quinta-feira, 29 de março de 2018

Quem é você no capitalismo


Se tem uma coisa que eu não compreendo de jeito nenhum é a existência desses liberais de classe média defensores do capitalismo selvagem. Noutro dia mesmo eu vi um sujeito no YouTube dizendo que o sistema público de saúde é uma "experiência fracassada" no mundo e que o ideal são os planos privados. Esse é o tipo de cidadão que prefere vender a própria casa para pagar um tratamento de câncer ao invés de ter uma saúde pública de qualidade para todos. Portugal, Cuba, Escandinávia e Canadá são alguns dos países que possuem saúde pública de excelente qualidade – e eu jamais trocaria a saúde pública desses países por qualquer plano privado que além de ser caro, ainda por cima é ruim e burocrático. E esse é só um exemplo de vlogueiro que vemos aos montes na web defendendo políticas ultraliberais ruins para eles mesmos e para toda a população. Transformar a saúde em mercadoria é uma das coisas mais criminosas que o capitalismo já fez.


E essas ideias ultraliberais seguem na mesma linha para todo o resto com a defesa da privatização de praticamente tudo que possa dar lucro: bancos, petrolíferas, mineradoras, companhias elétricas, universidades... É ridículo ver um bando de capitalistas sem capital defendendo um sistema que oprime a eles mesmos e que só traz benefício ao 1% mais rico. E esses caras ainda se julgam inteligentes e espertos. Pelo visto eles ainda não têm a mínima noção do que significa esperteza. E quando descobrirem, será tarde demais. Eu e você não passamos de gado prontos para o abate no capitalismo, camarada. Acorda!

6 comentários:

  1. Só existe um tipo de pessoa que diz que o socialismo fracassou: o que está de barriga cheia e tem um teto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E só existe dois tipos de pessoas que dizem que o socialismo deu certo: os ignorantes que acham que o Estado produz alguma coisa e os espertos que sabem que num governo socialista seriam os detentores da demanda e do monopólio da jurisdição

      Excluir
    2. Na União Soviética, o Estado produzia tudo. Tudo era estatal.

      Excluir
    3. Produzia pouco, o de qualidade para os membros do partido, os resto para o proletariado.

      Excluir
  2. Voce ja percebeu que a forma no qual o mapa mundi esta da ideia que as potencias, estados unidos e europa, estao ao norte e ao sul os paises e continentes " pobres" como Africa e America Latina tendo ideia que os paises ricos estao acima dos pobres pois ninguém disse onde é em "cima" ou "embaixo" porque no espaço tudo é relativo.

    ResponderExcluir
  3. O capitalismo, irmão siamês di liberalismo, deu tão certo no Brasil (2021)que temos mais de 300.000 mortos por um vírus, o maior desemprego da história e gente pedindo nas ruas. Cadê o Estado agora pra salvar as empresas e os empresários?

    ResponderExcluir