sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

Eles irão enterrar o capitalismo


Já cansei de repetir neste blog que o capitalismo é um sistema insustentável a longo prazo e que traz naturalmente injustiças, violência e crises. Mas o que eu não disse ainda é que o capitalismo pode estar muito mais próximo do fim do que parece. Desde 2008 que o sistema capitalista vem atravessando uma crise gravíssima que se explodir de vez, será muito pior que a de 1929. O que o sistema financeiro internacional tem feito diante disso foi adiar a explosão dessa crise enquanto pensam num método para evitar o colapso total do sistema capitalista. Segundo várias pessoas com quem conversei das áreas de ciências sociais e políticas, tudo indica que o capitalismo vai se reinventar a curto prazo. Mas a longo prazo, daqui a uns cinquenta anos ou mais, é possível que entremos em um novo modo de produção. E este novo modo de produção muito provavelmente terá robôs e máquinas trabalhando no nosso lugar.

Sim, os robôs são nossos aliados

O crescimento da mecanização em todos os setores produtivos aponta que em poucas gerações teremos uma mudança profunda na forma como produzimos a riqueza. Cada vez mais os robôs irão tomar os nossos empregos até que os níveis de desemprego ameacem a quebra do mercado e do sistema como um todo. Com empresas falindo, com desemprego em massa, com o consumo baixíssimo, com a queda da produção e com governos quase quebrando por falta de arrecadação, a tendência é que o sistema como um todo colapse. E é aí que teremos que nos preparar para desenvolver um novo modo de produção.
Para dar uma sobrevida ao capitalismo, as empresas terão ou que contratar mais pessoas numa jornada de trabalho menor e pagando salários maiores. Ou então os governos terão que pagar um salário, uma renda mensal cidadã, para todas as pessoas e assim manter o consumo que move as engrenagens do capitalismo. Se nenhuma dessas opções funcionar, então pode se preparar, porque será o fim do capitalismo.


O que alguns projetistas como Jacque Fresco deduziram é que o fim do capitalismo será o momento certo de colocar as máquinas para trabalharem integralmente por nós. Nós não precisaremos mais trabalhar, já que as máquinas e robôs poderão fazer isso por nós em praticamente todas as áreas. E à medida que a tecnologia avançar, precisaremos trabalhar cada vez menos até que chegaremos ao ponto em que viveremos uma vida totalmente voltada para a educação, lazer, cultura, família, diversão e ninguém mais vai precisar trabalhar, a não ser que queira. Já imaginou como seria viver em um mundo sustentável, onde os robôs produzem tudo para nós, onde não exista mais dinheiro, guerras, fome e onde ninguém mais precise ser coagido a trabalhar?
Se duvida de tudo isso, o vídeo do Leandro Zayd abaixo explica de forma didática e detalhada como poderemos chegar a esse modo de produção. O vídeo é longo, mas vale muito a pena assistir.

7 comentários:

  1. Wellington você não acha que assim teremos vidas sem sentido e sem rumo onde ninguém precisa fazer nada e maquinas e não humanos tomam o rumo das nações e se las nos exterminasse anti o capitalismo do que isso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não acho que teremos vidas sem sentido pelo simples fato de que passaremos a fazer apenas o que gostamos. Todo trabalho que fizermos será voluntário, teremos mais tempo para cuidar da família, para estar perto de quem amamos, para praticar esportes, viajar, namorar, jogar videogame... E neste modelo há a democracia direta, onde não há políticos e todos tomam as decisões.

      Excluir
    2. continuo achando que a coisas que não deveriam ser mudadas as oligarquias continuariam no poder so que sem ter de pagar salario e eu duvido muito que tudo ocorrera tao rápido poderia ocorrer uma catástrofe internacional e retardar o progresso de areas como essa

      Excluir
    3. e mais aposto que isso causaria alguma perde de poder que faria a elite tentar impedir o avanço tecnológico

      Excluir
  2. OK, concordo que o capitalismo vai acabar. Mas...
    Você não acha que se os robôs fizerem tudo por nós, não vai chegar uma hora que eles podem se rebelar (Isso se não ficarmos completamente dependente deles)?
    Fora que, sei lá, uma vida perfeita demais pode não ser muito bom para certas pessoas...
    Sei lá, acho mudarmos esse novo sistema de produção, não ia dar muito certo na minha visão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. exatamente oque eu penso prefiro mesmo a volta do feudalismo

      Excluir
    2. A possibilidade de rebelião das máquinas sempre existe, mas para isso acontecer, os robôs precisariam ter autonomia total e consciência. Além disso, seria possível criar mecanismos de controle das máquinas, como pulsos eletromagnéticos ou chave geral de controle para dar um reboot.

      Quanto ao sistema dar certo (ou não) na prática, isso ninguém tem como saber se vai funcionar. Pode dar muito certo, mas também pode dar terrivelmente errado. Mas a questão central aqui é que nós devemos sempre pensar em algo melhor. Não podemos nos conformar e achar que o que vivemos hoje é o melhor sistema que pode existir.

      Excluir