risível

      Excluir
    3. Wellington, quando as mulheres desenvolverem a partenogênese, a seleção natural irá eliminar os homens?

      Excluir
    4. Não sei. Mas um mundo sem homens seria bem parecido com um paraíso sob uma ótica mais otimista.

      Mas divagando um pouco na sua pergunta, acho que, a longo prazo, a tendência é o ciborguismo e a androginia, de forma que esses conceitos de "homem" e "mulher" não farão mais o menor sentido no futuro.

      Excluir
    5. O seu troll
      Se o mundo não tivesse
      Mais nenhum homem
      Pra governar seria um verdadeiro inferno,
      Agora um mundo sem as mulheres
      Aí sim não teríamos
      Mais problemas com essas drogas.

      Excluir
    6. É por comentários como esses que acho que um mundo sem homens seria realmente melhor.

      Um mundo só com homens não duraria 3 dias e todo mundo se mataria numa guerra nuclear.

      Excluir