quinta-feira, 8 de junho de 2017

De onde vêm os átomos?


Uma das minhas maiores dúvidas quando eu estudava química era saber de onde diabos vieram todos aqueles átomos da tabela periódica. Porém, só foi muitos anos depois de ter começado a estudar os elementos químicos que eu descobri que quase todos eles vieram, para minha surpresa, do espaço sideral, ou melhor: das estrelas. Essa descoberta causou uma verdadeira revolução no meu modo de enxergar a vida, porque ajudou a desconstruir em mim a ideia de que tudo havia sido criado por um deus. Foi simplesmente fascinante saber que as estrelas são fábricas de átomos graças à fusão nuclear que ocorre em seus núcleos.

É incrível você olhar um anel de ouro e saber que os átomos dele surgiram na explosão supernova de uma estrela massiva. Saber que somos todos feitos dos restos mortais das estrelas – ou melhor, dos átomos forjados nelas – é algo que nos coloca como parte indissociável do resto do cosmos. O ferro no nosso sangue, o cálcio nos nossos ossos, o nitrogênio no nosso DNA, o carbono nas nossas células: tudo isso veio de estrelas que se exauriram há bilhões de anos atrás. Nós somos o próprio universo consciente e tentando conhecer e descobrir a si mesmo. Somos o resultado personificado de bilhões de anos de evolução cósmica. Como Neil deGrasse Tyson bem resumiu certa vez: "Nós estamos no universo e o universo está em nós". O universo não está lá e nós aqui: nós somos todos uma coisa só.

Enfim, é impressionante como uma simples pergunta é capaz de abrir novos horizontes e nos trazer respostas que nos encantam com a beleza da realidade lá fora omitida pela ignorância e pelo misticismo.

De onde veio cada átomo.

0 comentários:

Postar um comentário