terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

Cristãos são como comunistas e vice versa


Muitas pessoas ficaram boiando quando o Papa Francisco disse certa vez que "cristãos são como comunistas e vice versa". Isso porque, como todos sabem, os regimes comunistas nunca tiveram muita simpatia por religiões e nem os cristãos costumam concordar que o Estado deve redistribuir as riquezas. E sim, de fato comunismo e cristianismo são coisas diferentes, afinal, quem disse que deveríamos dar tudo aos pobres não foi Marx, mas Cristo. Apesar disso, se pararmos para pensar um pouco, há elementos essenciais que são compartilhados tanto por cristãos quanto por socialistas e comunistas. Por exemplo: a preocupação com os mais pobres, a partilha, a visão fraterna da humanidade, o desapego ao dinheiro e a necessidade de inclusão social são algumas das preocupações tanto de cristãos quanto de comunistas.

“São os comunistas os que pensam como os cristãos. Cristo falou de uma sociedade onde os pobres, os frágeis e os excluídos sejam os que decidam. Não os demagogos, mas o povo, os pobres, os que têm fé em Deus ou não, mas são eles a quem temos que ajudar a obter a igualdade e a liberdade” (Papa Francisco)

Jesus era maltrapilho, pobre, subversivo, falava de amor, de perdão, de altruísmo... Ou seja, era uma espécie de hippie da antiguidade: alguém que se colocava claramente contra o pensamento vigente da época de forma totalmente revolucionária. Já nos dias hoje, quem é subversivo, contra o sistema, à favor do respeito às diferenças e defensor de prostitutas e ladrões é progressista. Aliás, falar de amor hoje em dia, com essa cultura do ódio que temos hoje, já pode ser considerado um ato revolucionário. Por isso que hoje, quem se opõe ao comunismo (ou mesmo ao progressismo), por tabela, também acaba se opondo ao próprio Jesus.
Não raramente, as pessoas que odeiam os pobres, a divisão de riquezas e a inclusão social são fascistas, retrógradas, reacionárias, de direita, individualistas, egoístas e defensoras do sistema de opressão controlado pela burguesia. Se uma pessoa se diz cristã, ela pode até ser contra o comunismo, mas não pode ser contra os pobres, não pode alimentar o ódio e nem pode ter apego excessivo ao dinheiro e ao luxo. E o grande paradoxo é que apesar de vivermos num país de maioria cristã, temos a classe média mais egoísta, racista, elitista e fascista do mundo. Não por acaso, por isso, os cristãos mais reacionários ficaram totalmente enlouquecidos diante das frases do Papa Francisco sobre o comunismo, chegando a alegar que eram "fake news", que "cristão de verdade têm que combater o socialismo", que "cristão não vota no PT" e outras apelações tragicômicas. E quando não restavam mais argumentos e a ficha caía, o que sobrava para esses reaças era atacar o papa Francisco.


É por essas e outras que o maior erro da igreja católica foi de ter combatido a Teologia da Libertação, porque isso permitiu que muitas pessoas conseguissem manter um duplipensar que as faz acreditar que são cristãs, quando, na verdade, não passam de hereges mefistofélicas, ou se preferir, de anticristãs mesmo.


9 comentários:

  1. muçulmanos são fascistas e vice versa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que não. Olha o que está escrito no Corão: "Quem matar uma pessoa (...) será considerado como se tivesse assassinado toda a humanidade. E quem a salvar, será reputado como se tivesse salvo toda a humanidade". (Surata 5:32)

      Excluir
    2. sei não 2 (sura ou surata):191 (capítulo) - Matai-os onde quer se os encontreis e expulsai-os de onde vos expulsaram, porque a perseguição é mais grave do que o homicídio. Não os combatais nas cercanias da Mesquita Sagrada, a menos que vos ataquem. Mas, se ali vos combaterem, matai-os. Tal será o castigo aos incrédulos.

      Excluir
    3. Muitos muçulmanos justificam essas e outras passagens violentas do Corão como "interpretativas" ou "fora do contexto". Ao menos nisso eles tentam amenizar. Fascistas não tentam amenizar nada, querem destruir os que pensam diferente a qualquer custo.

      Excluir
    4. não os pouco mais de 30% dos muçulmanos não extremistas que tiram essas partes do contexto

      Excluir
  2. "Por isso que hoje, quem se opõe ao comunismo (ou mesmo ao progressismo), por tabela, também acaba se opondo ao próprio Jesus."
    Hahahahaha que piada amiguinho.Quer dizer que se eu me opor a uma ideologia que matou Cristões e Judeus eu não acredito em Jesus?
    Meu deus esse blog é uma piada hahahahaha todo esquerdista é burro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não sei o que é pior, se é o analfabeto ou se é o fascista. Mas quando os dois se juntam numa pessoa só aí já é demais.
      Vou repetir: quem se opõe à preocupação com os mais pobres, à partilha, à visão fraterna da humanidade, ao desapego ao dinheiro e à necessidade de inclusão social também está se opondo ao próprio Jesus, pois o mesmo - assim como os comunistas - era a favor dessas mesmas coisas.

      Entendeu ou quer que eu desenhe, santa?

      E só para completar, os "cristões" também mataram adoidado em outras épocas. Só nas Cruzadas morreram mais judeus e muçulmanos assassinados que durante todo o regime soviético.

      Excluir
  3. Brother, sou Ateu, porém é inutil você comparar o comunismo com Jesus, sendo que na época do mesmo o comunismo nem existia e Jesus nunca disse que deveríamos dar tudo aos pobres.Ele disse que devériamos dividir com eles.
    Divisão de riquezas? Hahahaha por que você não divide todos seus bens com os pobres necessitados? É o tipico socialista Nutella, capitalismo pra mim, socialismo pra eles.
    E esse dado que você passou das cruzadas é uma inverdade, pois naquela época não existiam tantas pessoas na Europa e no Oriente Médio, como existiram no Século da XX, se morreram 10 milhões de pessoas foi muito, diferentemente do regime sóvietico que matou 25 milhões de pessoas, dentro do próprio país em tempos de paz.
    A maior parte das pessoas de direita não odeiam os pobres, pare de querer impor essa guerra de clases que sua ideologia tanto adora, para a direita o pobre tem que ter emprego e trabalhar e não ficar dependendo de assistencialismo governamental que só promove o comodismo e a inibição do altruísmo de sociedade.
    Fascismo segundo Mussoulini:"Tudo para o Estado,nada fora do Estado, Nada contra o Estado".O pessoal da direita é a favor de um estado minímo ao contrário do que o fascismo de Hitler e Mussoulini pregavam.
    Agora compare ao Socialismo, que prega um estado totalitário, quem se encaixa mais como verdadeiro fascista, eu que defendo o estado minímo ( o contrário que pregava Mussoulini) ou você que prega um estado interventor e autoritário (como pregava Mussoulini)?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, pelamordedeus, eu não disse que cristianismo e comunismo são a mesma coisa. Eu disse que há elementos essenciais em comum entre comunistas e cristãos, só isso. E quem disse que Jesus nunca disse que deveríamos dar tudo aos pobres? Olha isso aí:

      Mateus 19:21: Jesus respondeu: "Se você quer ser perfeito, vá, venda os seus bens e dê o dinheiro aos pobres, e você terá um tesouro no céu. Depois, venha e siga-me".

      E aí? Você é mais um daqueles ateus modinha que descrê em algo que nem conhece?

      E Marx nunca falou em dividir os nossos bens, mas em socializar os MEIOS DE PRODUÇÃO. A partilha ao qual me referi é a divisão justa das riquezas de uma nação que atualmente fica mega concentrada na mão de uma minoria de super ricos.

      Reitero: nas Cruzadas morreram mais JUDEUS e MUÇULMANOS que na URSS. Não falei em números totais de pessoas mortas.

      A maioria das pessoas de direita não odeia pobres? Espero que sim, mas não é isso que eu vejo, nem mesmo de sua parte. Ser contra os programas sociais, como você é, é tirar o pão da boca de quem depende deles. Sem o assistencialismo, milhares de brasileiros teriam morrido de fome antes de conseguir um emprego. Aliás, só por curiosidade, quantas refeições você faz por dia? Acha que todo mundo consegue arrumar emprego estando esfomeado, sem formação profissional e sem ter acesso à saúde e a uma vida minimamente digna?

      Sua impressão sobre o fascismo está errada. E não é toda direita que quer um Estado mínimo: Mussolini, Salazar, Franco e Hitler eram provas disso. E, sim, academicamente falando eles eram de direita, de EXTREMA-DIREITA.
      Na minha opinião, o Estado nem deveria existir, porque sou anarquista e a favor da democracia direta. Se for pelo critério do "Estado mínimo ser direita", então eu sou mais de direita que você, já quero o Estado zero.

      Excluir