sábado, 24 de fevereiro de 2018

Marxismo para crianças


Em mais um capítulo do macarthismo brasileiro, a fundadora e diretora da editora Boitempo, Ivana Jinking, sofreu uma série de ameaças, intimidações e ofensas após a publicação do livro O Capital Para Crianças. A editora se pronunciou através do Facebook sobre o caso:


Esse ocorrido só serviu para nos mostrar que o ódio e a perseguição contra supostos comunistas sempre foi, na verdade, um medo enrustido de uma sociedade mais igualitária. A falta de argumentações lógicas para refutar o comunismo se traduz em censura, violência e perseguição. O ódio contra ideologias igualitárias só mostra a fragilidade do capitalismo e a incapacidade cognitiva que muitos possuem de contra-argumentar as críticas ao sistema vigente. Na verdade, com todo este furor reacionário, os reaças estão ajudando a divulgar a obra. Eu mesmo jamais saberia da existência desse livro se não tivesse sido pela notícia deste caso. Eventos como este evidenciam o crescimento do fascismo e de uma extrema-direita truculenta e delirante no Brasil.
Essa incapacidade de lidar com o pensamento crítico expõe de maneira visceral o quão doente e autoritária é a nossa "democracia". Note que eu coloquei a palavra democracia entre aspas, porque a democracia no sistema capitalista é, na maioria dos casos, uma ditadura plutocrata disfarçada. Em nenhuma democracia do mundo teríamos perseguição contra ideias opositoras, especialmente se elas forem críticas.

Gostei, vou comprar um para o meu sobrinho!

Sobre o livro, ele é de vital importância construtiva para ampliar o debate político e ideológico na sociedade. Saber como funciona o lado perverso do capitalismo em uma sociedade consumista, cheia de privilégios e onde os trabalhadores são os que mais produzem e os que menos ganham em troca é um imperativo no mundo que vivemos hoje. É necessário que as pessoas saibam desde cedo sobre as injustiças sociais e desenvolvam senso crítico e consciência de classe através uma linguagem lúdica e acessível para melhor compreensão do mundo que vivemos.
Para terminar, eu pergunto: por que livros que tratam sobre investimentos, empreendedorismo e acúmulo de capital podem ser vendidos sem protestos para crianças? E por que somente os que criticam esse mesmo sistema devem ser banidos e perseguidos? É isso mesmo que vocês chamam de "democracia"?  Reflitam sobre isso, por favor.


Fontes:
Diário de Pernambuco
Revista Forum
Brasil 247
Esquerda Diário

0 comentários:

Postar um comentário