sábado, 21 de julho de 2018

Parece que teremos PT versus PSDB mais uma vez


Não faz muito tempo que Lula profetizou que se ele entende alguma coisa de política, teríamos nas eleições de 2018 mais uma vez PT contra PSDB no segundo turno. E parece que a previsão do maior líder político vivo do país estava certa.
Após perder a chance de ser apoiado pelo "centrão" (direita fisiológica do congresso), Ciro Gomes está condenado a não ser apoiado nem pela direita, nem pela esquerda. Bolsonaro e Marina Silva, além da falta de uma base aliada sólida e numerosa, contarão apenas com poucos segundos de propaganda eleitoral. Portanto Ciro, Marina e Bolsonaro não terão tempo de apresentar suas propostas para o povão. Já o tucano Geraldo Alckmin conquistou o apoio do "centrão" e terá generosos 40% do horário eleitoral para sua campanha. O PT, apesar de insistir na candidatura de Lula por uma questão de dignidade e de luta pela democracia, sabe que o sistema jamais o soltará antes das eleições. Lula não sairá da carceragem de Curitiba a menos que seja através de um motim popular com direito a greves gerais e muitos protestos que incendeiem o país. Mas não vejo mobilização popular para isso. Porém, o candidato indicado por Lula herdará a maior parte dos seus votos – diria que temos 90% de chance de Lula indicar alguém dos eu próprio partido. No fim das contas, o que teremos será o PT contra os tucanos, já que o candidato que Lula indicar terá mais de 20% das intenções de voto e o PSDB terá apoio massivo da mídia, dos empresários, do sistema financeiro, da elite do atraso, das multinacionais e da CIA. Bolsonaro, ao que tudo indica, não chegará nem perto de ir para o segundo turno. O ex-capitão do exército, além do tempo ínfimo de propaganda, será destruído em qualquer debate – se é que Bolsonaro vai ser mesmo candidato.

Enfim, o meu medo é que independentemente do resultado das eleições, teremos um futuro trágico pela frente. Se o PSDB vencer, teremos mais 4 anos de um novo governo Temer na figura de Geraldo Alckmin, porque Temer está adotando a agenda política neoliberal do PSDB desde o Golpe. Se o PT vencer, corremos o alto risco de sofrer um novo Golpe da direita, só que dessa vez mais agressivo, mais descarado, mais repressor e que transformará o Brasil numa Etiópia gigante no meio da América do Sul. Infelizmente, o futuro para quem vive neste país me parece muito assustador.

Um comentário: