sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

Fidel: nem anjo, nem demônio. Apenas humano.


Interessante como a direita hidrófoba brasileira não se cansa de omitir as virtudes de Fidel Castro, enquanto que a esquerda costuma negligenciar suas falhas. A verdade é que Fidel não era nem bom e nem mau. Nem santo, nem demônio. Ele era apenas um ser humano, como eu e você, que cometeu erros e acertos ao longo de sua vida. Nenhum desses supostos cristãos que vocifera impropérios contra ele está em condições de julgá-lo no lugar do deus que eles dizem acreditar.
Se você quiser fazer uma crítica mais imparcial sobre Fidel Castro, recomendo este ótimo artigo da Voyager que trata de 12 fatos sobre o líder cubano da maneira menos distorcida possível.


Com seus defeitos e suas virtudes, queiramos ou não, Fidel Castro entrou para o rol dos humanos mais influentes do século XX. Seu maior feito foi ter peitado o imperialismo (atualmente ameaçado por Trump) e trazido justiça social para seu povo através de uma aguerrida revolução. A relevância dos seus feitos embalsamaram o seu nome nos livros de história para sempre. Um homem que liderou uma revolução contra uma ditadura e que transformou seu país para sempre não será esquecido jamais por nossa história – e muito menos por seu povo. Isso sem falar, claro, da ajuda humanitária e dos avanços em medicina trazidos pelo governo cubano. Seu exemplo será para sempre uma referência para jovens revolucionários no mundo inteiro, seja qual for a época. Não há como contar a história do século XX sem citar o nome do eterno comandante Fidel Castro.


Hasta la victoria siempre, comandante! 
Patria o muerte!

14 comentários:

  1. um autocrata até o último segundo da sua miserável vida

    sanguinário inveterado e obcecado pelo poder, não largou o osso nem a pau, e se pudesse, teria mantido o regime escravagista do início da revolução até os dias de hj

    Só não o fez pq, primeiro, estava definhando, segundo, o socialismo estava definhando; e o regime castrista hj está DEFINHANDO

    Adeus ditador, vc não fará mais falta, o povo de cuba abandona os seus passos a cada dia q passa, é só ver o q anda acontecendo por lá ultimamente, e ainda bem

    Seus comparças: Stalin, Mao, Kim Jong, etc. o aguardam no inferno

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você pode até não gostar do Fidel, mas se a raiva cega não tiver derretido todos os seus neurônios, você tem que reconhecer, pelo menos, os avanços sociais em Cuba em saúde e educação que superam os índices do Brasil.

      Engraçado também como as pessoas gostam de julgar os outros no lugar de Deus. Se você é cristão, sabe muito bem a palavra: "não julgueis para que não sejais julgado". Fora o "Amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem". Não vi nada que se pareça com amor no seu comentário.

      E para bugar o seu cérebro, lembre-se que "comunistas pensam como os cristãos" - disse o Papa Francisco.

      Excluir
    2. vc sempre gosta de sair pela tangente né? kkkkkk, pega coisas q não tem relevância nenhuma e faz um blablablá enorme, se eu mandei o fidel pro inferno, foi muito mais por força de expressão do q por sentimento religioso

      e mais, ter saúde boa e blá bla blá, é o mínimo q o país poderia fazer, muitos mais países CAPITALISTAS e DEMOCRÁTICOS, tem saúde e educação muito melhores

      Além do q... a alemanha nazi tb possuía coisas boas, nem por isso alguém defende esse lixo, pq com a ditadura cubana deveria ser diferente?

      Excluir
    3. Em todo caso, não mande as pessoas pro inferno, é deselegante - além de exteriorizar um sentimento de ódio desnecessário. Ninguém merece receber ódio.

      Finalmente nós concordamos em alguma coisa: países CAPITALISTAS e DEMOCRÁTICOS têm educação melhor. Não é o caso do Brasil, que não é nem capitalista e muito menos democrático.

      Quanto a essa comparação com o nazismo, eu não sei que mania esquizofrênica é essa de comparar Cuba com Alemanha nazista. Se você não for um desses mentecaptos que ignoram o conhecimento acadêmico, sabe muito bem que nazismo não tem nada a ver com socialismo ou com a esquerda. E há, sim, muitas pessoas que defendem o nazismo (os neonazistas). Hitler não trouxe nada de bom para a classe trabalhadora, para os mais pobres e ainda exterminava pessoas baseado em racismo étnico. O nazismo, com coisas boas ou não, é uma ideologia que ameaçou dominar outras nações e exterminar etnias "inferiores".
      Deixe de ser cínico de ficar colocando nazismo no meio dessa história.

      Excluir
    4. "caso do Brasil, que não é nem capitalista", kkkkk, paro por aqui

      quanta burrice

      Excluir
    5. "nós concordamos em alguma coisa: países CAPITALISTAS e DEMOCRÁTICOS têm educação melhor"

      se são melhores q o regime ditatorial e socialista cubano, o q acontece por lá não deveria ser celebrado, e sim lamentado, pq nem com revolução cuba conseguiu superar os países q os castros dizem combater

      esse regime deveria ser completamente abandonado, já deu o q tinha q dar, ng aguenta mais

      Excluir
    6. Anôn 08:57
      Diga-me que país capitalista é esse onde não há concorrência e nem riscos para as grandes corporações. O que temos no Brasil é um "socialismo dos ricos" ou "socialismo de direita". É um modelo corporativista que favorece a uma elite multimilionária e parasitária sustentada pelo rentismo.

      ---//---

      Anôn 09:00
      Primeiro que não era uma questão de ser melhor ou pior. O "socialismo" cubano era a única alternativa para Cuba se desenvolver sem a influência destrutiva do imperialismo americano. Segundo que nos EUA há mais pobres e miseráveis que em Cuba. Vai ver se tem gente passando fome em Cuba. Já nesses outros países "livres", "capitalistas" e "democráticos", a fome nunca foi erradicada. Excetuando-se, claro, os países que aderiram ao bem-estar social.

      Provavelmente os irmãos Castro perceberam que a social democracia é mais negócio que o atual modelo político-econômico que vigora por lá. Certamente por isso eles têm aumentado paulatinamente as liberdades em Cuba rumo a esse modelo de nação.

      Excluir
    7. Vc acabou de definir o q é capitalismo

      "Certamente por isso eles têm aumentado paulatinamente as liberdades em Cuba"
      isto é, o regime socialista/castrista/ditatorial falhou completamente, tanto q estão tendo q abandonar essa joça

      Excluir
    8. A questão que fica é: o regime castrista falhou por ser ruim ou por causa do embargo econômico?

      Sobre o capitalismo, achei que ele era baseado em concorrência e não em oligopólios. Capitalismo sem concorrência devia se chamar de outra coisa.

      Excluir
    9. "o regime castrista falhou por ser ruim ou por..."
      Está mais do q claro: por ser um governo PÉSSIMO, tanto q o povo tá abandonando o regime

      E capitalismo não é baseado nem em concorrência e nem em oligopólio, ele independe de qualquer uma dessas naturezas, capitalismo é o mais puro e simples: meios de produção sendo propriedade privada. Oligopólio, corporativismo, etc. é consequência natural do capitalismo

      Achei q vc por ser um esquerdista saberia o básico sobre isso, é o q o guru Marx ensinava em suas teorias

      Excluir
    10. Sim, camarada, eu sei bem até demais esse conceito básico de capitalismo que aprendemos no ensino fundamental. Mas quando afirmo que vivemos num "socialismo dos ricos", ou num "socialismo de direita" trata-se uma crítica, de uma provocação, a esse capitalismo "pero no mucho" que odeia concorrência, restringe o consumo e não quer correr riscos. Quem entende o ABC de economia sabe um capitalismo sem esses elementos básicos ou é um capitalismo de fachada, ou é um capitalismo fadado à morte.

      Quanto ao "regime castrista", saiba que durante os anos 60 e 70, Cuba foi considerado um país modelo (de segundo mundo) que, apesar do embargo econômico, tinha apoio e era financiado generosamente pela URSS. Enquanto isso, os demais países capitalistas da América Latina pertenciam ao terceiro mundo, sendo subdesenvolvidos e altamente desiguais.

      O modelo de socialismo cubano, apesar de ter eliminado a miséria, não possui a qualidade de vida dos países nórdicos. Possivelmente por isso deve ter caído a ficha do presidente Raul Castro de que Cuba precisa entrar de vez no século XI e tentar abraçar um sistema mais aberto.

      Excluir
    11. Corrigindo: Cuba precisa entrar de vez no século XXI.

      Excluir
  2. fidel tratou os gays feito lixo, o mesmo extermínio q sofreram na alemanha nazi, sofreram na cuba ditatorial tb

    Isso pra mim é IMPERDOÁVEL

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, entre os anos 60 e 70, a homofobia era naturalizada não apenas em Cuba, mas no mundo todo. Havia um contexto histórico diferente naquela época do que há hoje no século XXI. Eu mesmo, quando era adolescente, fui homofóbico, mas não por maldade, e sim porque toda a sociedade ao meu redor era homofóbica.
      Enfim, Fidel Castro reconheceu esse erro lá nos anos 80 e tentou se redimir permitindo que o serviço de saúde cubano fizesse operação de mudança de sexo para transgêneros.

      Enquanto no Brasil e em muitos países latino americanos o negócio é criminalizar e hostilizar os gays, em Cuba o movimento é inverso, existe um esforço para apagar seu passado homofóbico. O Estado cubano se comprometeu a fazer campanhas contra homofobia e a favor do reconhecimento da união civil gay, que está cada vez mais próxima de se tornar realidade.

      Fonte:
      Voyager

      Excluir