quarta-feira, 8 de março de 2017

Feliz dia da mulher branca, de novo?


Recentemente, após um caso suspeito de fanfic divulgado nas redes sociais, tem surgido uma onda comentários de leigos na internet que, diga-se de passagem, nunca estudaram um segundo sequer de antropologia, abordando a tal "apropriação cultural". Eu não vou entrar nessa discussão se a apropriação cultural é algo certo ou errado: eu vou apenas pedir uma pequena reflexão. Pare e se pergunte: Por que uma mulher branca usando turbante é sempre bem vista pela sociedade por ser "inclusiva" e não sofre ataques por sua cor, por sua etnia ou pelos elementos (adereços) culturais que ela "tomou emprestado" da cultura afro? E por que uma mulher negra usando o mesmíssimo turbante quase sempre é hostilizada e sofre preconceito, seja por sua cor, pela sua aparência, pelo seu cabelo, pela sua religião e pelos adornos que representam a sua cultura raiz? Até quando as mulheres negras serão tratadas com desdém, com desrespeito e com inferioridade? Por que a mulher branca é sempre o centro das atenções, tratada como exemplo e quase sempre protagoniza espaços femininos? Isso não te parece estranho? Esse privilégio não é algo minimamente suspeito?


Essa história de que "branquinha não pode usar turbante", ao que me parece, é uma ideia distorcida criada por grupos reacionários para atacar o movimento negro e sobretudo as mulheres negras. O que as mulheres negras estão pedindo é respeito: respeito pela sua etnia, pela sua cor, pela sua cultura, pelas suas origens, pela sua liberdade e pelo direito de usar elementos de sua própria cultura sem sofrer preconceito. Enquanto as mulheres negras estão sendo as maiores vítimas de violência doméstica, de feminicídio, de estupro, de assédio e de preconceito, a sociedade hipócrita prefere aplaudir a branquinha de turbante que posa de "cult". Fala sério! É preciso incluir as mulheres negras em todos os espaços, seja na mídia, na política, na música, no poder econômico, na elite intelectual... Jamais teremos uma revolução social sem a participação e a inclusão de mulheres negras. Mulheres negras precisam ser ouvidas e ter as suas reivindicações atendidas se quisermos ter uma sociedade mais justa e igualitária.


Enfim, TODAS as mulheres precisam de respeito, sejam elas da cor ou da etnia que forem.

Se ficou difícil de entender, o vídeo abaixo desenha pra você.

5 comentários:

  1. Essa "fanfic" é a branca que disse que foi hostilizada por usar turbante?
    OBS: Não estou discordando, só quero saber se é isso mesmo e os motivos de você pensar assim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é esse mesmo. Não conferi a veracidade dessa história para confirmar se o fato foi mesmo real ou não, mas pelo que andei ouvindo por aí, tem indícios de ser fanfic.

      Excluir
  2. meu deus do céu aqui nesse blog só tem conteudo de esquerdo-pata como esse texo que eu acabei de ler sobre "o dia da mulher branca"
    isso nem existe o dia 8 de março é o dia de todas as mulheres independente da cor,raça,religião,etc
    só podia ser um negrista pra perder tempo escrevendo isso,né wellington f?.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, o dia deveria ser de TODAS as mulheres, mas parece que ALGUMAS mulheres, infelizmente, têm mais privilégios que outras devido à tonalidade mais alva da epiderme.

      "Negrista", eu? ahaha! Eu tenho um orgasmo toda vez que me chamam de negrista. Obrigado.

      Excluir
    2. e eu tambem tenho muita alegria quando alguem me chama de branquista hahahahah
      adoro ser chamado assim.
      é um dos mus melhores elogios

      Excluir