quarta-feira, 27 de junho de 2018

A vida não presta mesmo


Já disse em outras postagens que a vida não é boa e nem é bela: a vida é uma sucessão de tragédias. A sabedoria está justamente em saber lidar com esse sofrimento que a vida impõe a todos nós. As pessoas que vivem achando que a vida é cheia de coisas boas são as mais propensas a caírem em depressão, porque elas estão desprotegidas contra a realidade trágica que elas estão inseridas. Entender que a vida é uma bela porcaria é requisito fundamental para saber lidar com angústia, dores, frustrações e tristezas. Quem não tem consciência disso vai viver quebrando a cara. Não é à toa que os remédios mais vendidos são justamente os calmantes, os analgésicos e os antidepressivos – pois eles são um reflexo de que a vida não é nada agradável de se viver. Todas as semanas eu recebo comentários no post sobre as formas de morrer com gente dizendo o óbvio sobre a vida. Sem a consciência de que precisamos ser permanentemente fortes, estaremos sempre a um passo da anedonia. A minha vida mesmo só começou a melhorar no momento que eu percebi esta verdade e parei de me iludir com "as belezas da vida". Até há algumas coisas bonitas na vida, mas elas são exceções pontuais. A regra é sempre a injustiça, a covardia, a dor e a angústia. Quem não for capaz de compreender isso, não será capaz de compreender a vida e de vivê-la com o mínimo de sobriedade e intensidade.

Um comentário:

  1. Eu concordo. ..😔
    Ainda mais nos dias atuais,tá tudo uma bosta mesmo!

    ResponderExcluir