quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

A íntima ligação entre desigualdade e criminalidade


O aumento da desigualdade social é uma das principais causas para o aumento da violência e da criminalidade, fato. A evidência disso é que a maior parte dos pequenos delitos cometidos no Brasil (assaltos, roubos e furtos) são praticados por jovens pobres e negros. Não por acaso, negros e indígenas são os mais afetados pela pobreza no Brasil, segundo a ONU. Apesar da queda da extrema pobreza entre os negros desde 2003, eles ainda são as maiores vítimas da desigualdade social (como mostra o gráfico abaixo). Sem emprego, sem renda, sem qualificação, sem oportunidades e até sem comida, os mais pobres se veem numa sinuca de bico onde apelar para a criminalidade, infelizmente, deixa de ser uma escolha para se tornar a única chance de sobrevivência.

Negros, índios e pardos recebem menos que brancos e amarelos

Sempre que eu trago os dados acima envolvendo pobreza, criminalidade e cor da pele, os reaças e a direita modinha ficam possessos e me acusam de ser "esquerdopata" ou até mesmo de "racista", citando sites reacionários e liberais para tentar me refutar. A direita, como já cansei de alertar, precisa mascarar e distorcer a realidade para manter o velho mantra de que o crime (ou a criminalidade) é sempre culpa do indivíduo e nunca da sociedade. Os reaças nunca consideram a omissão do Estado burguês em cuidar das pessoas e nunca assumem os próprios privilégios em sua defesa cega pela meritocracia. Porém, contra fatos não há argumentos.
A relação entre pobreza extrema e criminalidade é tão evidente, que o furto famélico não é considerado crime se for comprovado o estado de necessidade. E mesmo os trabalhadores que ganham alguma renda, viver com um salário mínimo de menos de R$ 980 num país onde seria necessário no mínimo R$ 3.752 para sustentar uma família de quatro pessoas é um ato verdadeiramente homérico. Isso porque eu nem contei ainda que metade da população brasileira vive com MENOS de um salário mínimo. Daí eu te questiono: como uma pessoa pode ter o mínimo para viver com dignidade recebendo um salário 4 vezes menor que o necessário? Vai me dizer que isso não gera revolta? Vai me dizer que impor a desigualdade não é uma violência?

Já imaginou viver em um mundo onde você nunca terá o que a classe média tem?

Apesar da pobreza por si só não ser a causa da violência, a sensação de injustiça social causada pela desigualdade extrema leva, via de regra, à criminalidade. O consumismo e a ostentação de bens materiais que ocorre no capitalismo brasileiro é uma das principais causas para agravar este problema. Como disse o psicanalista e professor de Medicina Social da UERJ, Benilton Bezerra Júnior: "Somente numa cultura que enaltece a posse do dinheiro e bens como expressão de sucesso, de uma vida digna de ser vivida, a pobreza tende a ser vivida como exprimindo o contrário. Num contexto como esse, a pobreza não implica apenas restrição material, mas, sobretudo, uma restrição simbólica [moral], e como tal precisa ser negada de qualquer forma, mesmo com o recurso à violência."

Como você pensa?

A reação mais comum de quem sofre um assalto é a indignação contra aquele que cometeu o delito. Se pensa em vingança, em prisão perpétua, em redução da maioridade penal, em armar a população e até em pena de morte contra o jovem infrator. Mas ninguém pensa que a criminalidade tem, em sua origem primordial, a desigualdade social como principal fomentadora. As soluções fáceis (punitivas e imediatistas) apontadas pela direita não resolvem o problema da violência. O que resolve o problema da violência são políticas públicas de inclusão social: políticas essas que no Brasil, infelizmente, são defendidas exclusivamente pela esquerda. Os filhos do proletariado, os filhos da escravidão, nunca terão uma vida decente enquanto não lutarmos por políticas que combatam as desigualdades sociais e por um Estado que, ao invés de reprimir com violência, cuide das pessoas mais carentes.
Como eu bem disse em uma das minhas músicas mais politizadas: 'O moleque que roubou a carteira de um trabalhador não é culpado: ele é vítima de um sistema desigual e opressor'. E antes que venham com calúnias: bandidos podem e devem responder pelos seus crimes, mas não podemos ser ingênuos de achar que apenas punindo resolveremos o problema da violência no país. O buraco é bem mais embaixo.

E depois ainda me perguntam por que eu sou de esquerda...


7 comentários:

  1. Concordo 100% com seu texto, parabéns! você lacrou agora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pena que a direita não consegue entender isso. Por mais que eu traga fontes e evidências, eles continuam teimando como o anônimo abaixo.

      Excluir
  2. Você já viu algum muro ser construido para que pessoas não fugissem do capitalismo? E no comunismo?
    Você já viu pessoas se atirarem em alto mar para fugir do capitalismo? E no comunismo?
    Você já viu campos de trabalho forçado no capitalismo? E no comunismo?
    Então porque mesmo depois de causar o genocídio de 150 milhões de pessoas você continua espalhando essa merda e chamando quem discorda de fascista ?
    Você é burro ou desonesto ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você já viu algum muro ser construído para que pessoas não fugissem do capitalismo? E no comunismo?
      Já. Só que os muros do capitalismo são ideológicos. Se o pobre brasileiro (latino americano em geral) soubesse que a vida dele é um inferno comparada a de um cubano, ou faria uma revolução, ou fugiria daqui nem que fosse a nado.

      Você já viu pessoas se atirarem em alto mar para fugir do capitalismo? E no comunismo?
      Já vi, sim. No Haiti, após o terremoto que devastou o país houve fuga generalizada da população. Se o capitalismo desse condições humanitárias para que os haitianos permanecessem no seu país, como Cuba faz diante das catástrofes naturais, nem fuga teria ocorrido. Isso sem falar nos refugiados dos países muçulmanos (ou vai me dizer que os países muçulmanos são comunistas?) e até, quem diria, na própria Venezuela. A escassez de alimentos e medicamentos na Venezuela é parte do boicote dos grandes meios de produção capitalistas contra o governo de Maduro. Ou você é mais um pobre coitado que acredita que um país que possui propriedade privada dos meios de produção como a Venezuela é "comunista"?

      Você já viu campos de trabalho forçado no capitalismo? E no comunismo?
      Já ouviu falar dos Campos de concentração nos Estados Unidos? Procura aí no Google. Isso sem falar do trabalho escravo que não raramente é relativizado no capitalismo, como está ocorrendo atualmente no Brasil graças ao governo neoliberaloide de Temer.

      Então porque mesmo depois de causar o genocídio de 150 milhões de pessoas você continua espalhando essa merda e chamando quem discorda de fascista ?
      1-Porque o capitalismo matou muito mais que o comunismo.
      2-Porque o capitalismo matou (e mata) muito mais de fome que o comunismo.
      3-Porque eu não me sinto feliz no capitalismo.
      4-Porque eu sinto empatia pelos pobres que sofrem com as mazelas do capitalismo.
      5-Porque eu acredito que podemos viver em um mundo melhor.

      E, por favor, pare com essa falsa dicotomia capitalismo/comunismo. Nenhum desses sistemas trouxe justiça e liberdade para a humanidade. Precisamos de algo melhor, de um novo modo de produção que não seja nem capitalista e nem comunista. Uma alternativa muito interessante é o Projeto Vênus, que eu apoio.

      Excluir