quinta-feira, 16 de março de 2017

O dia em que o Brasil sofreu uma revolução


Amigos, na noite passada, eu tive um sonho que seria um verdadeiro PESADELO para os coxinhas: sonhei que o Brasil tinha sofrido nada menos que uma revolução socialista. Quer saber dos detalhes? Então chega mais...

O sonho se passava no início dos anos 80 em um universo paralelo e a conjuntura geopolítica era bem diferente do que temos hoje. Para começo de conversa, Leon Trotsky havia sido o presidente da URSS ao invés de Joseph Stalin, fato que causou uma mudança radical na história da Europa. Com Trotsky no poder, o socialismo havia se espalhado por quase toda a Europa Ocidental: França, Itália e até a Alemanha haviam se tornado socialistas. Isso significa que Hitler não chegou ao poder e não tivemos a Segunda Guerra Mundial. Para desespero dos EUA, Fidel Castro também conseguiu fazer a Revolução Cubana nesse universo paralelo. Como resposta, a Doutrina Truman se radicalizou na América Latina, levando a ditaduras militares muito mais violentas e repressivas na América do Sul. Neste universo paralelo, a ditadura militar brasileira havia matado um número absurdo de pessoas – na casa dos milhões – para nos proteger do "perigo vermelho". E foi justamente esse autoritarismo, genocídio e repressão exacerbada das ditaduras na América do Sul que acabaram gerando um sentimento de revolta generalizado entre os brasileiros. O fato foi que lá por volta de 1982, dez milhões de pessoas foram às ruas para pedir o fim da ditadura e a implantação de uma espécie de socialismo democrático expressados pelos gritos de "democracia já". Para variar, até neste sonho a Globo fazia terrorismo psicológico contra a população dizendo que o "socialismo iria destruir o Brasil" e outras mentiras. O fato foi que Brasília foi cercada por milhões de pessoas com bandeiras vermelhas e gritos de "abaixo a ditadura". A coisa estava tão feia, que até a Igreja Católica e parte das Forças Armadas ficaram do lado do povão. O resultado dessa loucura toda foi um Golpe de Estado que tirou os militares do poder e implantou o tal "socialismo democrático".

Após essa revolução, lembro bem de ter visto um grande discurso de vários líderes revolucionários e de chefes de Estado de outros países de esquerda. Estavam presentes numa grande tribuna diante de um público gigantesco em Brasília nada menos que o presidente da União Soviética (que não consegui identificar quem era), Fidel Castro, Luiz Carlos Prestes, um general brasileiro que não lembro o nome, o arcebispo Paulo Evaristo Arns, Leonardo Boff, Frei Beto, Darcy Ribeiro, Leonel Brizola, vários outros homens que não reconheci e, claro, ele: Luiz Inácio Lula da Silva. Lula, foi, inclusive, um dos que mais falou nos discursos. No fim das contas, foi implantada uma espécie de parlamentarismo onde Brizola foi eleito primeiro-ministro.
Percebi que essa revolução, apesar de ter sido apoiada massivamente pela esquerda, não era exatamente socialista, porque não havia proposta de coletivização, de planificação econômica ou de perseguição a Igreja, muito pelo contrário: a própria Igreja havia apoiado a revolução depois de exigir uma série de condições em troca desse apoio. Mas enfim, o que aconteceu depois é que foi interessante.


Depois do Brasil ter feito a sua revolução, a América do Sul inteira acabou indo na onda, formando a URSAL: União das Repúblicas Socialistas da América Latina. Os EUA entraram numa crise profunda, mas não cederam de jeito nenhum ao socialismo, fazendo alianças com outros países capitalistas que restaram. A maioria dos países do mundo havia virado socialista, formando um grande bloco hegemônico, o que fortaleceu economicamente os países subdesenvolvidos.

No Brasil, houve uma nova Assembleia Nacional Constituinte escrita pelos trabalhadores e para os trabalhadores – bem diferente da nossa constituição burguesa de 1988. Tivemos uma grande reforma política, reforma econômica, reforma tributária, regulação da mídia, estatização de um monte de empresas e uma reforma agrária meio tímida devido a pressões contrárias de grupos mais "influentes" que se infiltraram no poder. O fato foi que, na prática, o Brasil continuou sendo um país capitalista, mas com uma constituição realmente democrática e com uma mídia mais pluralista. O resultado disso foi uma grande industrialização, grandes obras, redução drástica das desigualdades sociais e serviços públicos de qualidade. O ensino público passou a ter uma qualidade tão boa quanto o do ensino privado. Já os planos de saúde privados deixaram de ser obrigatórios para a classe média – já que a saúde pública tinha uma qualidade tão boa quanto a de países desenvolvidos. Devido à revolução agrícola, não ocorreram mais surtos de desabastecimento em nenhuma área e passamos a ser autossuficientes em energia e petróleo. O Brasil passou a desenvolver tecnologia de ponta nas universidades e tivemos os nossos programa nuclear e espacial retomados com força total. Na prática, o Brasil havia se tornado uma social democracia avançada, ou seja: uma terceira via. Não demorou até nos tornarmos uma potência econômica independente que passou a rivalizar com os EUA. Falando em EUA, os americanos – ou melhor: as oligarquias americanas – pararam de interferir na política do Brasil por exigência do bloco socialista Europeu. Apesar do mundo viver permanentemente numa grande tensão neste cenário devido à forte polarização entre capitalistas e socialistas, nenhuma grande guerra chegou a ocorrer.


De fato, devido ao nosso passado colonial, escravista e elitista, até neste universo paralelo criado no meu sonho, o Brasil não chegou a ser socialista de fato. No nosso mundo real então, essa possibilidade é ainda menor. Somos um país praticamente colonizado pelos EUA, controlado por uma plutocracia predatória que odeia o país e temos uma classe média majoritariamente elitista, preconceituosa e fascista. No mundo que vivemos seria impossível o Brasil virar social democrata, o que dizer então de se tornar socialista... Qualquer tentativa mínima de se criar um governo mais igualitário seria combatida com autoritarismo e violência pelos EUA e por nossas elites.
O sonho acabou com um país bem melhor que o nosso Brasil real. Daí fiquei imaginando o quão atrasados estamos hoje em relação a esse Brasil onírico. Direitos básicos que havíamos conquistado nos anos 80 do sonho estão distantes em pleno 2017...

Pode esquecer que isso é impossível

A dura verdade é que o "dinheiro grande" é quem manda neste país, nos nossos políticos, na nossa economia e no nosso modo de pensar. Somos massa de manobra de uma mídia burguesa prostituta do grande capital que ajudou a nos tornar consumistas, individualistas e indiferentes ao sofrimento dos menos afortunados entre nós. A repulsa que temos a tudo que for "de esquerda" é, na verdade, uma forma de disfarçar a nossa repulsa por um mundo menos desigual. O que a maioria de nós quer, infelizmente, não é justiça: nós queremos mesmo são mais privilégios. Agora me diga como um país com pessoas que pensam assim pode dar certo? Ou melhor: o Brasil deu certo, sim, mas apenas para aqueles 0,05% mais ricos que comem, dormem, se divertem, enriquecem e riem à nossa custa. Somos mesmo uns idiotas.

7 comentários:

  1. Nosso Brasil, JAMAIS será comunista.
    Nem que eu tenha que pegar em armas para isto.

    COMUNISMO AQUI.... NÃO !...

    Esdras A. Felício

    ResponderExcluir
  2. Comunismo nunca, se é guerra que eles querem é guerra que terão.

    ResponderExcluir
  3. Engraçado que as pessoas têm medo do "comunismo" a ponto de pegar em armas para detê-lo Mas essas mesmas pessoas são indiferentes à fome, desigualdade, afrocídio nas periferias, inflação, aumento do custo de vida, liberação de agrotóxicos perigosos, afrouxamento da fiscalização na agricultura, invasão de terras indígenas... Por isso nenhum "patriota" quer pegar em armas para lutar contra. Vai entender.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lutamos de forma pacífica. Não somos o MST. São família lutando pelo futuro de seus filhos e netos. Não temos pretensão nenhuma em empunhar uma arma e sim nossas bandeiras.

      Excluir
  4. É por não querer passar fome, ver entes queridos morrendo por falta de medicamentos e de alimentos, enquanto um ditador fica cada vez mais rico e passa bem as custas do restante do povo, que todos os seres humanos capazes de usar seus cérebros e corpos lutam e continuarão lutando contra o socialismo, inclusive pegando em armas se necessário for.
    Todos acham o socialismo maravilhoso no papel pois quando se pensa em socialismo se pensa que todo mundo terá acesso a tudo que precisa para ter uma vida boa ou pelo menos razoável, a questão toda é que não é assim que acontece, quando tudo é de todos nada é de ninguém, apesar de todos terem os mesmos direitos a riqueza gerada pelo país nunca consegue manter tudo e todos bem, é insuficiente, quando há alguma pouca comida todos comem quando não há ninguém come, exceto o ditador é claro.
    Quando há remédios quem precisa os tem quando não há as pessoas morrem sem tratamento e a família nada pode fazer a respeito.
    Você acha que todos teriam uma casa, uma tv, um celular, um carro, etc... Mas na realidade o que acontece é que todos são privados de bens como estes, não tem internet, tem censura, e tua única opção se quiser ter uma vida menos ruim é fugir da tua própria pátria.
    Socialismo na prática nunca funcionou, e muitos colocam a culpa no embargo dos EUA, pra explicar porque Cuba vai mal, a questão toda é que se Cuba não consegue se sustentar sozinha sem ajuda de outros países para se manter, isso prova que o socialismo não é viável financeiramente falando.
    Vários senão todos os países onde o socialismo foi implantado quebraram ou estão a beira de quebrar.
    Então caro anônimo engraçadão, se você quer dividir "nada" com outras pessoas que nada tem e sofrem diariamente pra SOBREVIVER, mude pra Cuba, você será o primeiro a ir viver lá voluntariamente, via de regra o que vemos são pessoas fugindo de lá, em barcos improvisados, e até a nado... Se socialismo fosse tão bom como imaginas que é, as pessoas não tentariam fugir de lá a nado quase sempre morrendo afogados no caminho, inclusive é proibido até fugir, se fugir você é despatriado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem uma série de erros toscos na tua visão de socialismo. Que papo biruta é esse de "quando há alguma pouca comida todos comem quando não há ninguém come, exceto o ditador"? Tá confundindo com o capitalismo, onde sobra comida e milhões passam fome, porque a comida existe para dar lucro e não para matar a fome. Aliás, só no capitalismo temos toneladas de alimentos sendo incinerados para manter os preços de mercado, sabia disso? O socialismo nunca funcionou mesmo foi para os RICOS: ricos esses que enganam os trouxas da classe média com esse pensamento absurdo de que o socialismo é "ruim para todos". E, para seu governo, conheço várias pessoas que foram morar em Cuba por vontade própria. Elas estão indo muito bem, obrigado. Eu só não vou para lá porque tenho gente na minha família doente e acamada e não posso deixá-las sem tratamento, tratamento esse que tenho que pagar do meu bolso - coisa que em Cuba é de graça.

      Enfim, seu comentário só mostra o pensamento médio do brasileiro despolitizado que desconhece as engrenagens básicas que movem o mundo e a realidade.

      Excluir
  5. Mostra tua cara é seu nome completo se for homem

    ResponderExcluir