segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

E ainda há quem fale mal de Cuba


Apesar do embargo econômico, do fim do apoio da URSS, da falta de riquezas naturais, dos ataques ao país e das tentativas de assassinato contra seu ex-líder, Cuba conseguiu − contra tudo isso e até os dias atuais − ser um país modelo. Apesar de ser um país pobre, Cuba não tem desnutrição infantil, não tem miseráveis, não tem problemas com drogas, não tem problemas com balas perdidas, não tem problemas com analfabetismo e nem com mulheres morrendo em clínicas clandestinas de aborto. E os nossos coxinhas ainda têm o disparate de afirmar que Cuba é um "lixo comunista" ou um "inferno". Então eu lanço um desafio: responda-me em qual país da América Latina (fora Cuba) não há miseráveis, analfabetos, esfomeados e sem-teto?
O capitalismo só deu certo na América do Sul para uma minoria privilegiada que não dá a mínima para a desigualdade e para a injustiça social que sempre existiram por aqui. Enquanto esse medo sem sentido do "país virar Cuba" continuar servindo de desculpa para derrubar democracias, nunca iremos sair desse ciclo vicioso de conformismo com a pobreza, com a injustiça e com a violência.
Fidel Castro é admirado e respeitado por milhões de cubanos mesmo após sua morte porque ele foi capaz de dar ao seu povo o mínimo necessário para o bem-estar da sua nação: coisa que o nosso capitalismo selvagem está longe de oferecer.




Enfim, o vídeo a seguir mostra dados do Banco Mundial sobre Cuba, Chile e EUA para quem tiver alguma dúvida sobre qual desses países é mais justo socialmente.

4 comentários:

  1. mais uma vez defendendo esse lixo socialista?

    vai defender coreia do norte tb? é o q falta

    E se isso aí é bom, imagina se fosse ruim

    Prefiro europa ocidental ou o canadá, até os estados unidos eu prefiro, e acho q muitos dos cubanos tb, kkk, as fugas não deixam mentir

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também prefiro outros países mais ricos, mas não posso negar que apesar de ser um país pobre, Cuba conseguiu o que nenhum outro país da América Latina conseguiu. E se Cuba é assim sendo pobre, imagina se fosse um país rico... Eu iria fugir pra lá a nado!

      Excluir
    2. qualquer pessoa em sã consciência iria preferir qualquer outro país ao invés de cuba, até os cubanos preferem qualquer outro país do q o de origem

      Excluir