terça-feira, 27 de junho de 2017

Jogos da minha vida #4: Halo Combat Evolved


No ano de 2002 havia uma locadora de filmes em DVD e de jogos de videogame bem perto da minha casa. Foi nessa locadora que eu joguei pela primeira vez o PlayStation 2, o Gamecube e o poderoso XBOX. Eu ia quase todos os dias nessa locadora e ficava horas jogando por lá as dezenas de títulos que tinham disponíveis, especialmente para o PlayStation 2. Foi aí que num belo dia eu vi um cara jogando um game de tiro em primeira pessoa bem interessante no único XBOX da locadora. Eu perguntei qual era o nome do jogo e ele respondeu: "Halo". Logo que o cara parou de jogar, eu peguei o lugar dele no XBOX e botei uma hora no mesmo game, iniciando um novo jogo. Foi a partir desse dia então que eu virei fã de Halo. Foi paixão à primeira vista.

Eis aí o meu shooter favorito

Primeiras impressões
Este game me passou diversas boas impressões logo de cara já no meu primeiro gameplay. A primeira coisa que me chamou atenção em Halo foi a sua trilha sonora fantástica. A abertura do jogo começa com um canto gregoriano que vai se misturando com uma trilha mais moderna bastante empolgante. Já as músicas que tocam durante o game são muito fortes, com bastante bass e batidas fortes de percussão que passam uma ideia de grandiosidade e dão um ar de combate épico ao game. A segunda coisa que me chamou atenção neste jogo foi a sua jogabilidade extremamente simples, fluida e precisa. A terceira coisa que saltou aos meus olhos foram os gráficos que eram muito bonitos e detalhados para a época. E a quarta coisa que me chamou atenção neste jogo foi a inteligência artificial dos inimigos, porque eles não eram suicidas como os do glorioso GoldenEye 007 do Nintendo 64. Cada inimigo se comportava de uma maneira diferente, agiam com esperteza, agilidade, estratégia e sabiam atacar e contra-atacar em equipe. O game era totalmente futurista, com armas de plasma, naves extraterrestres e tecnologia bastante desenvolvida. O início da nossa campanha começa na nave espacial Pillar of Autumn, que é invadida por alienígenas inimigos e, logo no início, temos um pequeno tutorial com as ações principais do nosso personagem. Daí pra frente, o jogo nos dá total liberdade para agir.

Master Chief e os marines em ação

O game
Em Halo Combat Evolved, que foi o primeiro jogo da saga Halo, nós jogamos com o lendário Master Chief, que é um super soldado do projeto Spartan-II protegido por uma armadura capaz de autorregeneração. Chief tem a companhia de uma inteligência artificial chamada Cortana que o guia durante todo o game. Nós contamos com um arsenal não muito grande que inclui metralhadoras, rifles de plasma e armas alienígenas bem interessantes como a needler, que tem uma munição capaz de seguir os inimigos. Neste jogo também tínhamos a possibilidade de pilotar vários veículos, incluindo naves alienígenas de pequeno porte, tanques e o carro dos humanos, o lendário e indestrutível Warthog
Apesar da história começar na nave Pillar of Autumn, a maior parte do jogo se passa em um anel espacial gigantesco chamado de "halo" que foi construído há muito tempo por antigos alienígenas chamados de forerunners.
Embora Master Chief esteja sozinho durante a maior parte do tempo, durante vários momentos da aventura nós contamos também com a ajuda dos marines, que eram os humanos que nos ajudavam na guerra contra os nossos inimigos. Os nossos inimigos neste game eram os alienígenas que formavam uma aliança de várias raças unidas pela religião chamados de covenants. Durante a aventura, também aparece uma segunda raça de inimigos chamada de floods, que são uma praga cósmica que transformavam em zumbis todas as formas de vida que eles podiam parasitar. E como os floods eram inimigos de todo mundo, era frequente no game diversas batalhas bastante violentas e intensas entre os floods e os covenants. Isso era particularmente interessante, porque eu, por razões estratégicas, costumava deixar os aliens lutarem até a morte entre si para depois lutar contra o que sobrava deles. Nesse aspecto, Halo se parecia com o Perfect Dark do Nintendo 64, onde havia uma guerra entre duas raças alienígenas.

Os covenants prontos para o ataque

Por que este game foi inesquecível?
Halo, apesar de ser um FPS de ação, foi o primeiro game que me passou um clima de medo, mistério e suspense ao jogar. Na parte que entramos numa instalação localizada no meio de um pântano, há um silêncio mórbido e nenhum inimigo durante grande parte do caminho. Os inimigos que encontramos nesta parte só aparecem após alguns sustos, muita música de suspense e clima de terror. Por isso eu costumo dizer que Halo foi o meu primeiro survivor horror.
Outra coisa impressionante em Halo era o tamanho absurdo das fases. Tinha um mapa que era tão grande, mas tão grande, que eu levava cerca de quatro horas para passar só dele. Falando das armas, as granadas de plasma tinham um destaque à parte, porque elas grudavam nos inimigos, causando reações desesperadas e até engraçadas neles. Aliás, a forma como os inimigos agiam era muito interessante, porque cada raça se comportava de uma maneira diferente em combate.
Eu joguei Halo entre 2002 e 2003 no XBOX. Posteriormente, acho que em 2008, consegui uma cópia do mesmo para PC e voltei a jogá-lo para matar a saudade no conforto da minha própria casa.

Os gráficos de Halo eram impressionantes para a época

Apesar de Halo ter sido um jogo muito bom, ele também tinha uma série de problemas. O primeiro deles é que o jogo não tinha nenhuma legenda, nem mesmo em inglês. Como na locadora eu não conseguia escutar o áudio devido ao ambiente barulhento e mesmo assim o meu inglês 'ouvido' era muito fraco, fiquei boiando sobre o belo enredo do jogo que só fui compreender quando procurei por sua história no YouTube.
Halo também tinha uma baixa variedade de armas, além de cenários muito repetitivos e terrivelmente gigantescos. Esses problemas foram corrigidos no Halo 2, apesar de que o Halo 2 também tinha seus problemas, especialmente com relação à jogabilidade.
Mas enfim, o fato foi que Halo foi um jogo que marcou positivamente a minha vida de gamer, sendo um dos três FPS mais inesquecíveis ao lado do GoldenEye 007 e do Counter Strike.
O game teve continuações até o Halo 5 e vários spin offs. Mas como a Microsoft parou de lançar o game para PC a partir do Halo 3 e eu nunca tive um XBOX, então só joguei até o Halo 2. E antes que fique a dúvida, sim, o Halo 1 foi melhor que o Halo 2 na minha opinião. Aliás, Halo 1 foi provavelmente o melhor jogo de tiro em primeira pessoa que joguei na vida. Isso tanto é verdade que ele está protagonizando essa lista seleta de games da série Jogos da Minha Vida.

Vida longa ao Master Chief!

0 comentários:

Postar um comentário