segunda-feira, 13 de março de 2017

Stickerbrush Symphony - a melhor música da era 16 bits


Quem foi testemunha ocular do auge da geração dos consoles de 16 bits (Mega e SNES) sabe bem que presenciamos uma era inesquecível para os games. A disputa entre Sega e Nintendo durante os anos 90 nos trouxe jogos cada vez mais fantásticos para aquela geração. E uma das coisas mais bacanas daquela época era se deixar levar pelas músicas dos games. Apesar das limitações de hardware, os consoles domésticos da época trouxeram jogos com trilhas sonoras fantásticas que eram verdadeiras obras de arte. Se a canção tema do game The Legend of Zelda, do NES, foi a melhor música da era 8 bits, na geração 16 bits tivemos uma canção ainda mais espetacular, que foi a Stickerbrush Symphony, do game Donkey Kong Country 2 de SNES. Isso sem falar que este game (o DKC 2) possui a melhor trilha sonora do Super Nintendo, na minha opinião, como detalhei neste outro post.

Claro que tivemos muitas outras músicas fantásticas, como nos jogos do Super Mario, do Sonic, do Streets of Rage, do Rock'n Roll Racing, do Top Gear... Mas nenhuma, na minha opinião, teve tanto apuro instrumental, emotividade e capricho quanto a Stickerbrush Symphony. Para quem não se lembra, essa música tocava durante aquelas fases incrivelmente chatas e difíceis onde havia vários galhos cheios de espinhos ao fundo, como era o caso da Bramble Blast. E apesar dessas fases de espinhos serem incrivelmente detestáveis, dava prazer de jogá-las só para escutar essa sinfonia belíssima e relaxante que tocava ao fundo. Eu admito que poucas vezes na vida uma canção de videogame me fez viajar tanto e esquecer um pouco dos problemas da vida.
O autor desta obra-prima foi o talentoso compositor David Wise, que concedeu uma entrevista para o canal KryticalMind. Quem quiser assistir a entrevista, ela pode ser acompanhada na íntegra neste vídeo do YouTube.


Para se ter uma ideia do quanto essa música é querida pelos gamers, vou deixar a seguir algumas homenagens que foram feitas a esta belíssima sinfonia. Aproveite e aumente o volume:









2 comentários:

  1. Wellington, obrigado pelo post e por trazer à nova geração histórias tão importantes sobre o Nintendo e Snes...
    Incrível como David Wise compôs uma trilha sonora que ultrapassou todas as barreiras existentes, agradando não só aos gamers, mas também a pessoas que sequer conhecem os jogos. Há relatos de pessoas que usaram "Stickerbush Symphony" como instrumento para sair de quadros depressivos...
    Publique mais textos sobre o mestre Wise e seus outros trabalhos. Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,Luiz Flávio Martins. Obrigado pelo prestígio.
      David Wise realmente é um talento ímpar na composição de trilhas sonoras. A história dos games sem ele não seria a mesma.
      Se eu tiver mais conteúdo para trazer do Wise, pode ter certeza que publicarei aqui.
      Abraço.

      Excluir