quinta-feira, 15 de junho de 2017

O Brasil de 2017 é um EUA dos anos 50 piorado


Em minhas leituras diárias, me deparei hoje pela manhã com um post do blog O Cafezinho que lembrou dos tempos da paranoia anticomunista que houve nos EUA durante os anos 50 chamada pelos acadêmicos de "macarthismo". Quem não tem alergia a livros de história ou preguiça de estudar deve lembrar bem que logo após a Segunda Guerra Mundial, os EUA entraram num estado de delírio obsessivo total devido ao medo irracional do comunismo. Essa histeria anticomunista ficou conhecida também como Doutrina Truman ao ser aplicada em escala global para proteger os países subalternos aos EUA do "perigo vermelho" durante a Guerra Fria.

Pois bem, o que vemos hoje em pleno século XXI no Brasil – e em boa parte da América do Sul também – é justamente essa mesma paranoia antiesquerdista sendo implementada como se fosse uma novidade. O projeto Escola sem Partido é um exemplo de que estamos imitando descaradamente o velho macarthismo ianque. As escolas dos EUA na metade do século passado também foram acusadas de uma suposta "doutrinação socialista", o que causou perseguição e cerceamento de vários profissionais da área de educação na época.
Aqui no Brasil, um dos principais precursores dessa ideia estabanada de "conspiração comunista" foi o astrólogo embusteiro de extrema-direita Olasno Olavo de Carvalho, que conta com uma turba de alienados para adorá-lo.

Olavo olavando suas olavices

Enfim, como a direita reacionária tupiniquim nunca esteve tão espalhafatosa desde 1964, então ela aproveitou essa saída do sarcófago para propor insanidades como o Escola Sem Partido e até mesmo colocar vereadores para fiscalizar os professores nas escolas.

Propaganda da escola sem partido dos EUA nos anos 50

Além de defender esse projeto pseudo apartidário para destruir a pedagogia crítica, a direita brasileira está aproveitando o embalo para destruir também os direitos trabalhistas sob o pretexto de "modernização", para mutilar a aposentadoria dos brasileiros sob o pretexto de um "rombo" imaginário na previdência e para congelar os investimentos em saúde e educação por duas décadas para, assim, garantir os juros da dívida para os bancos privados.

Está vendo como é "maravilhosa", "boazinha" e "lúcida" essa nossa direita? E depois a culpa é do PT... Fala sério!

Escola sem partido ou sem "esquerdismo"?

Um comentário:

  1. Eu fico muito feliz
    Em saber que existe esses
    Anti-esquerda,
    E o Olavo de Carvalho está certo
    Em alguns casos,
    Quer você Wellington f goste ou não.
    O comunismo pode ser algo bom
    Quando bem aplicado,
    Mas mesmo assim pessoas como você
    Ainda acha que os EUA são loucos,
    Pois tem coisas que só devem
    Ser mudadas se for dá vontade de Deus e no momento devemos deixar
    Certas coisas como sempre foram.
    Depois não venha reclamar dos
    Horríveis prejuízos causados pela esquerda.
    E viva a escola sem partido.

    ResponderExcluir