quarta-feira, 22 de março de 2017

Homem nenhum pode mandar nas mulheres


No último post sobre o aborto, algumas pessoas não entenderam a essência do que foi abordado naquela discussão. Eu não estava dizendo se o aborto deve ser legalizado ou não. O que eu escrevi, basicamente, foi uma defesa do direito à autonomia que as mulheres precisam ter sobre seus próprios corpos. Homens não têm que mandar nos corpos ou nas vidas das mulheres. Só as mulheres devem decidir o que deve ser feito com relação às suas vidas, aos seus corpos e às suas gestações. Eu foquei na questão legislativa, mas o raciocínio é o mesmo para todas as outras áreas, especialmente no que envolve o "aborto do homem".


Um exemplo mais corriqueiro de como os homens controlam os corpos das mulheres está na maneira como uma gestante é comumente tratada por seu companheiro. Quando um homem machista descobre que sua parceira está grávida, ele normalmente tenta impor a vontade dele sobre a dela. Quando ele não quer assumir o filho, costuma pressionar ou forçar a mulher a abortar, do contrário, ameaça abandonar a companheira à própria sorte de mãe solteira. Se a mulher quiser ter o bebê, o homem tem a obrigação moral de respeitar essa decisão dela, porque a última palavra é sempre da mulher. Se o homem não queria filhos, por que então não usou a camisinha? Já o caso oposto também é válido: se o homem quiser que a mulher tenha o filho, mas ela não quiser levar adiante a gravidez, o homem tem que respeitar do mesmo jeito a decisão dela. Não é o homem que vai passar nove meses com um filho na barriga para decidir o destino da mulher que se encontra nessa situação. É a mulher que decide o que fazer com o seu próprio corpo e ser contra isso é machismo puro. Mulheres NÃO são propriedade masculina.


Porém, como disse no post anterior, para que as mulheres possam ter esse direito de escolha sobre o próprio corpo, primeiro o aborto deve ser um assunto legislado exclusivamente por elas. É um absurdo que um parlamento formado 90% por homens cague regra sobre os corpos das mulheres.
Mulheres precisam de liberdade e respeito. Sem isso, nunca poderemos nos autointitular de civilização. Só há igualdade com liberdade e fraternidade.

Enquanto isso, nas clínicas de aborto brasileiras...

6 comentários:

  1. quem é a outra mulher ao lado da gloria steinem?

    ResponderExcluir
  2. Os Homens não podem mandar
    nas mulheres

    "Sim Nós podemos mandar nelas sim"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente, você está certo. Homens ainda mandam nas mulheres. E é exatamente por isso que existe o feminismo: para que as mulheres possam ser donas de suas próprias vidas e não tenham mais nenhum macho para mandar nelas. Feminismo é liberdade.

      Excluir
    2. Liberdade? Não me faça rir. É sobre privilégios e superioridade.

      Excluir
    3. Mais um que não sabe a diferença entre feminismo e femismo. Feminismo não é o contrário de machismo. Feminismo é sobre equidade.

      Excluir