domingo, 4 de fevereiro de 2018

Descoberto primeiro exoplaneta extragaláctico


Já foram detectados até hoje pelos astrônomos mais de 4.000 exoplanetas (planetas fora do sistema solar) – todos eles dentro da nossa galáxia. Mas desta vez, uma descoberta inédita feita pelos astrônomos da Universidade de Oklahoma ampliou os nossos horizontes e descobriu exoplanetas em outra galáxia. A galáxia onde foram descobertos os exoplanetas – isso mesmo, é um conjunto de exoplanetas – localiza-se a cerca de 3.8 bilhões de anos-luz de distância da Terra. Eles foram descobertos através da técnica da microlente gravitacional: técnica usada para detectar exoplanetas bastante distantes.

E haja exoplanetas!

Essa descoberta representa, na prática, uma mudança de paradigma interessante no campo não só da ciência, mas da filosofia também. Isso porque a comprovação científica de que existem planetas em outras galáxias (e existem mais de 100 bilhões de galáxias, cada uma com cerca de 200 bilhões de estrelas) amplia assombrosamente as possibilidades da existência de vida no universo. E além disso, se existirem civilizações que sejam milhares (ou milhões) de anos mais avançadas que a nossa, elas certamente devem possuir métodos muito mais sofisticados para saber se há planetas em outras galáxias. Ou seja, é possível que o nosso planeta já tenha sido detectado por civilizações de outras galáxias. E ainda digo mais: eles podem até mesmo já saber da nossa existência.
Pois é, ainda há muita cosia há ser descoberta no universo...


2 comentários:

  1. Well, pq é tão difícil identificar vida (mais especificamente: vida inteligente) fora da terra? e nem precisa ser vida excepcionalmente inteligente, feito a gente, apenas vida

    o universo é imensurável, mas somos seus únicos habitantes vivos (até onde se tem notícia)

    essa pra mim é uma das grandes incógnitas universais, quase uma incoerência do universo, tão grande pra ter só a gente, merda humana, de vida inteligente, é dose

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso aí é um mistério. Se eu fosse apostar, acho que somos uma exceção cósmica e que não há ninguém com quem conversar fora da Terra. Se houver vida lá fora, deve ser microbiana bem simples, sem sequer possuir mitocôndrias. Creio que somos muito mais raros do que podemos imaginar devido à baixíssima probabilidade da vida complexa se desenvolver num universo hostil como o nosso.

      Excluir