quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Para que servem os seres humanos?


Você já parou para pensar sobre qual utilidade a nossa espécie tem para o planeta e para natureza? Olha o que estamos fazendo: destruindo, sujando, contaminando, poluindo, aumentando a temperatura global, causando extinções e até colocando em risco toda a vida do planeta através de guerras ou catástrofes ambientais. Nós, humanos, somos um verdadeiro câncer para o planeta. Estamos esterilizando o nosso próprio e único lar no universo. Infelizmente, humanos (em sua grande maioria) só pensam em si mesmos, na própria espécie. Somos egocêntricos, especistas e achamos que o universo e até os deuses giram em torno da nossa própria existência. Se essa nossa vocação inata para a destruição não for encerrada imediatamente, estaremos destruindo não apenas o planeta – mas a nós mesmos também, afinal, não há outro lugar no universo para onde possamos ir.
Dito isto, é preciso investir massivamente em soluções: soluções estas que todo mundo já conhece: educação ambiental, redução da emissão de gases poluentes, redução do consumismo desenfreado, reciclagem eficaz, uso de fontes alternativas de energia, leis severas para crimes ambientais, reflorestamentos, projetos de urbanização ecológica, desenvolvimento de materiais biodegradáveis... Apesar de tudo isso estar sendo posto em prática, a lentidão com que as mudanças positivas ocorrem praticamente anula todo o esforço para evitar uma catástrofe global. E a maior responsável por essa lentidão nas mudanças é a ganância alimentada por um capitalismo irresponsável que só se preocupa com o agora e nunca com o amanhã. Se esse conjunto de medidas não forem tomadas em larga escala, não haverá mais amanhã para os nossos filhos e netos – e nem para nenhum de nós. Então a Terra tornar-se-á mais uma esfera telúrica estéril a rodar em torno do Sol. E se este for o único lugar do universo onde há vida, então estaremos dando um ponto final na história da vida no cosmo também.
Então faça a sua parte: pare de culpar os outros e mude suas atitudes no dia a dia. Prove que nós, humanos, podemos servir para um propósito engrandecedor não apenas para a natureza, mas para todo o cosmo também. Nós somos a cura para nós mesmos.

0 comentários:

Postar um comentário