segunda-feira, 18 de junho de 2018

Por que não monto uma banda?


Algumas pessoas ocasionalmente me perguntam por que eu não monto uma banda de rock, já que eu escrevo músicas e toco vários instrumentos. Eu não formo uma banda porque não tenho tempo, nem dinheiro, nem disposição e nem músicos para tocar junto comigo. Meus amigos e ex-colegas que já tiveram uma banda ou que tocam algum instrumento hoje estão casados, têm filhos, possuem emprego fixo, montaram um negócio, passaram em concurso público, fizeram carreira militar e abandonaram as ilusões de viver de música. Ninguém está disposto a trocar a segurança de uma vida estável para cair na estrada e sair tocando por aí. Até eu mesmo já caí na real e sei muito bem as dificuldades que os músicos brasileiros enfrentam, especialmente os músicos iniciantes. Tocar por hobby talvez até seja possível, mas o problema de tocar por diversão é que ninguém se compromete com os ensaios e apresentações. Daí que não vale a pena, pelo menos no momento, ter uma banda. O projeto que eu tenho de música hoje é voltado para a web. Talvez eu crie uma banda virtual ou produza música comercial para tentar faturar alguma coisa em cima disso. Mas ter uma banda, de fato, acho bem pouco provável. Com a pluralidade e a democracia que a internet trouxe, acho que essa coisa de ter uma banda de sucesso ficou meio démodé. Tudo hoje é muito fragmentado. Acho que vou produzir minhas próprias músicas sozinho e criar videoclipes no YouTube para divulgá-las. Com as facilidades que temos hoje em dia, ter uma banda de uma pessoa só tornou-se totalmente possível. Os tempos mudaram e acho que precisamos nos adaptar a isso.

0 comentários:

Postar um comentário